Novas percepções conquistadas por alunos do ensino integral da escola Felipe dos Santos no Município de Inconfidentes-MG sobre alguns artrópodes por meio da educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bruna Melo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Rosiane Rosiane, Fróes, Maria Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10741
Resumo: Com o avanço da tecnologia, a natureza vem se tornando esquecida, se encaminhando para uma crise ambiental. Assim, o estudo das relações ecológicas se torna essencial e uma forma bastante didática para ensiná-la é o uso de insetos. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho foi de promover o entendimento das relações ecológicas através da observação do trabalho ecológico dos insetos frente à natureza, seja eles maléficos ou benéficos, a fim de conquistar a consciência ambiental dos jovens. A metodologia consistiu em duas etapas: Na primeira etapa, os alunos da Escola Estadual Felipe dos Santos, em Inconfidentes-MG foram convidados a assistir uma apresentação em slides com imagens representativas de insetos, com a proposta de instiga-los a questionamentos. Já na segunda etapa, os alunos foram convidados a visitar a horta sediada no IFSULDEMINAS- Campus Inconfidentes em que tinham que identificar insetos trabalhando. Como resultado, observou-se que os alunos apresentavam dúvidas em relação a conceituação do termo relações ecológicas, mas conheciam determinados assuntos relacionados ao tema. Como conclusão, pode-se constatar que os alunos conseguiram identificar os benefícios e os malefícios trazidos pelos insetos numa visita a horta, além de se obter uma consciência ambiental a respeito dos insetos coprófagos.
id UFFS-2_250b5441037fe3afe21553f3b6dea167
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/10741
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Novas percepções conquistadas por alunos do ensino integral da escola Felipe dos Santos no Município de Inconfidentes-MG sobre alguns artrópodes por meio da educação ambientalCom o avanço da tecnologia, a natureza vem se tornando esquecida, se encaminhando para uma crise ambiental. Assim, o estudo das relações ecológicas se torna essencial e uma forma bastante didática para ensiná-la é o uso de insetos. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho foi de promover o entendimento das relações ecológicas através da observação do trabalho ecológico dos insetos frente à natureza, seja eles maléficos ou benéficos, a fim de conquistar a consciência ambiental dos jovens. A metodologia consistiu em duas etapas: Na primeira etapa, os alunos da Escola Estadual Felipe dos Santos, em Inconfidentes-MG foram convidados a assistir uma apresentação em slides com imagens representativas de insetos, com a proposta de instiga-los a questionamentos. Já na segunda etapa, os alunos foram convidados a visitar a horta sediada no IFSULDEMINAS- Campus Inconfidentes em que tinham que identificar insetos trabalhando. Como resultado, observou-se que os alunos apresentavam dúvidas em relação a conceituação do termo relações ecológicas, mas conheciam determinados assuntos relacionados ao tema. Como conclusão, pode-se constatar que os alunos conseguiram identificar os benefícios e os malefícios trazidos pelos insetos numa visita a horta, além de se obter uma consciência ambiental a respeito dos insetos coprófagos.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1074110.36661/2595-4520.2019v2i1.10741Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 1 (2019): Revista Insignare Scientia; 91-1032595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10741/7144Copyright (c) 2019 Bruna Melo Silva, Rosiane Rosiane Silva, Maria Aparecida Fróeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Bruna MeloSilva, Rosiane RosianeFróes, Maria Aparecida2021-07-13T05:27:21Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10741Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:27:21Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Novas percepções conquistadas por alunos do ensino integral da escola Felipe dos Santos no Município de Inconfidentes-MG sobre alguns artrópodes por meio da educação ambiental
title Novas percepções conquistadas por alunos do ensino integral da escola Felipe dos Santos no Município de Inconfidentes-MG sobre alguns artrópodes por meio da educação ambiental
spellingShingle Novas percepções conquistadas por alunos do ensino integral da escola Felipe dos Santos no Município de Inconfidentes-MG sobre alguns artrópodes por meio da educação ambiental
Silva, Bruna Melo
title_short Novas percepções conquistadas por alunos do ensino integral da escola Felipe dos Santos no Município de Inconfidentes-MG sobre alguns artrópodes por meio da educação ambiental
title_full Novas percepções conquistadas por alunos do ensino integral da escola Felipe dos Santos no Município de Inconfidentes-MG sobre alguns artrópodes por meio da educação ambiental
title_fullStr Novas percepções conquistadas por alunos do ensino integral da escola Felipe dos Santos no Município de Inconfidentes-MG sobre alguns artrópodes por meio da educação ambiental
title_full_unstemmed Novas percepções conquistadas por alunos do ensino integral da escola Felipe dos Santos no Município de Inconfidentes-MG sobre alguns artrópodes por meio da educação ambiental
title_sort Novas percepções conquistadas por alunos do ensino integral da escola Felipe dos Santos no Município de Inconfidentes-MG sobre alguns artrópodes por meio da educação ambiental
author Silva, Bruna Melo
author_facet Silva, Bruna Melo
Silva, Rosiane Rosiane
Fróes, Maria Aparecida
author_role author
author2 Silva, Rosiane Rosiane
Fróes, Maria Aparecida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bruna Melo
Silva, Rosiane Rosiane
Fróes, Maria Aparecida
description Com o avanço da tecnologia, a natureza vem se tornando esquecida, se encaminhando para uma crise ambiental. Assim, o estudo das relações ecológicas se torna essencial e uma forma bastante didática para ensiná-la é o uso de insetos. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho foi de promover o entendimento das relações ecológicas através da observação do trabalho ecológico dos insetos frente à natureza, seja eles maléficos ou benéficos, a fim de conquistar a consciência ambiental dos jovens. A metodologia consistiu em duas etapas: Na primeira etapa, os alunos da Escola Estadual Felipe dos Santos, em Inconfidentes-MG foram convidados a assistir uma apresentação em slides com imagens representativas de insetos, com a proposta de instiga-los a questionamentos. Já na segunda etapa, os alunos foram convidados a visitar a horta sediada no IFSULDEMINAS- Campus Inconfidentes em que tinham que identificar insetos trabalhando. Como resultado, observou-se que os alunos apresentavam dúvidas em relação a conceituação do termo relações ecológicas, mas conheciam determinados assuntos relacionados ao tema. Como conclusão, pode-se constatar que os alunos conseguiram identificar os benefícios e os malefícios trazidos pelos insetos numa visita a horta, além de se obter uma consciência ambiental a respeito dos insetos coprófagos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10741
10.36661/2595-4520.2019v2i1.10741
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10741
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2019v2i1.10741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10741/7144
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Bruna Melo Silva, Rosiane Rosiane Silva, Maria Aparecida Fróes
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Bruna Melo Silva, Rosiane Rosiane Silva, Maria Aparecida Fróes
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 1 (2019): Revista Insignare Scientia; 91-103
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221611967873024