HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: aspectos teóricos e práticos para a sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristina Rothier Duarte
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ana Paula Serafim Marques da Silva, Girlene Marques Formiga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1593
Resumo: Desde o final do século XIX, as histórias em quadrinhos vêm encantando crianças e adultos. No entanto, as narrativas quadrinizadas não se limitam a histórias originais, de modo que é cada vez mais frequente sua presença como adaptações de obras literárias. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo geral trazer uma abordagem teórico-prática da chamada nona arte conjugada à apresentação de uma proposta metodológica para seu emprego em sala de aula, mediante a adaptação do conto A p r i n c e s a e o g r ã o d e e r v i lha (1978), de Hans Christian Andersen, realizada por Stephanie True Peters (2014). A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo-interpretativo.
id UERN-5_8eb7ae1c3c17f21a64cc02d754998525
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1593
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: aspectos teóricos e práticos para a sala de aula História em quadrinhosAdaptaçãoLeituraDesde o final do século XIX, as histórias em quadrinhos vêm encantando crianças e adultos. No entanto, as narrativas quadrinizadas não se limitam a histórias originais, de modo que é cada vez mais frequente sua presença como adaptações de obras literárias. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo geral trazer uma abordagem teórico-prática da chamada nona arte conjugada à apresentação de uma proposta metodológica para seu emprego em sala de aula, mediante a adaptação do conto A p r i n c e s a e o g r ã o d e e r v i lha (1978), de Hans Christian Andersen, realizada por Stephanie True Peters (2014). A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo-interpretativo.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1593Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 11 (2018): RECEI: Ensino, pesquisa e interdisciplinaridade no contexto escolar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1593/1531Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessCristina Rothier Duarte Ana Paula Serafim Marques da Silva Girlene Marques Formiga 2020-04-22T00:59:30Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1593Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-04-22T00:59:30Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: aspectos teóricos e práticos para a sala de aula
title HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: aspectos teóricos e práticos para a sala de aula
spellingShingle HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: aspectos teóricos e práticos para a sala de aula
Cristina Rothier Duarte
História em quadrinhos
Adaptação
Leitura
title_short HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: aspectos teóricos e práticos para a sala de aula
title_full HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: aspectos teóricos e práticos para a sala de aula
title_fullStr HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: aspectos teóricos e práticos para a sala de aula
title_full_unstemmed HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: aspectos teóricos e práticos para a sala de aula
title_sort HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: aspectos teóricos e práticos para a sala de aula
author Cristina Rothier Duarte
author_facet Cristina Rothier Duarte
Ana Paula Serafim Marques da Silva
Girlene Marques Formiga
author_role author
author2 Ana Paula Serafim Marques da Silva
Girlene Marques Formiga
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristina Rothier Duarte
Ana Paula Serafim Marques da Silva
Girlene Marques Formiga
dc.subject.por.fl_str_mv História em quadrinhos
Adaptação
Leitura
topic História em quadrinhos
Adaptação
Leitura
description Desde o final do século XIX, as histórias em quadrinhos vêm encantando crianças e adultos. No entanto, as narrativas quadrinizadas não se limitam a histórias originais, de modo que é cada vez mais frequente sua presença como adaptações de obras literárias. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo geral trazer uma abordagem teórico-prática da chamada nona arte conjugada à apresentação de uma proposta metodológica para seu emprego em sala de aula, mediante a adaptação do conto A p r i n c e s a e o g r ã o d e e r v i lha (1978), de Hans Christian Andersen, realizada por Stephanie True Peters (2014). A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo-interpretativo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1593
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1593/1531
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 11 (2018): RECEI: Ensino, pesquisa e interdisciplinaridade no contexto escolar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125149515776