Investigação na Formação Inicial: concepções sobre as TIC e a Energia no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Osório, Ticiane da Rosa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Garcia Stoll, Vitor, Marques Martins, Marcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10775
Resumo: Este artigo apresenta o recorte de uma oficina desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino, vinculado à Universidade Federal do Pampa, Campus - Bagé. O público-alvo foram 19 acadêmicos do quarto semestre de um Curso de Licenciatura de Ciências da Natureza. Objetivou-se entender as concepções destes em relação às TIC e o tema Energia. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, utilizou um questionário como instrumento para coleta de dados, analisado com base na Análise de Conteúdo. Resultados revelaram que grande parte dos acadêmicos relacionou as TIC a tecnologias digitais.  Mencionaram também que o uso das TIC pode tornar as aulas mais atrativas e facilitar a compreensão de conteúdos complexos. A Energia foi definida por 90% como a “capacidade de realizar um trabalho”, demonstrando uma concepção simplista do conceito. No que tange a aplicação das TIC e Energia, citaram que utilizariam em suas aulas por meio de pesquisas, simuladores e experimentação. Por fim, considera-se relevante a realização deste trabalho, pois pode contribuir na formação dos licenciandos e em suas práticas enquanto futuros professores.
id UFFS-2_18c1222a8e4836d711f3084e0d6f9645
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/10775
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Investigação na Formação Inicial: concepções sobre as TIC e a Energia no Curso de Licenciatura em Ciências da NaturezaEste artigo apresenta o recorte de uma oficina desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino, vinculado à Universidade Federal do Pampa, Campus - Bagé. O público-alvo foram 19 acadêmicos do quarto semestre de um Curso de Licenciatura de Ciências da Natureza. Objetivou-se entender as concepções destes em relação às TIC e o tema Energia. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, utilizou um questionário como instrumento para coleta de dados, analisado com base na Análise de Conteúdo. Resultados revelaram que grande parte dos acadêmicos relacionou as TIC a tecnologias digitais.  Mencionaram também que o uso das TIC pode tornar as aulas mais atrativas e facilitar a compreensão de conteúdos complexos. A Energia foi definida por 90% como a “capacidade de realizar um trabalho”, demonstrando uma concepção simplista do conceito. No que tange a aplicação das TIC e Energia, citaram que utilizariam em suas aulas por meio de pesquisas, simuladores e experimentação. Por fim, considera-se relevante a realização deste trabalho, pois pode contribuir na formação dos licenciandos e em suas práticas enquanto futuros professores.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1077510.36661/2595-4520.2019v2i2.10775Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 2 (2019): Revista Insignare Scientia; 22-362595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10775/7199Copyright (c) 2019 Ticiane da Rosa Osório, Vitor Garcia Stoll, Marcio Marques Martinshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOsório, Ticiane da RosaGarcia Stoll, VitorMarques Martins, Marcio2021-07-13T05:27:08Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10775Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:27:08Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigação na Formação Inicial: concepções sobre as TIC e a Energia no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza
title Investigação na Formação Inicial: concepções sobre as TIC e a Energia no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza
spellingShingle Investigação na Formação Inicial: concepções sobre as TIC e a Energia no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza
Osório, Ticiane da Rosa
title_short Investigação na Formação Inicial: concepções sobre as TIC e a Energia no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza
title_full Investigação na Formação Inicial: concepções sobre as TIC e a Energia no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza
title_fullStr Investigação na Formação Inicial: concepções sobre as TIC e a Energia no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza
title_full_unstemmed Investigação na Formação Inicial: concepções sobre as TIC e a Energia no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza
title_sort Investigação na Formação Inicial: concepções sobre as TIC e a Energia no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza
author Osório, Ticiane da Rosa
author_facet Osório, Ticiane da Rosa
Garcia Stoll, Vitor
Marques Martins, Marcio
author_role author
author2 Garcia Stoll, Vitor
Marques Martins, Marcio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Osório, Ticiane da Rosa
Garcia Stoll, Vitor
Marques Martins, Marcio
description Este artigo apresenta o recorte de uma oficina desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino, vinculado à Universidade Federal do Pampa, Campus - Bagé. O público-alvo foram 19 acadêmicos do quarto semestre de um Curso de Licenciatura de Ciências da Natureza. Objetivou-se entender as concepções destes em relação às TIC e o tema Energia. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, utilizou um questionário como instrumento para coleta de dados, analisado com base na Análise de Conteúdo. Resultados revelaram que grande parte dos acadêmicos relacionou as TIC a tecnologias digitais.  Mencionaram também que o uso das TIC pode tornar as aulas mais atrativas e facilitar a compreensão de conteúdos complexos. A Energia foi definida por 90% como a “capacidade de realizar um trabalho”, demonstrando uma concepção simplista do conceito. No que tange a aplicação das TIC e Energia, citaram que utilizariam em suas aulas por meio de pesquisas, simuladores e experimentação. Por fim, considera-se relevante a realização deste trabalho, pois pode contribuir na formação dos licenciandos e em suas práticas enquanto futuros professores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10775
10.36661/2595-4520.2019v2i2.10775
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10775
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2019v2i2.10775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10775/7199
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Ticiane da Rosa Osório, Vitor Garcia Stoll, Marcio Marques Martins
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Ticiane da Rosa Osório, Vitor Garcia Stoll, Marcio Marques Martins
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 2 (2019): Revista Insignare Scientia; 22-36
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221611972067328