Projeto de iniciação científica para alunos do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Marcus Vinícius Almeida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/35966
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.
id UNB_511899755d71dae845984862b962a45a
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/35966
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Projeto de iniciação científica para alunos do Ensino MédioProjeto de iniciação científicaProjetos - educaçãoMétodo científicoAusubel, David Paul, 1918-2008 - crítica e interpretaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.O presente trabalho apresenta uma pesquisa que versa acerca de um projeto de iniciação científica aplicado junto a alunos de Ensino Médio. A busca por uma metodologia que aproximasse o discente das Ciências, principalmente da Física, de tal forma que a distância entre a pesquisa teórica, o uso de normas científicas, a avaliação de resultados e o interesse por novas perspectivas acadêmicas, foi o norte deste trabalho. Nesta pesquisa o autor busca embasamento na teoria da aprendizagem de David Ausubel para a aplicação e o aprimoramento do produto educacional, produto este que consta de um manual para professores de Ensino Médio que desejam implementar um projeto de pesquisa em seu respectivo ambiente de trabalho. O trabalho pode ainda ser utilizado pelos professores para despertarem em seus alunos a iniciativa da escrita de artigos científicos, montagem de feiras de ciências e projetos que ajudem a reduzir a distância entre a escola e as famílias.The current study presents a research that deals with a project of scientific initiation applied to high school students. The search for a methodology that would bring the student closer to Science, particularly Physics, so that the distance between theoretical research, the use of scientific rules, the evaluation of results and the interest in new academic perspectives was the way of this work. In this research, the author investigates the basement for the leaming theory of David Ausubel, for the application and improvement of the educational result, a product consisting of a guidebook to high school teachers who wish to implement a research project in their workplace. The present study can also be used by teachers to awaken the initiative of producing scientific papers by their students, setting up Science festivais and projects that help reducing the distance between school and families.Amorim, Ronni Geraldo Gomes deQueiroz, Marcus Vinícius Almeida2019-12-12T13:59:59Z2019-12-12T13:59:59Z2019-12-122018-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfQUEIROZ, Marcus Vinícius Almeida. Projeto de iniciação científica para alunos do Ensino Médio. 2018. [143] f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.https://repositorio.unb.br/handle/10482/35966A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T20:03:13Zoai:repositorio.unb.br:10482/35966Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T20:03:13Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de iniciação científica para alunos do Ensino Médio
title Projeto de iniciação científica para alunos do Ensino Médio
spellingShingle Projeto de iniciação científica para alunos do Ensino Médio
Queiroz, Marcus Vinícius Almeida
Projeto de iniciação científica
Projetos - educação
Método científico
Ausubel, David Paul, 1918-2008 - crítica e interpretação
title_short Projeto de iniciação científica para alunos do Ensino Médio
title_full Projeto de iniciação científica para alunos do Ensino Médio
title_fullStr Projeto de iniciação científica para alunos do Ensino Médio
title_full_unstemmed Projeto de iniciação científica para alunos do Ensino Médio
title_sort Projeto de iniciação científica para alunos do Ensino Médio
author Queiroz, Marcus Vinícius Almeida
author_facet Queiroz, Marcus Vinícius Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amorim, Ronni Geraldo Gomes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Marcus Vinícius Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto de iniciação científica
Projetos - educação
Método científico
Ausubel, David Paul, 1918-2008 - crítica e interpretação
topic Projeto de iniciação científica
Projetos - educação
Método científico
Ausubel, David Paul, 1918-2008 - crítica e interpretação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-06
2019-12-12T13:59:59Z
2019-12-12T13:59:59Z
2019-12-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv QUEIROZ, Marcus Vinícius Almeida. Projeto de iniciação científica para alunos do Ensino Médio. 2018. [143] f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/35966
identifier_str_mv QUEIROZ, Marcus Vinícius Almeida. Projeto de iniciação científica para alunos do Ensino Médio. 2018. [143] f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/35966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580895451578368