Mostras de Ciências na Escola: aspectos teórico-práticos da pesquisa em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guidotti, Charles dos Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Araujo, Rafaele Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11777
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar as compreensões sobre Mostras de Ciências de professores participantes do I Curso Online de formação de professores sobre Feiras e Mostras Científicas. Nesse sentido, o olhar se deu sob registros realizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem em que o curso foi ofertado, tendo como indagação fenomenológica norteadora: O que é isso que se mostra sobre Mostras de Ciências, nos registros dos professores participantes da formação? Organizamos a análise dessas informações, a partir dos princípios da Análise Textual Discursiva (ATD), em que assumimos esse processo de análise como sendo auto-organizado da construção de novas compreensões sobre a pesquisa em sala de aula com vista a promoção de Mostras de Ciências na escola. Significamos que esses espaços não-formais de ensino e de aprendizagem nas escolas, propiciam o desenvolvimento de ações de pesquisa desde a sala de aula, abrangendo interações entre diferentes sujeitos. Assim como, potencializa o desenvolvimento de ações interdisciplinares, que vão além da prática realizada, oportunizando o trabalho com conteúdo conceituais, procedimentais e atitudinais.
id UFFS-2_36a16484317d73c3ce76fa1b372ff1bf
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11777
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Mostras de Ciências na Escola: aspectos teórico-práticos da pesquisa em sala de aulaO presente trabalho teve como objetivo investigar as compreensões sobre Mostras de Ciências de professores participantes do I Curso Online de formação de professores sobre Feiras e Mostras Científicas. Nesse sentido, o olhar se deu sob registros realizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem em que o curso foi ofertado, tendo como indagação fenomenológica norteadora: O que é isso que se mostra sobre Mostras de Ciências, nos registros dos professores participantes da formação? Organizamos a análise dessas informações, a partir dos princípios da Análise Textual Discursiva (ATD), em que assumimos esse processo de análise como sendo auto-organizado da construção de novas compreensões sobre a pesquisa em sala de aula com vista a promoção de Mostras de Ciências na escola. Significamos que esses espaços não-formais de ensino e de aprendizagem nas escolas, propiciam o desenvolvimento de ações de pesquisa desde a sala de aula, abrangendo interações entre diferentes sujeitos. Assim como, potencializa o desenvolvimento de ações interdisciplinares, que vão além da prática realizada, oportunizando o trabalho com conteúdo conceituais, procedimentais e atitudinais.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1177710.36661/2595-4520.2020v3i3.11777Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 3 (2020): Edição Especial: A Pesquisa como Princípio Pedagógico; 46-632595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11777/7516Copyright (c) 2020 Charles dos Santos Guidotti, Rafaele Rodrigues de Araujohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuidotti, Charles dos Santosde Araujo, Rafaele Rodrigues2021-07-13T05:23:20Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11777Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:23:20Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Mostras de Ciências na Escola: aspectos teórico-práticos da pesquisa em sala de aula
title Mostras de Ciências na Escola: aspectos teórico-práticos da pesquisa em sala de aula
spellingShingle Mostras de Ciências na Escola: aspectos teórico-práticos da pesquisa em sala de aula
Guidotti, Charles dos Santos
title_short Mostras de Ciências na Escola: aspectos teórico-práticos da pesquisa em sala de aula
title_full Mostras de Ciências na Escola: aspectos teórico-práticos da pesquisa em sala de aula
title_fullStr Mostras de Ciências na Escola: aspectos teórico-práticos da pesquisa em sala de aula
title_full_unstemmed Mostras de Ciências na Escola: aspectos teórico-práticos da pesquisa em sala de aula
title_sort Mostras de Ciências na Escola: aspectos teórico-práticos da pesquisa em sala de aula
author Guidotti, Charles dos Santos
author_facet Guidotti, Charles dos Santos
de Araujo, Rafaele Rodrigues
author_role author
author2 de Araujo, Rafaele Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guidotti, Charles dos Santos
de Araujo, Rafaele Rodrigues
description O presente trabalho teve como objetivo investigar as compreensões sobre Mostras de Ciências de professores participantes do I Curso Online de formação de professores sobre Feiras e Mostras Científicas. Nesse sentido, o olhar se deu sob registros realizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem em que o curso foi ofertado, tendo como indagação fenomenológica norteadora: O que é isso que se mostra sobre Mostras de Ciências, nos registros dos professores participantes da formação? Organizamos a análise dessas informações, a partir dos princípios da Análise Textual Discursiva (ATD), em que assumimos esse processo de análise como sendo auto-organizado da construção de novas compreensões sobre a pesquisa em sala de aula com vista a promoção de Mostras de Ciências na escola. Significamos que esses espaços não-formais de ensino e de aprendizagem nas escolas, propiciam o desenvolvimento de ações de pesquisa desde a sala de aula, abrangendo interações entre diferentes sujeitos. Assim como, potencializa o desenvolvimento de ações interdisciplinares, que vão além da prática realizada, oportunizando o trabalho com conteúdo conceituais, procedimentais e atitudinais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11777
10.36661/2595-4520.2020v3i3.11777
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11777
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i3.11777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11777/7516
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Charles dos Santos Guidotti, Rafaele Rodrigues de Araujo
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Charles dos Santos Guidotti, Rafaele Rodrigues de Araujo
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 3 (2020): Edição Especial: A Pesquisa como Princípio Pedagógico; 46-63
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612800442368