Formação continuada de professores de Matemática e experiência envolvendo material de Cuisenaire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10715 |
Resumo: | Este texto apresenta o relato da experiência realizada, utilizando o material de Cuisenaire, com um grupo de professores de Matemática da Educação Básica participantes de um projeto de formação continuada desenvolvido em uma universidade pública do sul do Brasil. O material de Cuisenaire foi utilizado para o estudo e abordagem das operações envolvendo números racionais. De modo específico, textualiza-se neste relato reflexões acerca da influência da formação continuada sobre o trabalho docente. Essas reflexões estão ancoradas num conjunto de sete diários produzidos por uma professora participante do projeto. Observou-se que a formação continuada teve influência sobre o trabalho da professora. Tal influencia manifestou-se nas relações conceituais e metodológicas acerca das operações envolvendo números racionais e nos elementos constitutivos do trabalho docente, especialmente os alunos. |
id |
UFFS-2_15871ff63b99fab43b844e20f1929383 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/10715 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada de professores de Matemática e experiência envolvendo material de CuisenaireEste texto apresenta o relato da experiência realizada, utilizando o material de Cuisenaire, com um grupo de professores de Matemática da Educação Básica participantes de um projeto de formação continuada desenvolvido em uma universidade pública do sul do Brasil. O material de Cuisenaire foi utilizado para o estudo e abordagem das operações envolvendo números racionais. De modo específico, textualiza-se neste relato reflexões acerca da influência da formação continuada sobre o trabalho docente. Essas reflexões estão ancoradas num conjunto de sete diários produzidos por uma professora participante do projeto. Observou-se que a formação continuada teve influência sobre o trabalho da professora. Tal influencia manifestou-se nas relações conceituais e metodológicas acerca das operações envolvendo números racionais e nos elementos constitutivos do trabalho docente, especialmente os alunos.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1071510.36661/2595-4520.2018v1i3.10715Revista Insignare Scientia - RIS; v. 1 n. 3 (2018): Revista Insignare Scientia2595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10715/7107Copyright (c) 2019 Danusa de Lara Bonotto, Izabel Giovelihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBonotto, Danusa de LaraGioveli, Izabel2021-07-13T05:27:36Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10715Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:27:36Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada de professores de Matemática e experiência envolvendo material de Cuisenaire |
title |
Formação continuada de professores de Matemática e experiência envolvendo material de Cuisenaire |
spellingShingle |
Formação continuada de professores de Matemática e experiência envolvendo material de Cuisenaire Bonotto, Danusa de Lara |
title_short |
Formação continuada de professores de Matemática e experiência envolvendo material de Cuisenaire |
title_full |
Formação continuada de professores de Matemática e experiência envolvendo material de Cuisenaire |
title_fullStr |
Formação continuada de professores de Matemática e experiência envolvendo material de Cuisenaire |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores de Matemática e experiência envolvendo material de Cuisenaire |
title_sort |
Formação continuada de professores de Matemática e experiência envolvendo material de Cuisenaire |
author |
Bonotto, Danusa de Lara |
author_facet |
Bonotto, Danusa de Lara Gioveli, Izabel |
author_role |
author |
author2 |
Gioveli, Izabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonotto, Danusa de Lara Gioveli, Izabel |
description |
Este texto apresenta o relato da experiência realizada, utilizando o material de Cuisenaire, com um grupo de professores de Matemática da Educação Básica participantes de um projeto de formação continuada desenvolvido em uma universidade pública do sul do Brasil. O material de Cuisenaire foi utilizado para o estudo e abordagem das operações envolvendo números racionais. De modo específico, textualiza-se neste relato reflexões acerca da influência da formação continuada sobre o trabalho docente. Essas reflexões estão ancoradas num conjunto de sete diários produzidos por uma professora participante do projeto. Observou-se que a formação continuada teve influência sobre o trabalho da professora. Tal influencia manifestou-se nas relações conceituais e metodológicas acerca das operações envolvendo números racionais e nos elementos constitutivos do trabalho docente, especialmente os alunos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10715 10.36661/2595-4520.2018v1i3.10715 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10715 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2018v1i3.10715 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10715/7107 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Danusa de Lara Bonotto, Izabel Gioveli http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Danusa de Lara Bonotto, Izabel Gioveli http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 1 n. 3 (2018): Revista Insignare Scientia 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221611961581568 |