O uso de jogos digitais como ferramenta de auxílio para o ensino de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felber, Denise
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Krause, João Carlos, Venquiaruto, Luciana Dornelles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8152
Resumo: Este estudo teve como objetivo o desenvolvimento de um objeto de aprendizagem que utiliza a tecnologia da informação e comunicação aliada aos jogos digitais, mais especificamente RPG (Roleplaying Game), para o ensino de Física. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e quanto a sua finalidade foi caracterizada como aplicada. O objeto de aprendizagem, constituído de um jogo RPG em formato digital, foi desenvolvido para uso dos alunos do ensino médio, tendo como delimitação os conteúdos de mecânica. A aplicação do objeto como recurso pedagógico ocorreu com alunos da rede particular de ensino médio na cidade de Santa Rosa/RS. Por intermédio da aplicação de um questionário após a aplicação do jogo, foi possível verificar que os alunos gostaram do jogo, sendo que consideraram que o uso do RPG na aula fez com que ela fosse mais proveitosa e possibilitou uma melhor comunicação entre alunos e professor. Assim, pode-se concluir que o RPG permitiu ao professor interagir com o grupo de alunos percebendo as dificuldades de cada um e possibilitando a identificação de estratégias que auxiliem na resolução de problemas e na melhor absorção do conteúdo por parte do educando. Verificou-se também, que a grande maioria dos estudantes, mais de 84%, gostaram do jogo e consideraram o uso do jogo um recurso que agrega diversão e interação em sala de aula, permitindo que os saberes trabalhados no Ensino da Física sejam expressos através de uma linguagem diferente que estimula e explora as potencialidades dos educandos.
id UFFS-2_2b3a36650233c72ad0e9ff99d03db436
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/8152
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling O uso de jogos digitais como ferramenta de auxílio para o ensino de FísicaEste estudo teve como objetivo o desenvolvimento de um objeto de aprendizagem que utiliza a tecnologia da informação e comunicação aliada aos jogos digitais, mais especificamente RPG (Roleplaying Game), para o ensino de Física. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e quanto a sua finalidade foi caracterizada como aplicada. O objeto de aprendizagem, constituído de um jogo RPG em formato digital, foi desenvolvido para uso dos alunos do ensino médio, tendo como delimitação os conteúdos de mecânica. A aplicação do objeto como recurso pedagógico ocorreu com alunos da rede particular de ensino médio na cidade de Santa Rosa/RS. Por intermédio da aplicação de um questionário após a aplicação do jogo, foi possível verificar que os alunos gostaram do jogo, sendo que consideraram que o uso do RPG na aula fez com que ela fosse mais proveitosa e possibilitou uma melhor comunicação entre alunos e professor. Assim, pode-se concluir que o RPG permitiu ao professor interagir com o grupo de alunos percebendo as dificuldades de cada um e possibilitando a identificação de estratégias que auxiliem na resolução de problemas e na melhor absorção do conteúdo por parte do educando. Verificou-se também, que a grande maioria dos estudantes, mais de 84%, gostaram do jogo e consideraram o uso do jogo um recurso que agrega diversão e interação em sala de aula, permitindo que os saberes trabalhados no Ensino da Física sejam expressos através de uma linguagem diferente que estimula e explora as potencialidades dos educandos. Universidade Federal da Fronteira Sul2018-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/815210.36661/2595-4520.2018v1i2.8152Revista Insignare Scientia - RIS; v. 1 n. 2 (2018): Revista Insignare Scientia2595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8152/5645Copyright (c) 2018 Denise Felber, João Carlos Krause, Luciana Dornelles Venquiarutohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFelber, DeniseKrause, João CarlosVenquiaruto, Luciana Dornelles2021-07-13T05:28:06Zoai:ojs.192.168.253.137:article/8152Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:28:06Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de jogos digitais como ferramenta de auxílio para o ensino de Física
title O uso de jogos digitais como ferramenta de auxílio para o ensino de Física
spellingShingle O uso de jogos digitais como ferramenta de auxílio para o ensino de Física
Felber, Denise
title_short O uso de jogos digitais como ferramenta de auxílio para o ensino de Física
title_full O uso de jogos digitais como ferramenta de auxílio para o ensino de Física
title_fullStr O uso de jogos digitais como ferramenta de auxílio para o ensino de Física
title_full_unstemmed O uso de jogos digitais como ferramenta de auxílio para o ensino de Física
title_sort O uso de jogos digitais como ferramenta de auxílio para o ensino de Física
author Felber, Denise
author_facet Felber, Denise
Krause, João Carlos
Venquiaruto, Luciana Dornelles
author_role author
author2 Krause, João Carlos
Venquiaruto, Luciana Dornelles
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felber, Denise
Krause, João Carlos
Venquiaruto, Luciana Dornelles
description Este estudo teve como objetivo o desenvolvimento de um objeto de aprendizagem que utiliza a tecnologia da informação e comunicação aliada aos jogos digitais, mais especificamente RPG (Roleplaying Game), para o ensino de Física. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e quanto a sua finalidade foi caracterizada como aplicada. O objeto de aprendizagem, constituído de um jogo RPG em formato digital, foi desenvolvido para uso dos alunos do ensino médio, tendo como delimitação os conteúdos de mecânica. A aplicação do objeto como recurso pedagógico ocorreu com alunos da rede particular de ensino médio na cidade de Santa Rosa/RS. Por intermédio da aplicação de um questionário após a aplicação do jogo, foi possível verificar que os alunos gostaram do jogo, sendo que consideraram que o uso do RPG na aula fez com que ela fosse mais proveitosa e possibilitou uma melhor comunicação entre alunos e professor. Assim, pode-se concluir que o RPG permitiu ao professor interagir com o grupo de alunos percebendo as dificuldades de cada um e possibilitando a identificação de estratégias que auxiliem na resolução de problemas e na melhor absorção do conteúdo por parte do educando. Verificou-se também, que a grande maioria dos estudantes, mais de 84%, gostaram do jogo e consideraram o uso do jogo um recurso que agrega diversão e interação em sala de aula, permitindo que os saberes trabalhados no Ensino da Física sejam expressos através de uma linguagem diferente que estimula e explora as potencialidades dos educandos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8152
10.36661/2595-4520.2018v1i2.8152
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8152
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2018v1i2.8152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8152/5645
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Denise Felber, João Carlos Krause, Luciana Dornelles Venquiaruto
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Denise Felber, João Carlos Krause, Luciana Dornelles Venquiaruto
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 1 n. 2 (2018): Revista Insignare Scientia
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221611933270016