A importância do estudo dos fósseis para compreensão da história e preservação da vida na terra:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Ana Carolina Ferreira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Verônica Soares dos, Souza, Juliane Marques de, Vasconcelos, Emanuella Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10703
Resumo: Este artigo é resultado de um projeto de intervenção realizado com 22 estudantes de uma turma do 4° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Ensino de Boa Vista/RR. O problema que originou o projeto foi: De que forma o estudo dos fósseis pode contribuir no processo de formação de cidadãos mais conscientes sobre as questões ambientais, capazes de solucionar problemas relacionados às alterações do clima e da biodiversidade numa perspectiva de educação inclusiva? O objetivo geral foi contribuir, por meio de uma ação de intervenção no espaço escolar, no processo de formação de cidadãos mais conscientes sobre as questões ambientais, capazes de solucionar problemas relacionados às alterações do clima e da biodiversidade numa perspectiva de educação inclusiva. O conteúdo abordado foi o estudo dos fósseis e a paleontologia. A metodologia utilizada seguiu o percurso da pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a observação participante. Verificou-se a necessidade de tentar transformar o ensino dos conteúdos exigidos em Ciências Naturais mais aprazíveis para o aluno, fazendo o uso de materiais concretos e de metodologias ativas a fim de promover uma aprendizagem significativa. Resulta, a partir desse movimento, em discentes atentos para a importância da preservação do meio ambiente e sabedores que as marcas deixadas no passado servem para compreendermos a atual biodiversidade, situarmo-nos no tempo e espaço enquanto espécie e pensarmos em formas eficazes de conservação.
id UFFS-2_151a55d0dc97919f5b547e24be263543
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/10703
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling A importância do estudo dos fósseis para compreensão da história e preservação da vida na terra:Este artigo é resultado de um projeto de intervenção realizado com 22 estudantes de uma turma do 4° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Ensino de Boa Vista/RR. O problema que originou o projeto foi: De que forma o estudo dos fósseis pode contribuir no processo de formação de cidadãos mais conscientes sobre as questões ambientais, capazes de solucionar problemas relacionados às alterações do clima e da biodiversidade numa perspectiva de educação inclusiva? O objetivo geral foi contribuir, por meio de uma ação de intervenção no espaço escolar, no processo de formação de cidadãos mais conscientes sobre as questões ambientais, capazes de solucionar problemas relacionados às alterações do clima e da biodiversidade numa perspectiva de educação inclusiva. O conteúdo abordado foi o estudo dos fósseis e a paleontologia. A metodologia utilizada seguiu o percurso da pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a observação participante. Verificou-se a necessidade de tentar transformar o ensino dos conteúdos exigidos em Ciências Naturais mais aprazíveis para o aluno, fazendo o uso de materiais concretos e de metodologias ativas a fim de promover uma aprendizagem significativa. Resulta, a partir desse movimento, em discentes atentos para a importância da preservação do meio ambiente e sabedores que as marcas deixadas no passado servem para compreendermos a atual biodiversidade, situarmo-nos no tempo e espaço enquanto espécie e pensarmos em formas eficazes de conservação.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1070310.36661/2595-4520.2019v2i2.10703Revista Insignare Scientia; v. 2 n. 2 (2019): Revista Insignare Scientia; 204-220Revista Insignare Scientia; Vol 2 No 2 (2019): Insignare Scientia Journal; 204-2202595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10703/7218Copyright (c) 2019 Ana Carolina Ferreira Machado, Verônica Soares dos Santos, Juliane Marques de Souza, Emanuella Silveira Vasconceloshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Ana Carolina FerreiraSantos, Verônica Soares dosSouza, Juliane Marques deVasconcelos, Emanuella Silveira2024-08-01T12:04:00Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10703Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T12:04Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do estudo dos fósseis para compreensão da história e preservação da vida na terra:
title A importância do estudo dos fósseis para compreensão da história e preservação da vida na terra:
spellingShingle A importância do estudo dos fósseis para compreensão da história e preservação da vida na terra:
Machado, Ana Carolina Ferreira
title_short A importância do estudo dos fósseis para compreensão da história e preservação da vida na terra:
title_full A importância do estudo dos fósseis para compreensão da história e preservação da vida na terra:
title_fullStr A importância do estudo dos fósseis para compreensão da história e preservação da vida na terra:
title_full_unstemmed A importância do estudo dos fósseis para compreensão da história e preservação da vida na terra:
title_sort A importância do estudo dos fósseis para compreensão da história e preservação da vida na terra:
author Machado, Ana Carolina Ferreira
author_facet Machado, Ana Carolina Ferreira
Santos, Verônica Soares dos
Souza, Juliane Marques de
Vasconcelos, Emanuella Silveira
author_role author
author2 Santos, Verônica Soares dos
Souza, Juliane Marques de
Vasconcelos, Emanuella Silveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Ana Carolina Ferreira
Santos, Verônica Soares dos
Souza, Juliane Marques de
Vasconcelos, Emanuella Silveira
description Este artigo é resultado de um projeto de intervenção realizado com 22 estudantes de uma turma do 4° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Ensino de Boa Vista/RR. O problema que originou o projeto foi: De que forma o estudo dos fósseis pode contribuir no processo de formação de cidadãos mais conscientes sobre as questões ambientais, capazes de solucionar problemas relacionados às alterações do clima e da biodiversidade numa perspectiva de educação inclusiva? O objetivo geral foi contribuir, por meio de uma ação de intervenção no espaço escolar, no processo de formação de cidadãos mais conscientes sobre as questões ambientais, capazes de solucionar problemas relacionados às alterações do clima e da biodiversidade numa perspectiva de educação inclusiva. O conteúdo abordado foi o estudo dos fósseis e a paleontologia. A metodologia utilizada seguiu o percurso da pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a observação participante. Verificou-se a necessidade de tentar transformar o ensino dos conteúdos exigidos em Ciências Naturais mais aprazíveis para o aluno, fazendo o uso de materiais concretos e de metodologias ativas a fim de promover uma aprendizagem significativa. Resulta, a partir desse movimento, em discentes atentos para a importância da preservação do meio ambiente e sabedores que as marcas deixadas no passado servem para compreendermos a atual biodiversidade, situarmo-nos no tempo e espaço enquanto espécie e pensarmos em formas eficazes de conservação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10703
10.36661/2595-4520.2019v2i2.10703
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10703
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2019v2i2.10703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10703/7218
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia; v. 2 n. 2 (2019): Revista Insignare Scientia; 204-220
Revista Insignare Scientia; Vol 2 No 2 (2019): Insignare Scientia Journal; 204-220
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1816704927278301184