Formação de professores de ciências para a promoção do pensamento crítico no Brasil: estado da arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Da Costa Güllich, Roque Ismael
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vieira, Rui Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32596
Resumo: A perspectiva do Pensamento Crítico (PC) como organizador do currículo de ensino e da formação inspira avanços em estudos brasileiros, a fim de verificar/produzir/compreender como desenvolver estratégias que promovam uma formação crítica em Ciências. Assim, a partir de um estudo bibliográfico de revisão da literatura na Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no Banco de Teses da CAPES1 , tendo como palavras-chave: pensamento crítico e pensamento. Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir as principais produções científicas que tem o escopo no PC como estratégia de ensino e formação de professores, circunscritas a área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT). O panorama inicial demonstrou que os trabalhos são em número reduzido, sendo vários destes de autores estrangeiros, o que demonstra o estado inicial desta linha de pesquisa do ensino de Ciências em contexto brasileiro.
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