Formação continuada de professores de Matemática e experiência envolvendo material de Cuisenaire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonotto, Danusa de Lara
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gioveli, Izabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10715
Resumo: Este texto apresenta o relato da experiência realizada, utilizando o material de Cuisenaire, com um grupo de professores de Matemática da Educação Básica participantes de um projeto de formação continuada desenvolvido em uma universidade pública do sul do Brasil. O material de Cuisenaire foi utilizado para o estudo e abordagem das operações envolvendo números racionais. De modo específico, textualiza-se neste relato reflexões acerca da influência da formação continuada sobre o trabalho docente. Essas reflexões estão ancoradas num conjunto de sete diários produzidos por uma professora participante do projeto. Observou-se que a formação continuada teve influência sobre o trabalho da professora. Tal influencia manifestou-se nas relações conceituais e metodológicas acerca das operações envolvendo números racionais e nos elementos constitutivos do trabalho docente, especialmente os alunos.
id UFFS-2_15871ff63b99fab43b844e20f1929383
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/10715
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores de Matemática e experiência envolvendo material de CuisenaireEste texto apresenta o relato da experiência realizada, utilizando o material de Cuisenaire, com um grupo de professores de Matemática da Educação Básica participantes de um projeto de formação continuada desenvolvido em uma universidade pública do sul do Brasil. O material de Cuisenaire foi utilizado para o estudo e abordagem das operações envolvendo números racionais. De modo específico, textualiza-se neste relato reflexões acerca da influência da formação continuada sobre o trabalho docente. Essas reflexões estão ancoradas num conjunto de sete diários produzidos por uma professora participante do projeto. Observou-se que a formação continuada teve influência sobre o trabalho da professora. Tal influencia manifestou-se nas relações conceituais e metodológicas acerca das operações envolvendo números racionais e nos elementos constitutivos do trabalho docente, especialmente os alunos.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1071510.36661/2595-4520.2018v1i3.10715Revista Insignare Scientia - RIS; v. 1 n. 3 (2018): Revista Insignare Scientia2595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10715/7107Copyright (c) 2019 Danusa de Lara Bonotto, Izabel Giovelihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBonotto, Danusa de LaraGioveli, Izabel2021-07-13T05:27:36Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10715Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:27:36Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores de Matemática e experiência envolvendo material de Cuisenaire
title Formação continuada de professores de Matemática e experiência envolvendo material de Cuisenaire
spellingShingle Formação continuada de professores de Matemática e experiência envolvendo material de Cuisenaire
Bonotto, Danusa de Lara
title_short Formação continuada de professores de Matemática e experiência envolvendo material de Cuisenaire
title_full Formação continuada de professores de Matemática e experiência envolvendo material de Cuisenaire
title_fullStr Formação continuada de professores de Matemática e experiência envolvendo material de Cuisenaire
title_full_unstemmed Formação continuada de professores de Matemática e experiência envolvendo material de Cuisenaire
title_sort Formação continuada de professores de Matemática e experiência envolvendo material de Cuisenaire
author Bonotto, Danusa de Lara
author_facet Bonotto, Danusa de Lara
Gioveli, Izabel
author_role author
author2 Gioveli, Izabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonotto, Danusa de Lara
Gioveli, Izabel
description Este texto apresenta o relato da experiência realizada, utilizando o material de Cuisenaire, com um grupo de professores de Matemática da Educação Básica participantes de um projeto de formação continuada desenvolvido em uma universidade pública do sul do Brasil. O material de Cuisenaire foi utilizado para o estudo e abordagem das operações envolvendo números racionais. De modo específico, textualiza-se neste relato reflexões acerca da influência da formação continuada sobre o trabalho docente. Essas reflexões estão ancoradas num conjunto de sete diários produzidos por uma professora participante do projeto. Observou-se que a formação continuada teve influência sobre o trabalho da professora. Tal influencia manifestou-se nas relações conceituais e metodológicas acerca das operações envolvendo números racionais e nos elementos constitutivos do trabalho docente, especialmente os alunos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10715
10.36661/2595-4520.2018v1i3.10715
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10715
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2018v1i3.10715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10715/7107
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Danusa de Lara Bonotto, Izabel Gioveli
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Danusa de Lara Bonotto, Izabel Gioveli
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 1 n. 3 (2018): Revista Insignare Scientia
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221611961581568