Contenido Propuesta de Enseñanza Estudio de Soluciones del Tema Contaminación Ambiental con Estudiantes de Enseñanza Media
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12941 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo contextualizar o conteúdo Estudo das Soluções a partir do tema gerador Poluição Ambiental com a inserção dos conceitos de Demanda Química de Oxigênio (DQO) e Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), para auxiliar no processo de ensinar e aprendercapacitando os estudantes para interpretar e opinar sobre uma determinada água poluída, a partir dos conceitos científicos de Química ensinados em sala de aula. Tratou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. A mesma foi desenvolvida com uma turma do 2º ano do Ensino Médio. Para isso, foi realizada a organização de uma proposta de Ensino sobre o conteúdo Estudo das Soluções a partir do tema gerador Poluição Ambiental. O instrumento de coleta de dados partiu da aplicação de 2 questionários. O primeiro continha 5 questões das quais 3 eram objetivas e 2 eram subjetivas sobre o conteúdo Soluções. O segundo questionário continha 2 questões subjetivas sobre a proposta de ensino aplicada. Para a investigação dos questionários utilizou-se da análise de conteúdo de acordo com Bardin (2011). Diante dos resultados expostos, constatou-se, que cabe ao professor que é necessário a realização de aulas que possibilitem a aprendizagem dos educandos a desenvolverem uma visão crítica em torno dos aspectos ambientais, para que os mesmos, experimentem outras possibilidades de aprender Química. |
id |
UFFS-2_2beef5051f47993686332f47e900cc5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12941 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Contenido Propuesta de Enseñanza Estudio de Soluciones del Tema Contaminación Ambiental con Estudiantes de Enseñanza MediaContent Teaching Proposal Study of Solutions from the Environmental Pollution Theme with High School StudentsProposta de Ensino do Conteúdo Estudo das Soluções a partir da Temática Poluição Ambiental com Estudantes do Ensino MédioEste trabalho teve como objetivo contextualizar o conteúdo Estudo das Soluções a partir do tema gerador Poluição Ambiental com a inserção dos conceitos de Demanda Química de Oxigênio (DQO) e Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), para auxiliar no processo de ensinar e aprendercapacitando os estudantes para interpretar e opinar sobre uma determinada água poluída, a partir dos conceitos científicos de Química ensinados em sala de aula. Tratou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. A mesma foi desenvolvida com uma turma do 2º ano do Ensino Médio. Para isso, foi realizada a organização de uma proposta de Ensino sobre o conteúdo Estudo das Soluções a partir do tema gerador Poluição Ambiental. O instrumento de coleta de dados partiu da aplicação de 2 questionários. O primeiro continha 5 questões das quais 3 eram objetivas e 2 eram subjetivas sobre o conteúdo Soluções. O segundo questionário continha 2 questões subjetivas sobre a proposta de ensino aplicada. Para a investigação dos questionários utilizou-se da análise de conteúdo de acordo com Bardin (2011). Diante dos resultados expostos, constatou-se, que cabe ao professor que é necessário a realização de aulas que possibilitem a aprendizagem dos educandos a desenvolverem uma visão crítica em torno dos aspectos ambientais, para que os mesmos, experimentem outras possibilidades de aprender Química.This work aimed to contextualize the content Study of Solutions from the generating theme Environmental Pollution with the insertion of the concepts of Chemical Oxygen Demand (COD) and Biochemical Oxygen Demand (BOD), to assist in the teaching and learning process, enabling students to interpret and give an opinion about a certain polluted water, based on the scientific concepts of Chemistry taught in the classroom. It was qualitative research. It was developed with a class of the 2nd year of high school. For this, a teaching proposal was organized on the content Study of Solutions from the generating theme Environmental Pollution. The data collection instrument started with the application of 2 questionnaires. The first contained 5 questions of which 3 were objective and 2 were subjective about the Solutions content. The second questionnaire contained 2 subjective questions about the teaching proposal applied. For the investigation of the questionnaires, content analysis was used according to Bardin (2011). In view of the above results, it was found that it is up to the teacher that it is necessary to carry out classes that enable the students to learn to develop a critical view of environmental aspects, so that they experience other possibilities of learning Chemistry.Este trabajo tuvo como objetivo contextualizar el contenido Estudio de Soluciones del tema generador Contaminación Ambiental con la inserción de los conceptos de Demanda Química de Oxígeno (DQO) y Demanda Bioquímica de Oxígeno (DBO), para ayudar en el proceso de enseñanza y aprendizaje, capacitando a los estudiantes para interpretar y dar una opinión sobre una determinada agua contaminada, basándose en los conceptos científicos de Química enseñados en el aula. Fue una investigación cualitativa. Se desarrolló con una clase del 2° año de bachillerato. Para ello, se organizó una propuesta didáctica sobre el contenido Estudio de Soluciones a partir del tema generador Contaminación Ambiental. El instrumento de recolección de datos se inició con la aplicación de 2 cuestionarios. El primero contenía 5 preguntas de las cuales 3 eran objetivas y 2 subjetivas sobre el contenido de Soluciones. El segundo cuestionario contenía 2 preguntas subjetivas sobre la propuesta didáctica aplicada. Para la investigación de los cuestionarios se utilizó el análisis de contenido según Bardin (2011). En vista de los resultados anteriores, se constató que corresponde al docente la necesidad de realizar clases que permitan a los estudiantes aprender a desarrollar una visión crítica de los aspectos ambientales, para que experimenten otras posibilidades del aprendizaje de la Química.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1294110.36661/2595-4520.2022v5n4.12941Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 4 (2022): Revista Insignare Scientia; 336-3562595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12941/8662Copyright (c) 2022 Francisco Ferreira Dantas Filho, Jacqueline Pereira Gomeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Jacqueline PereiraDantas Filho, Francisco Ferreira2022-12-22T21:32:15Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12941Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-12-22T21:32:15Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contenido Propuesta de Enseñanza Estudio de Soluciones del Tema Contaminación Ambiental con Estudiantes de Enseñanza Media Content Teaching Proposal Study of Solutions from the Environmental Pollution Theme with High School Students Proposta de Ensino do Conteúdo Estudo das Soluções a partir da Temática Poluição Ambiental com Estudantes do Ensino Médio |
title |
Contenido Propuesta de Enseñanza Estudio de Soluciones del Tema Contaminación Ambiental con Estudiantes de Enseñanza Media |
spellingShingle |
Contenido Propuesta de Enseñanza Estudio de Soluciones del Tema Contaminación Ambiental con Estudiantes de Enseñanza Media Gomes, Jacqueline Pereira |
title_short |
Contenido Propuesta de Enseñanza Estudio de Soluciones del Tema Contaminación Ambiental con Estudiantes de Enseñanza Media |
title_full |
Contenido Propuesta de Enseñanza Estudio de Soluciones del Tema Contaminación Ambiental con Estudiantes de Enseñanza Media |
title_fullStr |
Contenido Propuesta de Enseñanza Estudio de Soluciones del Tema Contaminación Ambiental con Estudiantes de Enseñanza Media |
title_full_unstemmed |
Contenido Propuesta de Enseñanza Estudio de Soluciones del Tema Contaminación Ambiental con Estudiantes de Enseñanza Media |
title_sort |
Contenido Propuesta de Enseñanza Estudio de Soluciones del Tema Contaminación Ambiental con Estudiantes de Enseñanza Media |
author |
Gomes, Jacqueline Pereira |
author_facet |
Gomes, Jacqueline Pereira Dantas Filho, Francisco Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Dantas Filho, Francisco Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Jacqueline Pereira Dantas Filho, Francisco Ferreira |
description |
Este trabalho teve como objetivo contextualizar o conteúdo Estudo das Soluções a partir do tema gerador Poluição Ambiental com a inserção dos conceitos de Demanda Química de Oxigênio (DQO) e Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), para auxiliar no processo de ensinar e aprendercapacitando os estudantes para interpretar e opinar sobre uma determinada água poluída, a partir dos conceitos científicos de Química ensinados em sala de aula. Tratou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. A mesma foi desenvolvida com uma turma do 2º ano do Ensino Médio. Para isso, foi realizada a organização de uma proposta de Ensino sobre o conteúdo Estudo das Soluções a partir do tema gerador Poluição Ambiental. O instrumento de coleta de dados partiu da aplicação de 2 questionários. O primeiro continha 5 questões das quais 3 eram objetivas e 2 eram subjetivas sobre o conteúdo Soluções. O segundo questionário continha 2 questões subjetivas sobre a proposta de ensino aplicada. Para a investigação dos questionários utilizou-se da análise de conteúdo de acordo com Bardin (2011). Diante dos resultados expostos, constatou-se, que cabe ao professor que é necessário a realização de aulas que possibilitem a aprendizagem dos educandos a desenvolverem uma visão crítica em torno dos aspectos ambientais, para que os mesmos, experimentem outras possibilidades de aprender Química. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12941 10.36661/2595-4520.2022v5n4.12941 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12941 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2022v5n4.12941 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12941/8662 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Francisco Ferreira Dantas Filho, Jacqueline Pereira Gomes http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Francisco Ferreira Dantas Filho, Jacqueline Pereira Gomes http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 4 (2022): Revista Insignare Scientia; 336-356 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613744160768 |