Jogos digitais no ensino da matemática como auxílio na prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoffmann Junior, Vilmar
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11585
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições que os jogos digitais educacionais proporcionam para aprendizagem de conceitos matemáticos para alunos do 6º do ensino fundamental. A Matemática é vista por muitos alunos como uma disciplina difícil, com isso, os professores se deparam com algumas dificuldades, entre elas, está o crescente números de reprovação, em função da baixa compreensão dos conteúdos. Por isso, se torna necessário a busca incessante de novas formas que suportem suas práticas mais condizentes com o panorama atual. No referencial teórico é abordado a importância da utilização das tecnologias de informação e comunicação (TICs), neste contexto apresenta-se as mudanças que a informática proporcionou para sociedade e para a escola, bem como a contribuição dos jogos digitais para o ensino-aprendizagem da disciplina de Matemática. Além disso, buscou-se, através de trabalhos de autores da área, as vantagens do uso do Scratch, como ferramenta pedagógica para produção de jogos digitais matemáticos. Assim, desenvolveu-se um jogo em ambiente Scratch com o objetivo de revisar o conteúdo de gráficos, sua classificação, para alunos do 6º ano do ensino fundamental, a fim de incentivar o uso de jogos digitais como auxílio para prática docente. Concluiu-se que os jogos possibilitam muitas vantagens para o ensino-aprendizagem da matemática e contribuem na prática pedagógica, refletindo na qualidade da aprendizagem, contudo, se não aplicados de forma correta pelos professores, invalida-se o uso deste recurso, assim, o papel do professor nesse processo é fundamental.
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spelling 2020-11-13T18:09:12Z2020-11-13T18:09:12Z2017-11-07HOFFMANN JUNIOR, Vilmar. Jogos digitais no ensino da matemática como auxílio na prática docente. 2017. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2017.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11585Este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições que os jogos digitais educacionais proporcionam para aprendizagem de conceitos matemáticos para alunos do 6º do ensino fundamental. A Matemática é vista por muitos alunos como uma disciplina difícil, com isso, os professores se deparam com algumas dificuldades, entre elas, está o crescente números de reprovação, em função da baixa compreensão dos conteúdos. Por isso, se torna necessário a busca incessante de novas formas que suportem suas práticas mais condizentes com o panorama atual. No referencial teórico é abordado a importância da utilização das tecnologias de informação e comunicação (TICs), neste contexto apresenta-se as mudanças que a informática proporcionou para sociedade e para a escola, bem como a contribuição dos jogos digitais para o ensino-aprendizagem da disciplina de Matemática. Além disso, buscou-se, através de trabalhos de autores da área, as vantagens do uso do Scratch, como ferramenta pedagógica para produção de jogos digitais matemáticos. Assim, desenvolveu-se um jogo em ambiente Scratch com o objetivo de revisar o conteúdo de gráficos, sua classificação, para alunos do 6º ano do ensino fundamental, a fim de incentivar o uso de jogos digitais como auxílio para prática docente. Concluiu-se que os jogos possibilitam muitas vantagens para o ensino-aprendizagem da matemática e contribuem na prática pedagógica, refletindo na qualidade da aprendizagem, contudo, se não aplicados de forma correta pelos professores, invalida-se o uso deste recurso, assim, o papel do professor nesse processo é fundamental.This work aimed to analyze the contributions that digital educational games provide for learning mathematical concepts for students in the 6th grade. Many students see mathematics as a difficult discipline, with this, the teachers are faced with some difficulties, among them, is the increasing numbers of disapproval, due to the low understanding of the contents. Therefore, it is necessary to search ceaselessly for new forms that support their practices more consistent with the current panorama. In the theoretical framework, the importance of the use of information and communication technologies (ICTs) is addressed. In this context, we present the changes that informatics provided to society and to the school, as well as the contribution of digital games to teaching-learning. Mathematics discipline. In addition, the advantages of the use of Scratch, as a pedagogical tool for the production of digital mathematical games, were sought through works by authors of the area. Thus, a game was developed in Scratch environment with the objective to review the content of graphs, its classification, for students of the 6th year of elementary school, in order to encourage the use of digital games as an aid to teaching practice. It was concluded that games allow many advantages for teaching-learning of mathematics and contribute to pedagogical practice, reflecting on the quality of learning, however, if not correctly applied by teachers, the use of this resource is invalid. The role of the teacher in this process is fundamental.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáFrancisco BeltraoLicenciatura em InformáticaUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOJogos no ensino de matemáticaJogos eletrônicosScratch (Linguagem de programação de computador)Games in mathematics educationElectronic gamesScratch (Computer program language)Jogos digitais no ensino da matemática como auxílio na prática docenteDigital games in the teaching of mathematics as aid in teaching practiceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFrancisco BeltrãoLeite, Maici DuarteGomes, Henrique Glicério da ConceiçãoPrado, Naimara Vieira doLeite, Maici DuarteHoffmann Junior, Vilmarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALFB_COLIN_2017_2_10.pdfapplication/pdf1835107http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/11585/1/FB_COLIN_2017_2_10.pdf1e47467e02e5c1a237f3273b88fef07eMD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/11585/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTFB_COLIN_2017_2_10.pdf.txtExtracted texttext/plain51345http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/11585/3/FB_COLIN_2017_2_10.pdf.txt84ffdd2302594413cf3a01357dc89e73MD53THUMBNAILFB_COLIN_2017_2_10.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1242http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/11585/4/FB_COLIN_2017_2_10.pdf.jpg83a3ba0e132485a4da6f148ab8914a96MD541/115852020-11-13 16:09:13.004oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-13T18:09:13Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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