HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: aspectos teóricos e práticos para a sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1593 |
Resumo: | Desde o final do século XIX, as histórias em quadrinhos vêm encantando crianças e adultos. No entanto, as narrativas quadrinizadas não se limitam a histórias originais, de modo que é cada vez mais frequente sua presença como adaptações de obras literárias. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo geral trazer uma abordagem teórico-prática da chamada nona arte conjugada à apresentação de uma proposta metodológica para seu emprego em sala de aula, mediante a adaptação do conto A p r i n c e s a e o g r ã o d e e r v i lha (1978), de Hans Christian Andersen, realizada por Stephanie True Peters (2014). A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo-interpretativo. |
id |
UERN-5_8eb7ae1c3c17f21a64cc02d754998525 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1593 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: aspectos teóricos e práticos para a sala de aula História em quadrinhosAdaptaçãoLeituraDesde o final do século XIX, as histórias em quadrinhos vêm encantando crianças e adultos. No entanto, as narrativas quadrinizadas não se limitam a histórias originais, de modo que é cada vez mais frequente sua presença como adaptações de obras literárias. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo geral trazer uma abordagem teórico-prática da chamada nona arte conjugada à apresentação de uma proposta metodológica para seu emprego em sala de aula, mediante a adaptação do conto A p r i n c e s a e o g r ã o d e e r v i lha (1978), de Hans Christian Andersen, realizada por Stephanie True Peters (2014). A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo-interpretativo.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1593Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 11 (2018): RECEI: Ensino, pesquisa e interdisciplinaridade no contexto escolar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1593/1531Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessCristina Rothier Duarte Ana Paula Serafim Marques da Silva Girlene Marques Formiga 2020-04-22T00:59:30Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1593Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-04-22T00:59:30Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: aspectos teóricos e práticos para a sala de aula |
title |
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: aspectos teóricos e práticos para a sala de aula |
spellingShingle |
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: aspectos teóricos e práticos para a sala de aula Cristina Rothier Duarte História em quadrinhos Adaptação Leitura |
title_short |
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: aspectos teóricos e práticos para a sala de aula |
title_full |
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: aspectos teóricos e práticos para a sala de aula |
title_fullStr |
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: aspectos teóricos e práticos para a sala de aula |
title_full_unstemmed |
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: aspectos teóricos e práticos para a sala de aula |
title_sort |
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: aspectos teóricos e práticos para a sala de aula |
author |
Cristina Rothier Duarte |
author_facet |
Cristina Rothier Duarte Ana Paula Serafim Marques da Silva Girlene Marques Formiga |
author_role |
author |
author2 |
Ana Paula Serafim Marques da Silva Girlene Marques Formiga |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristina Rothier Duarte Ana Paula Serafim Marques da Silva Girlene Marques Formiga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História em quadrinhos Adaptação Leitura |
topic |
História em quadrinhos Adaptação Leitura |
description |
Desde o final do século XIX, as histórias em quadrinhos vêm encantando crianças e adultos. No entanto, as narrativas quadrinizadas não se limitam a histórias originais, de modo que é cada vez mais frequente sua presença como adaptações de obras literárias. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo geral trazer uma abordagem teórico-prática da chamada nona arte conjugada à apresentação de uma proposta metodológica para seu emprego em sala de aula, mediante a adaptação do conto A p r i n c e s a e o g r ã o d e e r v i lha (1978), de Hans Christian Andersen, realizada por Stephanie True Peters (2014). A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo-interpretativo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1593 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1593/1531 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 11 (2018): RECEI: Ensino, pesquisa e interdisciplinaridade no contexto escolar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125149515776 |