O que tem a nos ensinar o processo de germinação do Feijão?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Costa Güllich, Roque Ismael
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11204
Resumo: Este relato de experiência é uma história narrada com a finalidade de apresentar à discussão pública ideias de Investigação e Pesquisa como propostas que dão assentamento ao Ensino de Ciências, como forma de desenvolvimento da Didática no Ensino Superior no que concerne a formação de novos professores de Ciências(Biológicas). Para tanto, tomo como referência um conjunto de aulas sobre a germinação do feijão desenvolvidas no componente curricular de Prática de Ensino sobre currículo e o ensino de Ciências, do Curso de Ciências Biológicas, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Cerro Largo, Estado do Rio Grande do Sul – RS, Brasil – BR, que são desenvolvidas tendo como espaço e tempo de ampliação um facegrupo do Facebook. A partir da experiência refletida tenciono o conceito de experimentação investigativa e contextual para avançar nas necessidades da investigação no ensino de Ciências, como aposta principal da qual decorrer odesenvolvimento profissional docente dos futuros professores, ao passo que também me coloco também como professor que aprende e ensina a ensinar, em meio às dificuldades que a docência em tempos contemporâneos nos impõe.
id UFFS-2_2eed2d8d62250e14153dda21e606b604
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11204
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling O que tem a nos ensinar o processo de germinação do Feijão?Este relato de experiência é uma história narrada com a finalidade de apresentar à discussão pública ideias de Investigação e Pesquisa como propostas que dão assentamento ao Ensino de Ciências, como forma de desenvolvimento da Didática no Ensino Superior no que concerne a formação de novos professores de Ciências(Biológicas). Para tanto, tomo como referência um conjunto de aulas sobre a germinação do feijão desenvolvidas no componente curricular de Prática de Ensino sobre currículo e o ensino de Ciências, do Curso de Ciências Biológicas, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Cerro Largo, Estado do Rio Grande do Sul – RS, Brasil – BR, que são desenvolvidas tendo como espaço e tempo de ampliação um facegrupo do Facebook. A partir da experiência refletida tenciono o conceito de experimentação investigativa e contextual para avançar nas necessidades da investigação no ensino de Ciências, como aposta principal da qual decorrer odesenvolvimento profissional docente dos futuros professores, ao passo que também me coloco também como professor que aprende e ensina a ensinar, em meio às dificuldades que a docência em tempos contemporâneos nos impõe.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1120410.36661/2595-4520.2019v2i3.11204Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 3 (2019): Edição Especial: Ciclos Formativos em Ensino de Ciências; 240-2542595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11204/7274Copyright (c) 2019 Roque Ismael da Costa Güllichhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Costa Güllich, Roque Ismael2021-07-13T05:25:31Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11204Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:25:31Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O que tem a nos ensinar o processo de germinação do Feijão?
title O que tem a nos ensinar o processo de germinação do Feijão?
spellingShingle O que tem a nos ensinar o processo de germinação do Feijão?
da Costa Güllich, Roque Ismael
title_short O que tem a nos ensinar o processo de germinação do Feijão?
title_full O que tem a nos ensinar o processo de germinação do Feijão?
title_fullStr O que tem a nos ensinar o processo de germinação do Feijão?
title_full_unstemmed O que tem a nos ensinar o processo de germinação do Feijão?
title_sort O que tem a nos ensinar o processo de germinação do Feijão?
author da Costa Güllich, Roque Ismael
author_facet da Costa Güllich, Roque Ismael
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Costa Güllich, Roque Ismael
description Este relato de experiência é uma história narrada com a finalidade de apresentar à discussão pública ideias de Investigação e Pesquisa como propostas que dão assentamento ao Ensino de Ciências, como forma de desenvolvimento da Didática no Ensino Superior no que concerne a formação de novos professores de Ciências(Biológicas). Para tanto, tomo como referência um conjunto de aulas sobre a germinação do feijão desenvolvidas no componente curricular de Prática de Ensino sobre currículo e o ensino de Ciências, do Curso de Ciências Biológicas, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Cerro Largo, Estado do Rio Grande do Sul – RS, Brasil – BR, que são desenvolvidas tendo como espaço e tempo de ampliação um facegrupo do Facebook. A partir da experiência refletida tenciono o conceito de experimentação investigativa e contextual para avançar nas necessidades da investigação no ensino de Ciências, como aposta principal da qual decorrer odesenvolvimento profissional docente dos futuros professores, ao passo que também me coloco também como professor que aprende e ensina a ensinar, em meio às dificuldades que a docência em tempos contemporâneos nos impõe.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11204
10.36661/2595-4520.2019v2i3.11204
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11204
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2019v2i3.11204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11204/7274
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Roque Ismael da Costa Güllich
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Roque Ismael da Costa Güllich
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 3 (2019): Edição Especial: Ciclos Formativos em Ensino de Ciências; 240-254
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612377866240