O que tem a nos ensinar o processo de germinação do Feijão?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11204 |
Resumo: | Este relato de experiência é uma história narrada com a finalidade de apresentar à discussão pública ideias de Investigação e Pesquisa como propostas que dão assentamento ao Ensino de Ciências, como forma de desenvolvimento da Didática no Ensino Superior no que concerne a formação de novos professores de Ciências(Biológicas). Para tanto, tomo como referência um conjunto de aulas sobre a germinação do feijão desenvolvidas no componente curricular de Prática de Ensino sobre currículo e o ensino de Ciências, do Curso de Ciências Biológicas, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Cerro Largo, Estado do Rio Grande do Sul – RS, Brasil – BR, que são desenvolvidas tendo como espaço e tempo de ampliação um facegrupo do Facebook. A partir da experiência refletida tenciono o conceito de experimentação investigativa e contextual para avançar nas necessidades da investigação no ensino de Ciências, como aposta principal da qual decorrer odesenvolvimento profissional docente dos futuros professores, ao passo que também me coloco também como professor que aprende e ensina a ensinar, em meio às dificuldades que a docência em tempos contemporâneos nos impõe. |
id |
UFFS-2_2eed2d8d62250e14153dda21e606b604 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11204 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
O que tem a nos ensinar o processo de germinação do Feijão?Este relato de experiência é uma história narrada com a finalidade de apresentar à discussão pública ideias de Investigação e Pesquisa como propostas que dão assentamento ao Ensino de Ciências, como forma de desenvolvimento da Didática no Ensino Superior no que concerne a formação de novos professores de Ciências(Biológicas). Para tanto, tomo como referência um conjunto de aulas sobre a germinação do feijão desenvolvidas no componente curricular de Prática de Ensino sobre currículo e o ensino de Ciências, do Curso de Ciências Biológicas, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Cerro Largo, Estado do Rio Grande do Sul – RS, Brasil – BR, que são desenvolvidas tendo como espaço e tempo de ampliação um facegrupo do Facebook. A partir da experiência refletida tenciono o conceito de experimentação investigativa e contextual para avançar nas necessidades da investigação no ensino de Ciências, como aposta principal da qual decorrer odesenvolvimento profissional docente dos futuros professores, ao passo que também me coloco também como professor que aprende e ensina a ensinar, em meio às dificuldades que a docência em tempos contemporâneos nos impõe.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1120410.36661/2595-4520.2019v2i3.11204Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 3 (2019): Edição Especial: Ciclos Formativos em Ensino de Ciências; 240-2542595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11204/7274Copyright (c) 2019 Roque Ismael da Costa Güllichhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Costa Güllich, Roque Ismael2021-07-13T05:25:31Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11204Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:25:31Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que tem a nos ensinar o processo de germinação do Feijão? |
title |
O que tem a nos ensinar o processo de germinação do Feijão? |
spellingShingle |
O que tem a nos ensinar o processo de germinação do Feijão? da Costa Güllich, Roque Ismael |
title_short |
O que tem a nos ensinar o processo de germinação do Feijão? |
title_full |
O que tem a nos ensinar o processo de germinação do Feijão? |
title_fullStr |
O que tem a nos ensinar o processo de germinação do Feijão? |
title_full_unstemmed |
O que tem a nos ensinar o processo de germinação do Feijão? |
title_sort |
O que tem a nos ensinar o processo de germinação do Feijão? |
author |
da Costa Güllich, Roque Ismael |
author_facet |
da Costa Güllich, Roque Ismael |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Costa Güllich, Roque Ismael |
description |
Este relato de experiência é uma história narrada com a finalidade de apresentar à discussão pública ideias de Investigação e Pesquisa como propostas que dão assentamento ao Ensino de Ciências, como forma de desenvolvimento da Didática no Ensino Superior no que concerne a formação de novos professores de Ciências(Biológicas). Para tanto, tomo como referência um conjunto de aulas sobre a germinação do feijão desenvolvidas no componente curricular de Prática de Ensino sobre currículo e o ensino de Ciências, do Curso de Ciências Biológicas, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Cerro Largo, Estado do Rio Grande do Sul – RS, Brasil – BR, que são desenvolvidas tendo como espaço e tempo de ampliação um facegrupo do Facebook. A partir da experiência refletida tenciono o conceito de experimentação investigativa e contextual para avançar nas necessidades da investigação no ensino de Ciências, como aposta principal da qual decorrer odesenvolvimento profissional docente dos futuros professores, ao passo que também me coloco também como professor que aprende e ensina a ensinar, em meio às dificuldades que a docência em tempos contemporâneos nos impõe. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11204 10.36661/2595-4520.2019v2i3.11204 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11204 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2019v2i3.11204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11204/7274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Roque Ismael da Costa Güllich http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Roque Ismael da Costa Güllich http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 3 (2019): Edição Especial: Ciclos Formativos em Ensino de Ciências; 240-254 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612377866240 |