Investigação na Formação Inicial: concepções sobre as TIC e a Energia no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10775 |
Resumo: | Este artigo apresenta o recorte de uma oficina desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino, vinculado à Universidade Federal do Pampa, Campus - Bagé. O público-alvo foram 19 acadêmicos do quarto semestre de um Curso de Licenciatura de Ciências da Natureza. Objetivou-se entender as concepções destes em relação às TIC e o tema Energia. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, utilizou um questionário como instrumento para coleta de dados, analisado com base na Análise de Conteúdo. Resultados revelaram que grande parte dos acadêmicos relacionou as TIC a tecnologias digitais. Mencionaram também que o uso das TIC pode tornar as aulas mais atrativas e facilitar a compreensão de conteúdos complexos. A Energia foi definida por 90% como a “capacidade de realizar um trabalho”, demonstrando uma concepção simplista do conceito. No que tange a aplicação das TIC e Energia, citaram que utilizariam em suas aulas por meio de pesquisas, simuladores e experimentação. Por fim, considera-se relevante a realização deste trabalho, pois pode contribuir na formação dos licenciandos e em suas práticas enquanto futuros professores. |
id |
UFFS-2_18c1222a8e4836d711f3084e0d6f9645 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/10775 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Investigação na Formação Inicial: concepções sobre as TIC e a Energia no Curso de Licenciatura em Ciências da NaturezaEste artigo apresenta o recorte de uma oficina desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino, vinculado à Universidade Federal do Pampa, Campus - Bagé. O público-alvo foram 19 acadêmicos do quarto semestre de um Curso de Licenciatura de Ciências da Natureza. Objetivou-se entender as concepções destes em relação às TIC e o tema Energia. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, utilizou um questionário como instrumento para coleta de dados, analisado com base na Análise de Conteúdo. Resultados revelaram que grande parte dos acadêmicos relacionou as TIC a tecnologias digitais. Mencionaram também que o uso das TIC pode tornar as aulas mais atrativas e facilitar a compreensão de conteúdos complexos. A Energia foi definida por 90% como a “capacidade de realizar um trabalho”, demonstrando uma concepção simplista do conceito. No que tange a aplicação das TIC e Energia, citaram que utilizariam em suas aulas por meio de pesquisas, simuladores e experimentação. Por fim, considera-se relevante a realização deste trabalho, pois pode contribuir na formação dos licenciandos e em suas práticas enquanto futuros professores.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1077510.36661/2595-4520.2019v2i2.10775Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 2 (2019): Revista Insignare Scientia; 22-362595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10775/7199Copyright (c) 2019 Ticiane da Rosa Osório, Vitor Garcia Stoll, Marcio Marques Martinshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOsório, Ticiane da RosaGarcia Stoll, VitorMarques Martins, Marcio2021-07-13T05:27:08Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10775Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:27:08Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigação na Formação Inicial: concepções sobre as TIC e a Energia no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza |
title |
Investigação na Formação Inicial: concepções sobre as TIC e a Energia no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza |
spellingShingle |
Investigação na Formação Inicial: concepções sobre as TIC e a Energia no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza Osório, Ticiane da Rosa |
title_short |
Investigação na Formação Inicial: concepções sobre as TIC e a Energia no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza |
title_full |
Investigação na Formação Inicial: concepções sobre as TIC e a Energia no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza |
title_fullStr |
Investigação na Formação Inicial: concepções sobre as TIC e a Energia no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza |
title_full_unstemmed |
Investigação na Formação Inicial: concepções sobre as TIC e a Energia no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza |
title_sort |
Investigação na Formação Inicial: concepções sobre as TIC e a Energia no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza |
author |
Osório, Ticiane da Rosa |
author_facet |
Osório, Ticiane da Rosa Garcia Stoll, Vitor Marques Martins, Marcio |
author_role |
author |
author2 |
Garcia Stoll, Vitor Marques Martins, Marcio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Osório, Ticiane da Rosa Garcia Stoll, Vitor Marques Martins, Marcio |
description |
Este artigo apresenta o recorte de uma oficina desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino, vinculado à Universidade Federal do Pampa, Campus - Bagé. O público-alvo foram 19 acadêmicos do quarto semestre de um Curso de Licenciatura de Ciências da Natureza. Objetivou-se entender as concepções destes em relação às TIC e o tema Energia. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, utilizou um questionário como instrumento para coleta de dados, analisado com base na Análise de Conteúdo. Resultados revelaram que grande parte dos acadêmicos relacionou as TIC a tecnologias digitais. Mencionaram também que o uso das TIC pode tornar as aulas mais atrativas e facilitar a compreensão de conteúdos complexos. A Energia foi definida por 90% como a “capacidade de realizar um trabalho”, demonstrando uma concepção simplista do conceito. No que tange a aplicação das TIC e Energia, citaram que utilizariam em suas aulas por meio de pesquisas, simuladores e experimentação. Por fim, considera-se relevante a realização deste trabalho, pois pode contribuir na formação dos licenciandos e em suas práticas enquanto futuros professores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10775 10.36661/2595-4520.2019v2i2.10775 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10775 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2019v2i2.10775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10775/7199 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ticiane da Rosa Osório, Vitor Garcia Stoll, Marcio Marques Martins http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ticiane da Rosa Osório, Vitor Garcia Stoll, Marcio Marques Martins http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 2 (2019): Revista Insignare Scientia; 22-36 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221611972067328 |