A compreensão de situações - problema por alunos participantes de um projeto de Iniciação Científica Jr.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zompero, Andréia de Freitas
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza, Cínthia Hoch Batista de, Crivelaro, Bruna Lauana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12572
Resumo: O entendimento de procedimentos realizados em ciência pelos alunos da Educação Básica é um assunto que vem sendo debatido nos últimos anos. A identificação e o entendimento do problema a ser investigado é um dos conhecimentos fundamentais para que o estudante compreenda procedimentos da ciência e uma condição indispensável para o aluno compreender as características do conhecimento científico. Neste estudo tivemos por objetivo investigar a compreensão do problema, apresentado em determinadas situações, por alunos da Educação Básica que participaram de um projeto de Iniciação Científica Jr. durante um período de seis meses. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e para obtenção dos dados os alunos responderam uma situação – problema antes de iniciarem o projeto de Iniciação Científica Jr. e outra após encerrarem o projeto. Os dados apontam que houve uma melhora discreta na compreensão dos elementos do problema após os estudantes terem participado do projeto, pois a aprendizagem de procedimentos acontece progressivamente. Consideramos que a permanência por mais tempo nas atividades do projeto poderá contribuir progressivamente para que os estudantes melhorem a capacidade de compreensão do problema a ser investigado em uma determinada situação.
id UFFS-2_1042cb6a7e00b265101b4789bfb4c77b
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12572
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling A compreensão de situações - problema por alunos participantes de um projeto de Iniciação Científica Jr.O entendimento de procedimentos realizados em ciência pelos alunos da Educação Básica é um assunto que vem sendo debatido nos últimos anos. A identificação e o entendimento do problema a ser investigado é um dos conhecimentos fundamentais para que o estudante compreenda procedimentos da ciência e uma condição indispensável para o aluno compreender as características do conhecimento científico. Neste estudo tivemos por objetivo investigar a compreensão do problema, apresentado em determinadas situações, por alunos da Educação Básica que participaram de um projeto de Iniciação Científica Jr. durante um período de seis meses. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e para obtenção dos dados os alunos responderam uma situação – problema antes de iniciarem o projeto de Iniciação Científica Jr. e outra após encerrarem o projeto. Os dados apontam que houve uma melhora discreta na compreensão dos elementos do problema após os estudantes terem participado do projeto, pois a aprendizagem de procedimentos acontece progressivamente. Consideramos que a permanência por mais tempo nas atividades do projeto poderá contribuir progressivamente para que os estudantes melhorem a capacidade de compreensão do problema a ser investigado em uma determinada situação.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1257210.36661/2595-4520.2021v4i5.12572Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 5 (2021): Revista Insignare Scientia: Pesquisa na Pós-Graduação em Ensino de Ciências; 183-1992595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12572/8062Copyright (c) 2021 Andréia de Freitas Zompero, Cínthia Hoch Batista de Souza, Bruna Lauana Crivelarohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZompero, Andréia de FreitasSouza, Cínthia Hoch Batista deCrivelaro, Bruna Lauana2021-08-21T05:40:10Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12572Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-08-21T05:40:10Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A compreensão de situações - problema por alunos participantes de um projeto de Iniciação Científica Jr.
title A compreensão de situações - problema por alunos participantes de um projeto de Iniciação Científica Jr.
spellingShingle A compreensão de situações - problema por alunos participantes de um projeto de Iniciação Científica Jr.
Zompero, Andréia de Freitas
title_short A compreensão de situações - problema por alunos participantes de um projeto de Iniciação Científica Jr.
title_full A compreensão de situações - problema por alunos participantes de um projeto de Iniciação Científica Jr.
title_fullStr A compreensão de situações - problema por alunos participantes de um projeto de Iniciação Científica Jr.
title_full_unstemmed A compreensão de situações - problema por alunos participantes de um projeto de Iniciação Científica Jr.
title_sort A compreensão de situações - problema por alunos participantes de um projeto de Iniciação Científica Jr.
author Zompero, Andréia de Freitas
author_facet Zompero, Andréia de Freitas
Souza, Cínthia Hoch Batista de
Crivelaro, Bruna Lauana
author_role author
author2 Souza, Cínthia Hoch Batista de
Crivelaro, Bruna Lauana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zompero, Andréia de Freitas
Souza, Cínthia Hoch Batista de
Crivelaro, Bruna Lauana
description O entendimento de procedimentos realizados em ciência pelos alunos da Educação Básica é um assunto que vem sendo debatido nos últimos anos. A identificação e o entendimento do problema a ser investigado é um dos conhecimentos fundamentais para que o estudante compreenda procedimentos da ciência e uma condição indispensável para o aluno compreender as características do conhecimento científico. Neste estudo tivemos por objetivo investigar a compreensão do problema, apresentado em determinadas situações, por alunos da Educação Básica que participaram de um projeto de Iniciação Científica Jr. durante um período de seis meses. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e para obtenção dos dados os alunos responderam uma situação – problema antes de iniciarem o projeto de Iniciação Científica Jr. e outra após encerrarem o projeto. Os dados apontam que houve uma melhora discreta na compreensão dos elementos do problema após os estudantes terem participado do projeto, pois a aprendizagem de procedimentos acontece progressivamente. Consideramos que a permanência por mais tempo nas atividades do projeto poderá contribuir progressivamente para que os estudantes melhorem a capacidade de compreensão do problema a ser investigado em uma determinada situação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12572
10.36661/2595-4520.2021v4i5.12572
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12572
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i5.12572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12572/8062
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 5 (2021): Revista Insignare Scientia: Pesquisa na Pós-Graduação em Ensino de Ciências; 183-199
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613624623104