Una experiencia docente híbrida en las clases de biología: motivación, protagonismo y compromiso de los estudiantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Diego
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos Nascimento, Roseday
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13363
Resumo: O ensaio aborda um relato de experiência de sala de aula invertida (SAI), com foco no ensino de Biologia, realizado com estudantes do ensino médio de uma escola pública de referência. Procura-se investigar os limites e possibilidades dessa estratégia educacional com base no campo comum das percepções dos estudantes, identificadas a partir de sua avaliação dessa experiência. Neste relato, foram destacados aspectos positivos da SAI em relação ao ensino transmissivo, além do aumento do protagonismo do aluno, assim como potencialidades que incidem sobre o sujeito em formação devido à valorização do tempo dedicado à interação com os pares e a feedbacks por parte do professor. No que diz respeito aos referenciais metodológicos, apoiamo-nos nos trabalhos de Bergmann e Sams (2017) para nortear a discussão. Os dados da avaliação feita pelos estudantes foram interpretados a partir da análise de conteúdo temática. Sugere-se que o uso de metodologias ativas, como a sala de aula invertida, privilegia o retorno responsivo e a avaliação formativa na sala de aula, aumenta o envolvimento dos estudantes com os objetos de aprendizagem no ensino de Biologia e contribui com o desenvolvimento de sua autonomia e autogestão de suas aprendizagens.
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spelling Una experiencia docente híbrida en las clases de biología: motivación, protagonismo y compromiso de los estudiantesThe flipped classroom in Biology teaching: motivation, protagonism and student engagementInvertendo a sala de aula para aprender-ensinar Biologia: motivação, protagonismo e engajamento dos estudantesO ensaio aborda um relato de experiência de sala de aula invertida (SAI), com foco no ensino de Biologia, realizado com estudantes do ensino médio de uma escola pública de referência. Procura-se investigar os limites e possibilidades dessa estratégia educacional com base no campo comum das percepções dos estudantes, identificadas a partir de sua avaliação dessa experiência. Neste relato, foram destacados aspectos positivos da SAI em relação ao ensino transmissivo, além do aumento do protagonismo do aluno, assim como potencialidades que incidem sobre o sujeito em formação devido à valorização do tempo dedicado à interação com os pares e a feedbacks por parte do professor. No que diz respeito aos referenciais metodológicos, apoiamo-nos nos trabalhos de Bergmann e Sams (2017) para nortear a discussão. Os dados da avaliação feita pelos estudantes foram interpretados a partir da análise de conteúdo temática. Sugere-se que o uso de metodologias ativas, como a sala de aula invertida, privilegia o retorno responsivo e a avaliação formativa na sala de aula, aumenta o envolvimento dos estudantes com os objetos de aprendizagem no ensino de Biologia e contribui com o desenvolvimento de sua autonomia e autogestão de suas aprendizagens.The study describes an experience report of flipped classroom (SAI), with a focus on teaching Biology, carried out with high school students in a public school of reference. It seeks to investigate the limits and possibilities of this educational strategy based on the common field of students' perceptions, identified from their evaluation of this experience. In this report, positive aspects of the SAI were highlighted in relation to transmissive teaching, in addition to the increase in the student's protagonism, as well as potentialities that affect the subject in training as a consequence of valuing the time dedicated to interaction with peers and feedback from from the teacher. The evaluation data made by the students were interpreted from the thematic content analysis. It is concluded that the use of active methodologies such as the flipped classroom has the potential to increase students' involvement with learning objects in Biology teaching, in addition to contributing to the development of their autonomy, self-management of their learning and co-responsibility for your training.El estudio describe un relato de experiencia de aula invertida (SAI), con enfoque en la enseñanza de la Biología, realizado con estudiantes de secundaria en una escuela pública de referencia. Se busca indagar los límites y posibilidades de esta estrategia educativa a partir del campo común de percepciones de los estudiantes, identificados a partir de su evaluación de esta experiencia. En este informe se destacaron aspectos positivos del SAI en relación a la enseñanza transmisiva, además del aumento del protagonismo del estudiante, así como potencialidades que afectan al sujeto en formación como consecuencia de la valorización del tiempo dedicado a la interacción con compañeros y comentarios del profesor. Los datos de evaluación realizados por los estudiantes fueron interpretados a partir del análisis de contenido temático. Se concluye que el uso de metodologías activas como el aula invertida tiene el potencial de incrementar el involucramiento de los estudiantes con los objetos de aprendizaje en la enseñanza de la Biología, además de contribuir al desarrollo de su autonomía, autogestión de su aprendizaje y corresponsabilidad. para tu entrenamiento.Universidade Federal da Fronteira Sul2023-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1336310.36661/2595-4520.2023v6n1.13363Revista Insignare Scientia; v. 6 n. 1 (2023): Revista Insignare Scientia; 430-446Revista Insignare Scientia; Vol 6 No 1 (2023): Insignare Scientia Journal; 430-4462595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13363/8817Copyright (c) 2023 Diego Mota, Roseday Santos Nascimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMota, DiegoSantos Nascimento, Roseday2024-08-01T11:59:48Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13363Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T11:59:48Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
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