Representações familiares nos anos iniciais do ensino fundamental: desenhos, genealogias e heredogramas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vestena, Rosemar de Fátima
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Loreto, Elgion Lúcio da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2940
Resumo:  Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar as três formas de representações da própria família do estudante trabalhadas nas escolas nos anos iniciais do ensino fundamental: desenhos livres, árvores genealógicas e heredogramas e verificar tanto as implicações relacionadas ao modo de estruturar a família quanto à inclusão e progresso dos conceitos científicos das Ciências da Natureza.  A pesquisa é de abordagem qualitativa. Após revisão bibliográfica sobre os diversos tipos de representações familiares, buscaram-se exemplos dessas nos trabalhos fetos pelos estudantes nas séries iniciais. Constatou-se que as representações por meio de desenhos e genealogias pouco se apropriam dos conceitos científicos da área das Ciências da Natureza apesar do potencial das mesmas para acessar e catalisar estágios progressivos dos conhecimentos na área. Quanto às representações familiares por meio de heredogramas percebeu-se que estão bem próximas aos padrões científicos e tem grande potencial de ser trabalhado nesta etapa escolar.
id UTFPR-7_f94689cdf5163c5570e0bdf1c1608c60
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2940
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Representações familiares nos anos iniciais do ensino fundamental: desenhos, genealogias e heredogramas Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar as três formas de representações da própria família do estudante trabalhadas nas escolas nos anos iniciais do ensino fundamental: desenhos livres, árvores genealógicas e heredogramas e verificar tanto as implicações relacionadas ao modo de estruturar a família quanto à inclusão e progresso dos conceitos científicos das Ciências da Natureza.  A pesquisa é de abordagem qualitativa. Após revisão bibliográfica sobre os diversos tipos de representações familiares, buscaram-se exemplos dessas nos trabalhos fetos pelos estudantes nas séries iniciais. Constatou-se que as representações por meio de desenhos e genealogias pouco se apropriam dos conceitos científicos da área das Ciências da Natureza apesar do potencial das mesmas para acessar e catalisar estágios progressivos dos conhecimentos na área. Quanto às representações familiares por meio de heredogramas percebeu-se que estão bem próximas aos padrões científicos e tem grande potencial de ser trabalhado nesta etapa escolar.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidade Federal de Santa Maria, RSVestena, Rosemar de FátimaLoreto, Elgion Lúcio da Silva2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/294010.3895/rbect.v9n3.2940Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 3 (2016)1982-873X10.3895/rbect.v9n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2940/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-06T18:39:23Zoai:periodicos.utfpr:article/2940Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2017-03-06T18:39:23Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações familiares nos anos iniciais do ensino fundamental: desenhos, genealogias e heredogramas
title Representações familiares nos anos iniciais do ensino fundamental: desenhos, genealogias e heredogramas
spellingShingle Representações familiares nos anos iniciais do ensino fundamental: desenhos, genealogias e heredogramas
Vestena, Rosemar de Fátima
title_short Representações familiares nos anos iniciais do ensino fundamental: desenhos, genealogias e heredogramas
title_full Representações familiares nos anos iniciais do ensino fundamental: desenhos, genealogias e heredogramas
title_fullStr Representações familiares nos anos iniciais do ensino fundamental: desenhos, genealogias e heredogramas
title_full_unstemmed Representações familiares nos anos iniciais do ensino fundamental: desenhos, genealogias e heredogramas
title_sort Representações familiares nos anos iniciais do ensino fundamental: desenhos, genealogias e heredogramas
author Vestena, Rosemar de Fátima
author_facet Vestena, Rosemar de Fátima
Loreto, Elgion Lúcio da Silva
author_role author
author2 Loreto, Elgion Lúcio da Silva
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria, RS
dc.contributor.author.fl_str_mv Vestena, Rosemar de Fátima
Loreto, Elgion Lúcio da Silva
dc.subject.none.fl_str_mv
description  Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar as três formas de representações da própria família do estudante trabalhadas nas escolas nos anos iniciais do ensino fundamental: desenhos livres, árvores genealógicas e heredogramas e verificar tanto as implicações relacionadas ao modo de estruturar a família quanto à inclusão e progresso dos conceitos científicos das Ciências da Natureza.  A pesquisa é de abordagem qualitativa. Após revisão bibliográfica sobre os diversos tipos de representações familiares, buscaram-se exemplos dessas nos trabalhos fetos pelos estudantes nas séries iniciais. Constatou-se que as representações por meio de desenhos e genealogias pouco se apropriam dos conceitos científicos da área das Ciências da Natureza apesar do potencial das mesmas para acessar e catalisar estágios progressivos dos conhecimentos na área. Quanto às representações familiares por meio de heredogramas percebeu-se que estão bem próximas aos padrões científicos e tem grande potencial de ser trabalhado nesta etapa escolar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2940
10.3895/rbect.v9n3.2940
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2940
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v9n3.2940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2940/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 3 (2016)
1982-873X
10.3895/rbect.v9n3
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713872111599616