Dominó do Heredograma: encontro entre Signos das Ciências da Natureza e Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11580 |
Resumo: | Objetiva-se nesse estudo apresentar um jogo de dominó, utilizando heredogramas como temática articuladora entre a área das Ciências da Natureza (CN) e a área de Matemática (M). Trata-se de um produto educacional resultado da disciplina Ensino de Ciências e Matemática para Infância de um Mestrado Profissional de universidade do sul do Brasil. Foi construído um jogo de dominó envolvendo geometria e os signos dos heredogramas para facilitar a compreensão de conceitos da CN e M em perspectiva interdisciplinar. O Jogo foi aplicado junto a uma classe de estudantes e validado em um evento universitário. Portanto, após a aplicação e validação do jogo de “Dominó do heredograma” que explorou formas geométricas transpostas em símbolos empregado em heredogramas constatou-se que esse contribuiu positivamente no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e, dessa forma pode ser replicado e recontextualizado para outras situações de ensino e etapas escolares. |
id |
UFFS-2_471e2dae0e4b15265b5736dbab19f5d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11580 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Dominó do Heredograma: encontro entre Signos das Ciências da Natureza e MatemáticaObjetiva-se nesse estudo apresentar um jogo de dominó, utilizando heredogramas como temática articuladora entre a área das Ciências da Natureza (CN) e a área de Matemática (M). Trata-se de um produto educacional resultado da disciplina Ensino de Ciências e Matemática para Infância de um Mestrado Profissional de universidade do sul do Brasil. Foi construído um jogo de dominó envolvendo geometria e os signos dos heredogramas para facilitar a compreensão de conceitos da CN e M em perspectiva interdisciplinar. O Jogo foi aplicado junto a uma classe de estudantes e validado em um evento universitário. Portanto, após a aplicação e validação do jogo de “Dominó do heredograma” que explorou formas geométricas transpostas em símbolos empregado em heredogramas constatou-se que esse contribuiu positivamente no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e, dessa forma pode ser replicado e recontextualizado para outras situações de ensino e etapas escolares.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1158010.36661/2595-4520.2020v3i2.11580Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 428-4422595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11580/7489Copyright (c) 2020 Andressa Venturini, Rosemar de Fátima Vestenahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVenturini, AndressaVestena, Rosemar de Fátima2021-07-13T05:23:30Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11580Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:23:30Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dominó do Heredograma: encontro entre Signos das Ciências da Natureza e Matemática |
title |
Dominó do Heredograma: encontro entre Signos das Ciências da Natureza e Matemática |
spellingShingle |
Dominó do Heredograma: encontro entre Signos das Ciências da Natureza e Matemática Venturini, Andressa |
title_short |
Dominó do Heredograma: encontro entre Signos das Ciências da Natureza e Matemática |
title_full |
Dominó do Heredograma: encontro entre Signos das Ciências da Natureza e Matemática |
title_fullStr |
Dominó do Heredograma: encontro entre Signos das Ciências da Natureza e Matemática |
title_full_unstemmed |
Dominó do Heredograma: encontro entre Signos das Ciências da Natureza e Matemática |
title_sort |
Dominó do Heredograma: encontro entre Signos das Ciências da Natureza e Matemática |
author |
Venturini, Andressa |
author_facet |
Venturini, Andressa Vestena, Rosemar de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Vestena, Rosemar de Fátima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Venturini, Andressa Vestena, Rosemar de Fátima |
description |
Objetiva-se nesse estudo apresentar um jogo de dominó, utilizando heredogramas como temática articuladora entre a área das Ciências da Natureza (CN) e a área de Matemática (M). Trata-se de um produto educacional resultado da disciplina Ensino de Ciências e Matemática para Infância de um Mestrado Profissional de universidade do sul do Brasil. Foi construído um jogo de dominó envolvendo geometria e os signos dos heredogramas para facilitar a compreensão de conceitos da CN e M em perspectiva interdisciplinar. O Jogo foi aplicado junto a uma classe de estudantes e validado em um evento universitário. Portanto, após a aplicação e validação do jogo de “Dominó do heredograma” que explorou formas geométricas transpostas em símbolos empregado em heredogramas constatou-se que esse contribuiu positivamente no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e, dessa forma pode ser replicado e recontextualizado para outras situações de ensino e etapas escolares. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11580 10.36661/2595-4520.2020v3i2.11580 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11580 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i2.11580 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11580/7489 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Andressa Venturini, Rosemar de Fátima Vestena http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Andressa Venturini, Rosemar de Fátima Vestena http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 428-442 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612778422272 |