La ciencia y la investigación vistos por estudiantes de octavo grado de escuela primaria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Greiciane Grubert
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santa Maria, Dirlene Melo, André Dal-Farra, Rossano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13660
Resumo: A realização de atividades investigativas na escola contribui decisivamente para que os estudantes desenvolvam uma compreensão mais acurada a respeito das mais variadas temáticas. Com base nessa premissa a presente pesquisa foi realizada com alunos do oitavo ano de uma escola particular de Cachoeirinha/RS durante o ano de 2020, envolvendo a aplicação de questionário pré-atividades, a anotação das observações em diário de campo, atividades de pesquisas realizadas pelos alunos e questionário pós-atividades. O fato de integrar dados quantitativos, analisados com Estatística Inferencial, e qualitativos, examinados com a Análise de Conteúdo, configura o processo investigativo como uma Pesquisa com Métodos Mistos. Durante as atividades foi possível constatar que os alunos possuíam um moderado entendimento prévio em relação à Ciência e à pesquisa escolar, assim como foi observado um aprimoramento na capacidade de realização de pesquisas, com os estudantes ampliando sua compreensão sobre os assuntos estudados, além de perceberem a importância da utilização de fontes confiáveis nas consultas realizadas na internet.
id UFFS-2_36c216c440a878a9209523f36f8be90b
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/13660
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling La ciencia y la investigación vistos por estudiantes de octavo grado de escuela primariaScience and research in the view of eighth grade students of middle schoolA ciência e a pesquisa no olhar de estudantes do oitavo ano do ensino fundamentalA realização de atividades investigativas na escola contribui decisivamente para que os estudantes desenvolvam uma compreensão mais acurada a respeito das mais variadas temáticas. Com base nessa premissa a presente pesquisa foi realizada com alunos do oitavo ano de uma escola particular de Cachoeirinha/RS durante o ano de 2020, envolvendo a aplicação de questionário pré-atividades, a anotação das observações em diário de campo, atividades de pesquisas realizadas pelos alunos e questionário pós-atividades. O fato de integrar dados quantitativos, analisados com Estatística Inferencial, e qualitativos, examinados com a Análise de Conteúdo, configura o processo investigativo como uma Pesquisa com Métodos Mistos. Durante as atividades foi possível constatar que os alunos possuíam um moderado entendimento prévio em relação à Ciência e à pesquisa escolar, assim como foi observado um aprimoramento na capacidade de realização de pesquisas, com os estudantes ampliando sua compreensão sobre os assuntos estudados, além de perceberem a importância da utilização de fontes confiáveis nas consultas realizadas na internet.The realization of investigative activities in school contributes decisively for students to develop a more accurate understanding of the most varied themes. Based on this premise, the present research was carried out with eighth-grade students of a private school in Cachoeirinha/RS during the year 2020, involving the application of a pre-activities questionnaire, the annotation of observations in a logbook, research activities performed by students and a post-activities questionnaire. The fact of integrating quantitative data, analyzed with Inferential Statistics, and qualitative data, examined with Content Analysis, configures the investigative process as a Mixed Methods Research. During the activities it was possible to verify that the students had a moderate previous understanding in relation to science and school research, as well as it was observed an improvement in the ability to carry out research, with the students expanding their understanding of the subjects studied, besides realizing the importance of using reliable sources when consulting the internet. La realización de actividades de investigación en la escuela contribuye decisivamente a que los alumnos desarrollen una comprensión más precisa sobre los más variados temas. A partir de esta premisa se realizó la presente investigación con alumnos de octavo grado de una escuela pública de Cachoeirinha/RS durante el año 2020, involucrando la aplicación del cuestionario de pre-actividades, la anotación de las observaciones en um diário de campo, las actividades de investigación realizadas por los alumnos y el cuestionario de post-actividades. El hecho de integrar datos cuantitativos, analizados con la Estadística Inferencial, y datos cualitativos, examinados con el Análisis de Contenido, configura el proceso de investigación como una Investigación de Métodos Mixtos. Durante las actividades se pudo comprobar que los alumnos tenían una comprensión previa moderada en relación con la Ciencia y la investigación escolar, así como se observó una mejora en la capacidad de realización de la investigación, ampliando los alumnos su comprensión sobre los temas estudiados, además de percibir la importancia del uso de fuentes fiables en las consultas realizadas a través de internet. Universidade Federal da Fronteira Sul2023-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1366010.36661/2595-4520.2023v6n3.13660Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 3 (2023): Revista Insignare Scientia - Edição Especial: "Ekos do Sul: pesquisas e relatos de Educação em Biologia"; 47-702595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13660/8885http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Greiciane GrubertSanta Maria, Dirlene MeloAndré Dal-Farra, Rossano2023-06-23T14:39:41Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13660Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2023-06-23T14:39:41Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv La ciencia y la investigación vistos por estudiantes de octavo grado de escuela primaria
Science and research in the view of eighth grade students of middle school
A ciência e a pesquisa no olhar de estudantes do oitavo ano do ensino fundamental
title La ciencia y la investigación vistos por estudiantes de octavo grado de escuela primaria
spellingShingle La ciencia y la investigación vistos por estudiantes de octavo grado de escuela primaria
da Silva, Greiciane Grubert
title_short La ciencia y la investigación vistos por estudiantes de octavo grado de escuela primaria
title_full La ciencia y la investigación vistos por estudiantes de octavo grado de escuela primaria
title_fullStr La ciencia y la investigación vistos por estudiantes de octavo grado de escuela primaria
title_full_unstemmed La ciencia y la investigación vistos por estudiantes de octavo grado de escuela primaria
title_sort La ciencia y la investigación vistos por estudiantes de octavo grado de escuela primaria
author da Silva, Greiciane Grubert
author_facet da Silva, Greiciane Grubert
Santa Maria, Dirlene Melo
André Dal-Farra, Rossano
author_role author
author2 Santa Maria, Dirlene Melo
André Dal-Farra, Rossano
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Greiciane Grubert
Santa Maria, Dirlene Melo
André Dal-Farra, Rossano
description A realização de atividades investigativas na escola contribui decisivamente para que os estudantes desenvolvam uma compreensão mais acurada a respeito das mais variadas temáticas. Com base nessa premissa a presente pesquisa foi realizada com alunos do oitavo ano de uma escola particular de Cachoeirinha/RS durante o ano de 2020, envolvendo a aplicação de questionário pré-atividades, a anotação das observações em diário de campo, atividades de pesquisas realizadas pelos alunos e questionário pós-atividades. O fato de integrar dados quantitativos, analisados com Estatística Inferencial, e qualitativos, examinados com a Análise de Conteúdo, configura o processo investigativo como uma Pesquisa com Métodos Mistos. Durante as atividades foi possível constatar que os alunos possuíam um moderado entendimento prévio em relação à Ciência e à pesquisa escolar, assim como foi observado um aprimoramento na capacidade de realização de pesquisas, com os estudantes ampliando sua compreensão sobre os assuntos estudados, além de perceberem a importância da utilização de fontes confiáveis nas consultas realizadas na internet.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13660
10.36661/2595-4520.2023v6n3.13660
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13660
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2023v6n3.13660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13660/8885
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 3 (2023): Revista Insignare Scientia - Edição Especial: "Ekos do Sul: pesquisas e relatos de Educação em Biologia"; 47-70
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221614713044992