Análise bibliométrica da produção científica nas bases de dados Scopus e Web of Science sobre Aprendizagem Significativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11581 |
Resumo: | Na área do ensino, percebemos poucas discussões sobre a forma como trabalhos científicos são selecionados para serem citados pelos autores, pelo menos sob o ponto de vista de um estudo quantitativo que leve a um cruzamento de informações, possibilitando localizar os trabalhos mais expressivos na área cujos parâmetros são definidos previamente pelo pesquisador. O presente texto tem por objetivo apresentar uma possibilidade para realizar essa busca, especialmente em banco de dados internacionais, de forma a identificar quais os autores e produções são mais relevantes para o estudo em desenvolvimento. Para isso, recorremos a um estudo do tipo bibliométrico, apontando alternativas para qualificar esse processo de localização dos trabalhos. Como exemplo de operacionalização deste estudo, procedemos uma busca em duas bases de dados (Scopus e Web of Science) e em três idiomas e considerando o tema “Aprendizagem Significativa”. |
id |
UFFS-2_4c92eddb07a3bfeac626aecc12fcd2e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11581 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise bibliométrica da produção científica nas bases de dados Scopus e Web of Science sobre Aprendizagem SignificativaNa área do ensino, percebemos poucas discussões sobre a forma como trabalhos científicos são selecionados para serem citados pelos autores, pelo menos sob o ponto de vista de um estudo quantitativo que leve a um cruzamento de informações, possibilitando localizar os trabalhos mais expressivos na área cujos parâmetros são definidos previamente pelo pesquisador. O presente texto tem por objetivo apresentar uma possibilidade para realizar essa busca, especialmente em banco de dados internacionais, de forma a identificar quais os autores e produções são mais relevantes para o estudo em desenvolvimento. Para isso, recorremos a um estudo do tipo bibliométrico, apontando alternativas para qualificar esse processo de localização dos trabalhos. Como exemplo de operacionalização deste estudo, procedemos uma busca em duas bases de dados (Scopus e Web of Science) e em três idiomas e considerando o tema “Aprendizagem Significativa”.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1158110.36661/2595-4520.2020v3i2.11581Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 443-4592595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11581/7491Copyright (c) 2020 Antonio Vanderlei dos Santos, Cleci Teresinha Werner da Rosa Teresinha Werner da Rosa, Patrick Killianhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Antonio Vanderlei dosWerner da Rosa, Cleci TeresinhaKillian, Patrick2021-07-13T05:23:29Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11581Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:23:29Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise bibliométrica da produção científica nas bases de dados Scopus e Web of Science sobre Aprendizagem Significativa |
title |
Análise bibliométrica da produção científica nas bases de dados Scopus e Web of Science sobre Aprendizagem Significativa |
spellingShingle |
Análise bibliométrica da produção científica nas bases de dados Scopus e Web of Science sobre Aprendizagem Significativa Santos, Antonio Vanderlei dos |
title_short |
Análise bibliométrica da produção científica nas bases de dados Scopus e Web of Science sobre Aprendizagem Significativa |
title_full |
Análise bibliométrica da produção científica nas bases de dados Scopus e Web of Science sobre Aprendizagem Significativa |
title_fullStr |
Análise bibliométrica da produção científica nas bases de dados Scopus e Web of Science sobre Aprendizagem Significativa |
title_full_unstemmed |
Análise bibliométrica da produção científica nas bases de dados Scopus e Web of Science sobre Aprendizagem Significativa |
title_sort |
Análise bibliométrica da produção científica nas bases de dados Scopus e Web of Science sobre Aprendizagem Significativa |
author |
Santos, Antonio Vanderlei dos |
author_facet |
Santos, Antonio Vanderlei dos Werner da Rosa, Cleci Teresinha Killian, Patrick |
author_role |
author |
author2 |
Werner da Rosa, Cleci Teresinha Killian, Patrick |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Antonio Vanderlei dos Werner da Rosa, Cleci Teresinha Killian, Patrick |
description |
Na área do ensino, percebemos poucas discussões sobre a forma como trabalhos científicos são selecionados para serem citados pelos autores, pelo menos sob o ponto de vista de um estudo quantitativo que leve a um cruzamento de informações, possibilitando localizar os trabalhos mais expressivos na área cujos parâmetros são definidos previamente pelo pesquisador. O presente texto tem por objetivo apresentar uma possibilidade para realizar essa busca, especialmente em banco de dados internacionais, de forma a identificar quais os autores e produções são mais relevantes para o estudo em desenvolvimento. Para isso, recorremos a um estudo do tipo bibliométrico, apontando alternativas para qualificar esse processo de localização dos trabalhos. Como exemplo de operacionalização deste estudo, procedemos uma busca em duas bases de dados (Scopus e Web of Science) e em três idiomas e considerando o tema “Aprendizagem Significativa”. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11581 10.36661/2595-4520.2020v3i2.11581 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11581 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i2.11581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11581/7491 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 443-459 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612780519424 |