Expectativas de los estudiantes de Ciencias Biológicas sobre la Residencia Pedagógica durante la pandemia del COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13666 |
Resumo: | O programa Residência Pedagógica (RP) tem como objetivo articular a teoria e prática nos cursos de licenciatura e é conduzido com a rede pública de Educação Básica. Devido à pandemia do COVID-19, houve a paralisação de aulas presenciais em diversos âmbitos, que foram habituadas ao Ensino Remoto Emergencial (ERE). O presente estudo teve como objetivo investigar as expectativas dos discentes de Ciências Biológicas inseridos no RP a respeito de sua participação no programa nesse período, e refletir como a pandemia e a introdução do ERE interferiram na concretização das expectativas e na formação inicial docente. Foram feitas entrevistas remotas com cinco residentes de uma universidade pública. Os dados foram discutidos por meio de Análise Textual Discursiva. Os resultados evidenciam que a interação superficial com os estudantes e as ferramentas tecnológicas precárias foram aspectos que influenciaram as expectativas. Entretanto, o papel dos preceptores no programa foi fundamental para estreitar laços entre a escola e a universidade, facilitando colocar a teoria na prática. As expectativas dos residentes estavam mais ligadas aos saberes experienciais, desconsiderando a importância de saberes curriculares e disciplinares. A regência dos residentes na pandemia serviu de incentivo para o uso de novas ferramentas e metodologias, como observado no ERE. |
id |
UFFS-2_2185d4bc8bb1abdcba46eb56b92c566a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/13666 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Expectativas de los estudiantes de Ciencias Biológicas sobre la Residencia Pedagógica durante la pandemia del COVID-19Expectations of Biological Sciences students about the Pedagogical Residency during COVID-19 pandemicExpectativas dos discentes de Ciências Biológicas sobre a Residência Pedagógica durante a pandemia do COVID-19O programa Residência Pedagógica (RP) tem como objetivo articular a teoria e prática nos cursos de licenciatura e é conduzido com a rede pública de Educação Básica. Devido à pandemia do COVID-19, houve a paralisação de aulas presenciais em diversos âmbitos, que foram habituadas ao Ensino Remoto Emergencial (ERE). O presente estudo teve como objetivo investigar as expectativas dos discentes de Ciências Biológicas inseridos no RP a respeito de sua participação no programa nesse período, e refletir como a pandemia e a introdução do ERE interferiram na concretização das expectativas e na formação inicial docente. Foram feitas entrevistas remotas com cinco residentes de uma universidade pública. Os dados foram discutidos por meio de Análise Textual Discursiva. Os resultados evidenciam que a interação superficial com os estudantes e as ferramentas tecnológicas precárias foram aspectos que influenciaram as expectativas. Entretanto, o papel dos preceptores no programa foi fundamental para estreitar laços entre a escola e a universidade, facilitando colocar a teoria na prática. As expectativas dos residentes estavam mais ligadas aos saberes experienciais, desconsiderando a importância de saberes curriculares e disciplinares. A regência dos residentes na pandemia serviu de incentivo para o uso de novas ferramentas e metodologias, como observado no ERE.Pedagogical Residency (PR) program has a goal to articulate theory and practice in degree courses and is lead with the public Basic Education. Because COVID-19 pandemic, there was a stop of face-to-face classes in several areas, which were adapted to Emergency Remote Teaching (ERE). This study had a goal to investigate the expectations of Biological Sciences students included in the PR about their participation in the program during this period, and to reflect how the pandemic and the introduction of the ERE interfered in the performance of expectations and in initial teacher training. Remote interviews were conducted with five residents of a public university. Data were discussed through Discursive Textual Analysis. The results indicated that superficial interaction with students and precarious technological tools were aspects that influenced expectations. However, the importance of preceptors in the program was fundamental in approaching ties between the school and the university; it easier to connect theory into practice. Residents' expectations were more for experiential knowledge, disregarding the importance of curricular and disciplinary knowledge. To teach during the pandemic served as an incentive for the use of new tools and methodologies as observed in the ERE.El programa de Residencia Pedagógica (RP) tiene como objetivo articular la teoría y la práctica en los cursos de graduación y se realiza con la red pública de Educación Básica. Debido a la pandemia del COVID-19, hubo una paralización de las clases presenciales en varios espacios, que estaban destinados a la Enseñanza Remota de Emergencia (ERE). El presente estudio tuvo como objetivo investigar las expectativas de los estudiantes de Ciencias Biológicas insertos en el RP con respecto a su participación en el programa durante este período, y reflexionar sobre cómo la pandemia y la introducción de la ERE interfirieron en el cumplimiento de las expectativas y en el docente inicial. capacitación. Se realizaron entrevistas a distancia a cinco residentes de una universidad pública. Los datos fueron discutidos a través del Análisis Textual Discursivo. Los resultados muestran que la interacción superficial con los estudiantes y las precarias herramientas tecnológicas fueron aspectos que influyeron en las expectativas. Sin embargo, el papel de los preceptores en el programa fue fundamental para estrechar los lazos entre la escuela y la universidad, facilitando la puesta en práctica de la teoría. Las expectativas de los residentes estaban más ligadas al conocimiento vivencial, desconsiderando la importancia del conocimiento curricular y disciplinar. La regencia de los vecinos en la pandemia sirvió de incentivo para el uso de nuevas herramientas y metodologías, tal y como se observa en el ERE.Universidade Federal da Fronteira Sul2023-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1366610.36661/2595-4520.2023v6n3.13666Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 3 (2023): Revista Insignare Scientia - Edição Especial: "Ekos do Sul: pesquisas e relatos de Educação em Biologia"; 115-1322595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13666/8870http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVeiga Gusmão, Isadora Nagesde Almeida, Hederson Aparecido2023-06-23T01:21:21Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13666Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2023-06-23T01:21:21Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Expectativas de los estudiantes de Ciencias Biológicas sobre la Residencia Pedagógica durante la pandemia del COVID-19 Expectations of Biological Sciences students about the Pedagogical Residency during COVID-19 pandemic Expectativas dos discentes de Ciências Biológicas sobre a Residência Pedagógica durante a pandemia do COVID-19 |
title |
Expectativas de los estudiantes de Ciencias Biológicas sobre la Residencia Pedagógica durante la pandemia del COVID-19 |
spellingShingle |
Expectativas de los estudiantes de Ciencias Biológicas sobre la Residencia Pedagógica durante la pandemia del COVID-19 Veiga Gusmão, Isadora Nages |
title_short |
Expectativas de los estudiantes de Ciencias Biológicas sobre la Residencia Pedagógica durante la pandemia del COVID-19 |
title_full |
Expectativas de los estudiantes de Ciencias Biológicas sobre la Residencia Pedagógica durante la pandemia del COVID-19 |
title_fullStr |
Expectativas de los estudiantes de Ciencias Biológicas sobre la Residencia Pedagógica durante la pandemia del COVID-19 |
title_full_unstemmed |
Expectativas de los estudiantes de Ciencias Biológicas sobre la Residencia Pedagógica durante la pandemia del COVID-19 |
title_sort |
Expectativas de los estudiantes de Ciencias Biológicas sobre la Residencia Pedagógica durante la pandemia del COVID-19 |
author |
Veiga Gusmão, Isadora Nages |
author_facet |
Veiga Gusmão, Isadora Nages de Almeida, Hederson Aparecido |
author_role |
author |
author2 |
de Almeida, Hederson Aparecido |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veiga Gusmão, Isadora Nages de Almeida, Hederson Aparecido |
description |
O programa Residência Pedagógica (RP) tem como objetivo articular a teoria e prática nos cursos de licenciatura e é conduzido com a rede pública de Educação Básica. Devido à pandemia do COVID-19, houve a paralisação de aulas presenciais em diversos âmbitos, que foram habituadas ao Ensino Remoto Emergencial (ERE). O presente estudo teve como objetivo investigar as expectativas dos discentes de Ciências Biológicas inseridos no RP a respeito de sua participação no programa nesse período, e refletir como a pandemia e a introdução do ERE interferiram na concretização das expectativas e na formação inicial docente. Foram feitas entrevistas remotas com cinco residentes de uma universidade pública. Os dados foram discutidos por meio de Análise Textual Discursiva. Os resultados evidenciam que a interação superficial com os estudantes e as ferramentas tecnológicas precárias foram aspectos que influenciaram as expectativas. Entretanto, o papel dos preceptores no programa foi fundamental para estreitar laços entre a escola e a universidade, facilitando colocar a teoria na prática. As expectativas dos residentes estavam mais ligadas aos saberes experienciais, desconsiderando a importância de saberes curriculares e disciplinares. A regência dos residentes na pandemia serviu de incentivo para o uso de novas ferramentas e metodologias, como observado no ERE. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13666 10.36661/2595-4520.2023v6n3.13666 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13666 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2023v6n3.13666 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13666/8870 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 3 (2023): Revista Insignare Scientia - Edição Especial: "Ekos do Sul: pesquisas e relatos de Educação em Biologia"; 115-132 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221614723530752 |