Mostras de Ciências na Escola: aspectos teórico-práticos da pesquisa em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11777 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo investigar as compreensões sobre Mostras de Ciências de professores participantes do I Curso Online de formação de professores sobre Feiras e Mostras Científicas. Nesse sentido, o olhar se deu sob registros realizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem em que o curso foi ofertado, tendo como indagação fenomenológica norteadora: O que é isso que se mostra sobre Mostras de Ciências, nos registros dos professores participantes da formação? Organizamos a análise dessas informações, a partir dos princípios da Análise Textual Discursiva (ATD), em que assumimos esse processo de análise como sendo auto-organizado da construção de novas compreensões sobre a pesquisa em sala de aula com vista a promoção de Mostras de Ciências na escola. Significamos que esses espaços não-formais de ensino e de aprendizagem nas escolas, propiciam o desenvolvimento de ações de pesquisa desde a sala de aula, abrangendo interações entre diferentes sujeitos. Assim como, potencializa o desenvolvimento de ações interdisciplinares, que vão além da prática realizada, oportunizando o trabalho com conteúdo conceituais, procedimentais e atitudinais. |
id |
UFFS-2_36a16484317d73c3ce76fa1b372ff1bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11777 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Mostras de Ciências na Escola: aspectos teórico-práticos da pesquisa em sala de aulaO presente trabalho teve como objetivo investigar as compreensões sobre Mostras de Ciências de professores participantes do I Curso Online de formação de professores sobre Feiras e Mostras Científicas. Nesse sentido, o olhar se deu sob registros realizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem em que o curso foi ofertado, tendo como indagação fenomenológica norteadora: O que é isso que se mostra sobre Mostras de Ciências, nos registros dos professores participantes da formação? Organizamos a análise dessas informações, a partir dos princípios da Análise Textual Discursiva (ATD), em que assumimos esse processo de análise como sendo auto-organizado da construção de novas compreensões sobre a pesquisa em sala de aula com vista a promoção de Mostras de Ciências na escola. Significamos que esses espaços não-formais de ensino e de aprendizagem nas escolas, propiciam o desenvolvimento de ações de pesquisa desde a sala de aula, abrangendo interações entre diferentes sujeitos. Assim como, potencializa o desenvolvimento de ações interdisciplinares, que vão além da prática realizada, oportunizando o trabalho com conteúdo conceituais, procedimentais e atitudinais.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1177710.36661/2595-4520.2020v3i3.11777Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 3 (2020): Edição Especial: A Pesquisa como Princípio Pedagógico; 46-632595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11777/7516Copyright (c) 2020 Charles dos Santos Guidotti, Rafaele Rodrigues de Araujohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuidotti, Charles dos Santosde Araujo, Rafaele Rodrigues2021-07-13T05:23:20Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11777Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:23:20Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mostras de Ciências na Escola: aspectos teórico-práticos da pesquisa em sala de aula |
title |
Mostras de Ciências na Escola: aspectos teórico-práticos da pesquisa em sala de aula |
spellingShingle |
Mostras de Ciências na Escola: aspectos teórico-práticos da pesquisa em sala de aula Guidotti, Charles dos Santos |
title_short |
Mostras de Ciências na Escola: aspectos teórico-práticos da pesquisa em sala de aula |
title_full |
Mostras de Ciências na Escola: aspectos teórico-práticos da pesquisa em sala de aula |
title_fullStr |
Mostras de Ciências na Escola: aspectos teórico-práticos da pesquisa em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Mostras de Ciências na Escola: aspectos teórico-práticos da pesquisa em sala de aula |
title_sort |
Mostras de Ciências na Escola: aspectos teórico-práticos da pesquisa em sala de aula |
author |
Guidotti, Charles dos Santos |
author_facet |
Guidotti, Charles dos Santos de Araujo, Rafaele Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
de Araujo, Rafaele Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guidotti, Charles dos Santos de Araujo, Rafaele Rodrigues |
description |
O presente trabalho teve como objetivo investigar as compreensões sobre Mostras de Ciências de professores participantes do I Curso Online de formação de professores sobre Feiras e Mostras Científicas. Nesse sentido, o olhar se deu sob registros realizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem em que o curso foi ofertado, tendo como indagação fenomenológica norteadora: O que é isso que se mostra sobre Mostras de Ciências, nos registros dos professores participantes da formação? Organizamos a análise dessas informações, a partir dos princípios da Análise Textual Discursiva (ATD), em que assumimos esse processo de análise como sendo auto-organizado da construção de novas compreensões sobre a pesquisa em sala de aula com vista a promoção de Mostras de Ciências na escola. Significamos que esses espaços não-formais de ensino e de aprendizagem nas escolas, propiciam o desenvolvimento de ações de pesquisa desde a sala de aula, abrangendo interações entre diferentes sujeitos. Assim como, potencializa o desenvolvimento de ações interdisciplinares, que vão além da prática realizada, oportunizando o trabalho com conteúdo conceituais, procedimentais e atitudinais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11777 10.36661/2595-4520.2020v3i3.11777 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11777 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i3.11777 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11777/7516 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Charles dos Santos Guidotti, Rafaele Rodrigues de Araujo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Charles dos Santos Guidotti, Rafaele Rodrigues de Araujo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 3 (2020): Edição Especial: A Pesquisa como Princípio Pedagógico; 46-63 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612800442368 |