Representações familiares nos anos iniciais do ensino fundamental: desenhos, genealogias e heredogramas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2940 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar as três formas de representações da própria família do estudante trabalhadas nas escolas nos anos iniciais do ensino fundamental: desenhos livres, árvores genealógicas e heredogramas e verificar tanto as implicações relacionadas ao modo de estruturar a família quanto à inclusão e progresso dos conceitos científicos das Ciências da Natureza. A pesquisa é de abordagem qualitativa. Após revisão bibliográfica sobre os diversos tipos de representações familiares, buscaram-se exemplos dessas nos trabalhos fetos pelos estudantes nas séries iniciais. Constatou-se que as representações por meio de desenhos e genealogias pouco se apropriam dos conceitos científicos da área das Ciências da Natureza apesar do potencial das mesmas para acessar e catalisar estágios progressivos dos conhecimentos na área. Quanto às representações familiares por meio de heredogramas percebeu-se que estão bem próximas aos padrões científicos e tem grande potencial de ser trabalhado nesta etapa escolar. |
id |
UTFPR-7_f94689cdf5163c5570e0bdf1c1608c60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/2940 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Representações familiares nos anos iniciais do ensino fundamental: desenhos, genealogias e heredogramas Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar as três formas de representações da própria família do estudante trabalhadas nas escolas nos anos iniciais do ensino fundamental: desenhos livres, árvores genealógicas e heredogramas e verificar tanto as implicações relacionadas ao modo de estruturar a família quanto à inclusão e progresso dos conceitos científicos das Ciências da Natureza. A pesquisa é de abordagem qualitativa. Após revisão bibliográfica sobre os diversos tipos de representações familiares, buscaram-se exemplos dessas nos trabalhos fetos pelos estudantes nas séries iniciais. Constatou-se que as representações por meio de desenhos e genealogias pouco se apropriam dos conceitos científicos da área das Ciências da Natureza apesar do potencial das mesmas para acessar e catalisar estágios progressivos dos conhecimentos na área. Quanto às representações familiares por meio de heredogramas percebeu-se que estão bem próximas aos padrões científicos e tem grande potencial de ser trabalhado nesta etapa escolar.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidade Federal de Santa Maria, RSVestena, Rosemar de FátimaLoreto, Elgion Lúcio da Silva2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/294010.3895/rbect.v9n3.2940Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 3 (2016)1982-873X10.3895/rbect.v9n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2940/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-06T18:39:23Zoai:periodicos.utfpr:article/2940Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2017-03-06T18:39:23Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações familiares nos anos iniciais do ensino fundamental: desenhos, genealogias e heredogramas |
title |
Representações familiares nos anos iniciais do ensino fundamental: desenhos, genealogias e heredogramas |
spellingShingle |
Representações familiares nos anos iniciais do ensino fundamental: desenhos, genealogias e heredogramas Vestena, Rosemar de Fátima |
title_short |
Representações familiares nos anos iniciais do ensino fundamental: desenhos, genealogias e heredogramas |
title_full |
Representações familiares nos anos iniciais do ensino fundamental: desenhos, genealogias e heredogramas |
title_fullStr |
Representações familiares nos anos iniciais do ensino fundamental: desenhos, genealogias e heredogramas |
title_full_unstemmed |
Representações familiares nos anos iniciais do ensino fundamental: desenhos, genealogias e heredogramas |
title_sort |
Representações familiares nos anos iniciais do ensino fundamental: desenhos, genealogias e heredogramas |
author |
Vestena, Rosemar de Fátima |
author_facet |
Vestena, Rosemar de Fátima Loreto, Elgion Lúcio da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Loreto, Elgion Lúcio da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria, RS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vestena, Rosemar de Fátima Loreto, Elgion Lúcio da Silva |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar as três formas de representações da própria família do estudante trabalhadas nas escolas nos anos iniciais do ensino fundamental: desenhos livres, árvores genealógicas e heredogramas e verificar tanto as implicações relacionadas ao modo de estruturar a família quanto à inclusão e progresso dos conceitos científicos das Ciências da Natureza. A pesquisa é de abordagem qualitativa. Após revisão bibliográfica sobre os diversos tipos de representações familiares, buscaram-se exemplos dessas nos trabalhos fetos pelos estudantes nas séries iniciais. Constatou-se que as representações por meio de desenhos e genealogias pouco se apropriam dos conceitos científicos da área das Ciências da Natureza apesar do potencial das mesmas para acessar e catalisar estágios progressivos dos conhecimentos na área. Quanto às representações familiares por meio de heredogramas percebeu-se que estão bem próximas aos padrões científicos e tem grande potencial de ser trabalhado nesta etapa escolar. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2940 10.3895/rbect.v9n3.2940 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2940 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v9n3.2940 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2940/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 3 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n3 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713872111599616 |