Análise bibliométrica da produção científica nas bases de dados Scopus e Web of Science sobre Aprendizagem Significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Antonio Vanderlei dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Werner da Rosa, Cleci Teresinha, Killian, Patrick
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11581
Resumo: Na área do ensino, percebemos poucas discussões sobre a forma como trabalhos científicos são selecionados para serem citados pelos autores, pelo menos sob o ponto de vista de um estudo quantitativo que leve a um cruzamento de informações, possibilitando localizar os trabalhos mais expressivos na área cujos parâmetros são definidos previamente pelo pesquisador. O presente texto tem por objetivo apresentar uma possibilidade para realizar essa busca, especialmente em banco de dados internacionais, de forma a identificar quais os autores e produções são mais relevantes para o estudo em desenvolvimento. Para isso, recorremos a um estudo do tipo bibliométrico, apontando alternativas para qualificar esse processo de localização dos trabalhos. Como exemplo de operacionalização deste estudo, procedemos uma busca em duas bases de dados (Scopus e Web of Science) e em três idiomas e considerando o tema “Aprendizagem Significativa”.
id UFFS-2_4c92eddb07a3bfeac626aecc12fcd2e4
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11581
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Análise bibliométrica da produção científica nas bases de dados Scopus e Web of Science sobre Aprendizagem SignificativaNa área do ensino, percebemos poucas discussões sobre a forma como trabalhos científicos são selecionados para serem citados pelos autores, pelo menos sob o ponto de vista de um estudo quantitativo que leve a um cruzamento de informações, possibilitando localizar os trabalhos mais expressivos na área cujos parâmetros são definidos previamente pelo pesquisador. O presente texto tem por objetivo apresentar uma possibilidade para realizar essa busca, especialmente em banco de dados internacionais, de forma a identificar quais os autores e produções são mais relevantes para o estudo em desenvolvimento. Para isso, recorremos a um estudo do tipo bibliométrico, apontando alternativas para qualificar esse processo de localização dos trabalhos. Como exemplo de operacionalização deste estudo, procedemos uma busca em duas bases de dados (Scopus e Web of Science) e em três idiomas e considerando o tema “Aprendizagem Significativa”.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1158110.36661/2595-4520.2020v3i2.11581Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 443-4592595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11581/7491Copyright (c) 2020 Antonio Vanderlei dos Santos, Cleci Teresinha Werner da Rosa Teresinha Werner da Rosa, Patrick Killianhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Antonio Vanderlei dosWerner da Rosa, Cleci TeresinhaKillian, Patrick2021-07-13T05:23:29Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11581Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:23:29Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise bibliométrica da produção científica nas bases de dados Scopus e Web of Science sobre Aprendizagem Significativa
title Análise bibliométrica da produção científica nas bases de dados Scopus e Web of Science sobre Aprendizagem Significativa
spellingShingle Análise bibliométrica da produção científica nas bases de dados Scopus e Web of Science sobre Aprendizagem Significativa
Santos, Antonio Vanderlei dos
title_short Análise bibliométrica da produção científica nas bases de dados Scopus e Web of Science sobre Aprendizagem Significativa
title_full Análise bibliométrica da produção científica nas bases de dados Scopus e Web of Science sobre Aprendizagem Significativa
title_fullStr Análise bibliométrica da produção científica nas bases de dados Scopus e Web of Science sobre Aprendizagem Significativa
title_full_unstemmed Análise bibliométrica da produção científica nas bases de dados Scopus e Web of Science sobre Aprendizagem Significativa
title_sort Análise bibliométrica da produção científica nas bases de dados Scopus e Web of Science sobre Aprendizagem Significativa
author Santos, Antonio Vanderlei dos
author_facet Santos, Antonio Vanderlei dos
Werner da Rosa, Cleci Teresinha
Killian, Patrick
author_role author
author2 Werner da Rosa, Cleci Teresinha
Killian, Patrick
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Antonio Vanderlei dos
Werner da Rosa, Cleci Teresinha
Killian, Patrick
description Na área do ensino, percebemos poucas discussões sobre a forma como trabalhos científicos são selecionados para serem citados pelos autores, pelo menos sob o ponto de vista de um estudo quantitativo que leve a um cruzamento de informações, possibilitando localizar os trabalhos mais expressivos na área cujos parâmetros são definidos previamente pelo pesquisador. O presente texto tem por objetivo apresentar uma possibilidade para realizar essa busca, especialmente em banco de dados internacionais, de forma a identificar quais os autores e produções são mais relevantes para o estudo em desenvolvimento. Para isso, recorremos a um estudo do tipo bibliométrico, apontando alternativas para qualificar esse processo de localização dos trabalhos. Como exemplo de operacionalização deste estudo, procedemos uma busca em duas bases de dados (Scopus e Web of Science) e em três idiomas e considerando o tema “Aprendizagem Significativa”.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11581
10.36661/2595-4520.2020v3i2.11581
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11581
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i2.11581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11581/7491
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 443-459
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612780519424