O uso de jogos digitais como ferramenta de auxílio para o ensino de Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8152 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo o desenvolvimento de um objeto de aprendizagem que utiliza a tecnologia da informação e comunicação aliada aos jogos digitais, mais especificamente RPG (Roleplaying Game), para o ensino de Física. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e quanto a sua finalidade foi caracterizada como aplicada. O objeto de aprendizagem, constituído de um jogo RPG em formato digital, foi desenvolvido para uso dos alunos do ensino médio, tendo como delimitação os conteúdos de mecânica. A aplicação do objeto como recurso pedagógico ocorreu com alunos da rede particular de ensino médio na cidade de Santa Rosa/RS. Por intermédio da aplicação de um questionário após a aplicação do jogo, foi possível verificar que os alunos gostaram do jogo, sendo que consideraram que o uso do RPG na aula fez com que ela fosse mais proveitosa e possibilitou uma melhor comunicação entre alunos e professor. Assim, pode-se concluir que o RPG permitiu ao professor interagir com o grupo de alunos percebendo as dificuldades de cada um e possibilitando a identificação de estratégias que auxiliem na resolução de problemas e na melhor absorção do conteúdo por parte do educando. Verificou-se também, que a grande maioria dos estudantes, mais de 84%, gostaram do jogo e consideraram o uso do jogo um recurso que agrega diversão e interação em sala de aula, permitindo que os saberes trabalhados no Ensino da Física sejam expressos através de uma linguagem diferente que estimula e explora as potencialidades dos educandos. |
id |
UFFS-2_2b3a36650233c72ad0e9ff99d03db436 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/8152 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso de jogos digitais como ferramenta de auxílio para o ensino de FísicaEste estudo teve como objetivo o desenvolvimento de um objeto de aprendizagem que utiliza a tecnologia da informação e comunicação aliada aos jogos digitais, mais especificamente RPG (Roleplaying Game), para o ensino de Física. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e quanto a sua finalidade foi caracterizada como aplicada. O objeto de aprendizagem, constituído de um jogo RPG em formato digital, foi desenvolvido para uso dos alunos do ensino médio, tendo como delimitação os conteúdos de mecânica. A aplicação do objeto como recurso pedagógico ocorreu com alunos da rede particular de ensino médio na cidade de Santa Rosa/RS. Por intermédio da aplicação de um questionário após a aplicação do jogo, foi possível verificar que os alunos gostaram do jogo, sendo que consideraram que o uso do RPG na aula fez com que ela fosse mais proveitosa e possibilitou uma melhor comunicação entre alunos e professor. Assim, pode-se concluir que o RPG permitiu ao professor interagir com o grupo de alunos percebendo as dificuldades de cada um e possibilitando a identificação de estratégias que auxiliem na resolução de problemas e na melhor absorção do conteúdo por parte do educando. Verificou-se também, que a grande maioria dos estudantes, mais de 84%, gostaram do jogo e consideraram o uso do jogo um recurso que agrega diversão e interação em sala de aula, permitindo que os saberes trabalhados no Ensino da Física sejam expressos através de uma linguagem diferente que estimula e explora as potencialidades dos educandos. Universidade Federal da Fronteira Sul2018-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/815210.36661/2595-4520.2018v1i2.8152Revista Insignare Scientia - RIS; v. 1 n. 2 (2018): Revista Insignare Scientia2595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8152/5645Copyright (c) 2018 Denise Felber, João Carlos Krause, Luciana Dornelles Venquiarutohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFelber, DeniseKrause, João CarlosVenquiaruto, Luciana Dornelles2021-07-13T05:28:06Zoai:ojs.192.168.253.137:article/8152Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:28:06Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de jogos digitais como ferramenta de auxílio para o ensino de Física |
title |
O uso de jogos digitais como ferramenta de auxílio para o ensino de Física |
spellingShingle |
O uso de jogos digitais como ferramenta de auxílio para o ensino de Física Felber, Denise |
title_short |
O uso de jogos digitais como ferramenta de auxílio para o ensino de Física |
title_full |
O uso de jogos digitais como ferramenta de auxílio para o ensino de Física |
title_fullStr |
O uso de jogos digitais como ferramenta de auxílio para o ensino de Física |
title_full_unstemmed |
O uso de jogos digitais como ferramenta de auxílio para o ensino de Física |
title_sort |
O uso de jogos digitais como ferramenta de auxílio para o ensino de Física |
author |
Felber, Denise |
author_facet |
Felber, Denise Krause, João Carlos Venquiaruto, Luciana Dornelles |
author_role |
author |
author2 |
Krause, João Carlos Venquiaruto, Luciana Dornelles |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felber, Denise Krause, João Carlos Venquiaruto, Luciana Dornelles |
description |
Este estudo teve como objetivo o desenvolvimento de um objeto de aprendizagem que utiliza a tecnologia da informação e comunicação aliada aos jogos digitais, mais especificamente RPG (Roleplaying Game), para o ensino de Física. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e quanto a sua finalidade foi caracterizada como aplicada. O objeto de aprendizagem, constituído de um jogo RPG em formato digital, foi desenvolvido para uso dos alunos do ensino médio, tendo como delimitação os conteúdos de mecânica. A aplicação do objeto como recurso pedagógico ocorreu com alunos da rede particular de ensino médio na cidade de Santa Rosa/RS. Por intermédio da aplicação de um questionário após a aplicação do jogo, foi possível verificar que os alunos gostaram do jogo, sendo que consideraram que o uso do RPG na aula fez com que ela fosse mais proveitosa e possibilitou uma melhor comunicação entre alunos e professor. Assim, pode-se concluir que o RPG permitiu ao professor interagir com o grupo de alunos percebendo as dificuldades de cada um e possibilitando a identificação de estratégias que auxiliem na resolução de problemas e na melhor absorção do conteúdo por parte do educando. Verificou-se também, que a grande maioria dos estudantes, mais de 84%, gostaram do jogo e consideraram o uso do jogo um recurso que agrega diversão e interação em sala de aula, permitindo que os saberes trabalhados no Ensino da Física sejam expressos através de uma linguagem diferente que estimula e explora as potencialidades dos educandos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8152 10.36661/2595-4520.2018v1i2.8152 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8152 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2018v1i2.8152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8152/5645 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Denise Felber, João Carlos Krause, Luciana Dornelles Venquiaruto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Denise Felber, João Carlos Krause, Luciana Dornelles Venquiaruto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 1 n. 2 (2018): Revista Insignare Scientia 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221611933270016 |