Novas percepções conquistadas por alunos do ensino integral da escola Felipe dos Santos no Município de Inconfidentes-MG sobre alguns artrópodes por meio da educação ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10741 |
Resumo: | Com o avanço da tecnologia, a natureza vem se tornando esquecida, se encaminhando para uma crise ambiental. Assim, o estudo das relações ecológicas se torna essencial e uma forma bastante didática para ensiná-la é o uso de insetos. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho foi de promover o entendimento das relações ecológicas através da observação do trabalho ecológico dos insetos frente à natureza, seja eles maléficos ou benéficos, a fim de conquistar a consciência ambiental dos jovens. A metodologia consistiu em duas etapas: Na primeira etapa, os alunos da Escola Estadual Felipe dos Santos, em Inconfidentes-MG foram convidados a assistir uma apresentação em slides com imagens representativas de insetos, com a proposta de instiga-los a questionamentos. Já na segunda etapa, os alunos foram convidados a visitar a horta sediada no IFSULDEMINAS- Campus Inconfidentes em que tinham que identificar insetos trabalhando. Como resultado, observou-se que os alunos apresentavam dúvidas em relação a conceituação do termo relações ecológicas, mas conheciam determinados assuntos relacionados ao tema. Como conclusão, pode-se constatar que os alunos conseguiram identificar os benefícios e os malefícios trazidos pelos insetos numa visita a horta, além de se obter uma consciência ambiental a respeito dos insetos coprófagos. |
id |
UFFS-2_250b5441037fe3afe21553f3b6dea167 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/10741 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Novas percepções conquistadas por alunos do ensino integral da escola Felipe dos Santos no Município de Inconfidentes-MG sobre alguns artrópodes por meio da educação ambientalCom o avanço da tecnologia, a natureza vem se tornando esquecida, se encaminhando para uma crise ambiental. Assim, o estudo das relações ecológicas se torna essencial e uma forma bastante didática para ensiná-la é o uso de insetos. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho foi de promover o entendimento das relações ecológicas através da observação do trabalho ecológico dos insetos frente à natureza, seja eles maléficos ou benéficos, a fim de conquistar a consciência ambiental dos jovens. A metodologia consistiu em duas etapas: Na primeira etapa, os alunos da Escola Estadual Felipe dos Santos, em Inconfidentes-MG foram convidados a assistir uma apresentação em slides com imagens representativas de insetos, com a proposta de instiga-los a questionamentos. Já na segunda etapa, os alunos foram convidados a visitar a horta sediada no IFSULDEMINAS- Campus Inconfidentes em que tinham que identificar insetos trabalhando. Como resultado, observou-se que os alunos apresentavam dúvidas em relação a conceituação do termo relações ecológicas, mas conheciam determinados assuntos relacionados ao tema. Como conclusão, pode-se constatar que os alunos conseguiram identificar os benefícios e os malefícios trazidos pelos insetos numa visita a horta, além de se obter uma consciência ambiental a respeito dos insetos coprófagos.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1074110.36661/2595-4520.2019v2i1.10741Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 1 (2019): Revista Insignare Scientia; 91-1032595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10741/7144Copyright (c) 2019 Bruna Melo Silva, Rosiane Rosiane Silva, Maria Aparecida Fróeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Bruna MeloSilva, Rosiane RosianeFróes, Maria Aparecida2021-07-13T05:27:21Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10741Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:27:21Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novas percepções conquistadas por alunos do ensino integral da escola Felipe dos Santos no Município de Inconfidentes-MG sobre alguns artrópodes por meio da educação ambiental |
title |
Novas percepções conquistadas por alunos do ensino integral da escola Felipe dos Santos no Município de Inconfidentes-MG sobre alguns artrópodes por meio da educação ambiental |
spellingShingle |
Novas percepções conquistadas por alunos do ensino integral da escola Felipe dos Santos no Município de Inconfidentes-MG sobre alguns artrópodes por meio da educação ambiental Silva, Bruna Melo |
title_short |
Novas percepções conquistadas por alunos do ensino integral da escola Felipe dos Santos no Município de Inconfidentes-MG sobre alguns artrópodes por meio da educação ambiental |
title_full |
Novas percepções conquistadas por alunos do ensino integral da escola Felipe dos Santos no Município de Inconfidentes-MG sobre alguns artrópodes por meio da educação ambiental |
title_fullStr |
Novas percepções conquistadas por alunos do ensino integral da escola Felipe dos Santos no Município de Inconfidentes-MG sobre alguns artrópodes por meio da educação ambiental |
title_full_unstemmed |
Novas percepções conquistadas por alunos do ensino integral da escola Felipe dos Santos no Município de Inconfidentes-MG sobre alguns artrópodes por meio da educação ambiental |
title_sort |
Novas percepções conquistadas por alunos do ensino integral da escola Felipe dos Santos no Município de Inconfidentes-MG sobre alguns artrópodes por meio da educação ambiental |
author |
Silva, Bruna Melo |
author_facet |
Silva, Bruna Melo Silva, Rosiane Rosiane Fróes, Maria Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Rosiane Rosiane Fróes, Maria Aparecida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Bruna Melo Silva, Rosiane Rosiane Fróes, Maria Aparecida |
description |
Com o avanço da tecnologia, a natureza vem se tornando esquecida, se encaminhando para uma crise ambiental. Assim, o estudo das relações ecológicas se torna essencial e uma forma bastante didática para ensiná-la é o uso de insetos. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho foi de promover o entendimento das relações ecológicas através da observação do trabalho ecológico dos insetos frente à natureza, seja eles maléficos ou benéficos, a fim de conquistar a consciência ambiental dos jovens. A metodologia consistiu em duas etapas: Na primeira etapa, os alunos da Escola Estadual Felipe dos Santos, em Inconfidentes-MG foram convidados a assistir uma apresentação em slides com imagens representativas de insetos, com a proposta de instiga-los a questionamentos. Já na segunda etapa, os alunos foram convidados a visitar a horta sediada no IFSULDEMINAS- Campus Inconfidentes em que tinham que identificar insetos trabalhando. Como resultado, observou-se que os alunos apresentavam dúvidas em relação a conceituação do termo relações ecológicas, mas conheciam determinados assuntos relacionados ao tema. Como conclusão, pode-se constatar que os alunos conseguiram identificar os benefícios e os malefícios trazidos pelos insetos numa visita a horta, além de se obter uma consciência ambiental a respeito dos insetos coprófagos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10741 10.36661/2595-4520.2019v2i1.10741 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10741 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2019v2i1.10741 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10741/7144 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Bruna Melo Silva, Rosiane Rosiane Silva, Maria Aparecida Fróes http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Bruna Melo Silva, Rosiane Rosiane Silva, Maria Aparecida Fróes http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 1 (2019): Revista Insignare Scientia; 91-103 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221611967873024 |