A compreensão de situações - problema por alunos participantes de um projeto de Iniciação Científica Jr.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12572 |
Resumo: | O entendimento de procedimentos realizados em ciência pelos alunos da Educação Básica é um assunto que vem sendo debatido nos últimos anos. A identificação e o entendimento do problema a ser investigado é um dos conhecimentos fundamentais para que o estudante compreenda procedimentos da ciência e uma condição indispensável para o aluno compreender as características do conhecimento científico. Neste estudo tivemos por objetivo investigar a compreensão do problema, apresentado em determinadas situações, por alunos da Educação Básica que participaram de um projeto de Iniciação Científica Jr. durante um período de seis meses. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e para obtenção dos dados os alunos responderam uma situação – problema antes de iniciarem o projeto de Iniciação Científica Jr. e outra após encerrarem o projeto. Os dados apontam que houve uma melhora discreta na compreensão dos elementos do problema após os estudantes terem participado do projeto, pois a aprendizagem de procedimentos acontece progressivamente. Consideramos que a permanência por mais tempo nas atividades do projeto poderá contribuir progressivamente para que os estudantes melhorem a capacidade de compreensão do problema a ser investigado em uma determinada situação. |
id |
UFFS-2_1042cb6a7e00b265101b4789bfb4c77b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12572 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
A compreensão de situações - problema por alunos participantes de um projeto de Iniciação Científica Jr.O entendimento de procedimentos realizados em ciência pelos alunos da Educação Básica é um assunto que vem sendo debatido nos últimos anos. A identificação e o entendimento do problema a ser investigado é um dos conhecimentos fundamentais para que o estudante compreenda procedimentos da ciência e uma condição indispensável para o aluno compreender as características do conhecimento científico. Neste estudo tivemos por objetivo investigar a compreensão do problema, apresentado em determinadas situações, por alunos da Educação Básica que participaram de um projeto de Iniciação Científica Jr. durante um período de seis meses. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e para obtenção dos dados os alunos responderam uma situação – problema antes de iniciarem o projeto de Iniciação Científica Jr. e outra após encerrarem o projeto. Os dados apontam que houve uma melhora discreta na compreensão dos elementos do problema após os estudantes terem participado do projeto, pois a aprendizagem de procedimentos acontece progressivamente. Consideramos que a permanência por mais tempo nas atividades do projeto poderá contribuir progressivamente para que os estudantes melhorem a capacidade de compreensão do problema a ser investigado em uma determinada situação.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1257210.36661/2595-4520.2021v4i5.12572Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 5 (2021): Revista Insignare Scientia: Pesquisa na Pós-Graduação em Ensino de Ciências; 183-1992595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12572/8062Copyright (c) 2021 Andréia de Freitas Zompero, Cínthia Hoch Batista de Souza, Bruna Lauana Crivelarohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZompero, Andréia de FreitasSouza, Cínthia Hoch Batista deCrivelaro, Bruna Lauana2021-08-21T05:40:10Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12572Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-08-21T05:40:10Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A compreensão de situações - problema por alunos participantes de um projeto de Iniciação Científica Jr. |
title |
A compreensão de situações - problema por alunos participantes de um projeto de Iniciação Científica Jr. |
spellingShingle |
A compreensão de situações - problema por alunos participantes de um projeto de Iniciação Científica Jr. Zompero, Andréia de Freitas |
title_short |
A compreensão de situações - problema por alunos participantes de um projeto de Iniciação Científica Jr. |
title_full |
A compreensão de situações - problema por alunos participantes de um projeto de Iniciação Científica Jr. |
title_fullStr |
A compreensão de situações - problema por alunos participantes de um projeto de Iniciação Científica Jr. |
title_full_unstemmed |
A compreensão de situações - problema por alunos participantes de um projeto de Iniciação Científica Jr. |
title_sort |
A compreensão de situações - problema por alunos participantes de um projeto de Iniciação Científica Jr. |
author |
Zompero, Andréia de Freitas |
author_facet |
Zompero, Andréia de Freitas Souza, Cínthia Hoch Batista de Crivelaro, Bruna Lauana |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Cínthia Hoch Batista de Crivelaro, Bruna Lauana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zompero, Andréia de Freitas Souza, Cínthia Hoch Batista de Crivelaro, Bruna Lauana |
description |
O entendimento de procedimentos realizados em ciência pelos alunos da Educação Básica é um assunto que vem sendo debatido nos últimos anos. A identificação e o entendimento do problema a ser investigado é um dos conhecimentos fundamentais para que o estudante compreenda procedimentos da ciência e uma condição indispensável para o aluno compreender as características do conhecimento científico. Neste estudo tivemos por objetivo investigar a compreensão do problema, apresentado em determinadas situações, por alunos da Educação Básica que participaram de um projeto de Iniciação Científica Jr. durante um período de seis meses. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e para obtenção dos dados os alunos responderam uma situação – problema antes de iniciarem o projeto de Iniciação Científica Jr. e outra após encerrarem o projeto. Os dados apontam que houve uma melhora discreta na compreensão dos elementos do problema após os estudantes terem participado do projeto, pois a aprendizagem de procedimentos acontece progressivamente. Consideramos que a permanência por mais tempo nas atividades do projeto poderá contribuir progressivamente para que os estudantes melhorem a capacidade de compreensão do problema a ser investigado em uma determinada situação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12572 10.36661/2595-4520.2021v4i5.12572 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12572 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i5.12572 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12572/8062 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 5 (2021): Revista Insignare Scientia: Pesquisa na Pós-Graduação em Ensino de Ciências; 183-199 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613624623104 |