OUROBOROS: um jogo de tabuleiro para o Ensino de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Aline Balbueno
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nunes, Daisy de Lima, Borges Medina, Carla Cristina, Videiro Schmitt, Maria Laura, Gomes de Abreu, Amanda, Nunes Bica, Mário Sérgio, Roehrs, Rafael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11387
Resumo: Os jogos de tabuleiros são uma ferramenta de aprendizagem significativa no ensino de Química, o jogo de tabuleiro Ouroboros criado no GIPPE (Grupo interdisciplinar em pesquisa em prática de ensino) tem como objetivo geral enfatizar a importância de proporcionar condições de o aluno aprender química jogando. Foi realizado um teste com alunos da Graduação de Ciências da Natureza, para verificar o rendimento da turma. Aplicou-se a metodologia de campo para posteriormente comprovar-se essa dinâmica por meio da pesquisa bibliográfica, isto é, os jogos são instrumentos cada vez mais eficazes na construção do conhecimento, ou seja, OuroBoros pode ser jogo didático e instrumento que podem auxiliar na aprendizagem e ainda despertar a interação social do aluno. Sendo que o objetivo desse trabalho foi o de avaliar o jogo como um recurso pedagógico que viabiliza além da ludicidade o conhecimento do conteúdo da ementa no processo de ensino- aprendizagem em uma turma de Graduação de Licenciatura de Ciências da Natureza.
id UFFS-2_4eaf6dd490a66a4bf1aa07250c59c00e
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11387
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling OUROBOROS: um jogo de tabuleiro para o Ensino de QuímicaOs jogos de tabuleiros são uma ferramenta de aprendizagem significativa no ensino de Química, o jogo de tabuleiro Ouroboros criado no GIPPE (Grupo interdisciplinar em pesquisa em prática de ensino) tem como objetivo geral enfatizar a importância de proporcionar condições de o aluno aprender química jogando. Foi realizado um teste com alunos da Graduação de Ciências da Natureza, para verificar o rendimento da turma. Aplicou-se a metodologia de campo para posteriormente comprovar-se essa dinâmica por meio da pesquisa bibliográfica, isto é, os jogos são instrumentos cada vez mais eficazes na construção do conhecimento, ou seja, OuroBoros pode ser jogo didático e instrumento que podem auxiliar na aprendizagem e ainda despertar a interação social do aluno. Sendo que o objetivo desse trabalho foi o de avaliar o jogo como um recurso pedagógico que viabiliza além da ludicidade o conhecimento do conteúdo da ementa no processo de ensino- aprendizagem em uma turma de Graduação de Licenciatura de Ciências da Natureza.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1138710.36661/2595-4520.2020v3i5.11387Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 372-3922595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11387/7607Copyright (c) 2020 Aline Balbueno Freitas, Daisy de Lima Nunes, Carla Cristina Borges Medina, Maria Laura Videiro Schmitt, Amanda Gomes de Abreu, Mário Sérgio Nunes Bica, Rafael Roehrshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Aline BalbuenoNunes, Daisy de LimaBorges Medina, Carla CristinaVideiro Schmitt, Maria LauraGomes de Abreu, AmandaNunes Bica, Mário SérgioRoehrs, Rafael2021-07-13T05:21:49Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11387Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:21:49Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv OUROBOROS: um jogo de tabuleiro para o Ensino de Química
title OUROBOROS: um jogo de tabuleiro para o Ensino de Química
spellingShingle OUROBOROS: um jogo de tabuleiro para o Ensino de Química
Freitas, Aline Balbueno
title_short OUROBOROS: um jogo de tabuleiro para o Ensino de Química
title_full OUROBOROS: um jogo de tabuleiro para o Ensino de Química
title_fullStr OUROBOROS: um jogo de tabuleiro para o Ensino de Química
title_full_unstemmed OUROBOROS: um jogo de tabuleiro para o Ensino de Química
title_sort OUROBOROS: um jogo de tabuleiro para o Ensino de Química
author Freitas, Aline Balbueno
author_facet Freitas, Aline Balbueno
Nunes, Daisy de Lima
Borges Medina, Carla Cristina
Videiro Schmitt, Maria Laura
Gomes de Abreu, Amanda
Nunes Bica, Mário Sérgio
Roehrs, Rafael
author_role author
author2 Nunes, Daisy de Lima
Borges Medina, Carla Cristina
Videiro Schmitt, Maria Laura
Gomes de Abreu, Amanda
Nunes Bica, Mário Sérgio
Roehrs, Rafael
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Aline Balbueno
Nunes, Daisy de Lima
Borges Medina, Carla Cristina
Videiro Schmitt, Maria Laura
Gomes de Abreu, Amanda
Nunes Bica, Mário Sérgio
Roehrs, Rafael
description Os jogos de tabuleiros são uma ferramenta de aprendizagem significativa no ensino de Química, o jogo de tabuleiro Ouroboros criado no GIPPE (Grupo interdisciplinar em pesquisa em prática de ensino) tem como objetivo geral enfatizar a importância de proporcionar condições de o aluno aprender química jogando. Foi realizado um teste com alunos da Graduação de Ciências da Natureza, para verificar o rendimento da turma. Aplicou-se a metodologia de campo para posteriormente comprovar-se essa dinâmica por meio da pesquisa bibliográfica, isto é, os jogos são instrumentos cada vez mais eficazes na construção do conhecimento, ou seja, OuroBoros pode ser jogo didático e instrumento que podem auxiliar na aprendizagem e ainda despertar a interação social do aluno. Sendo que o objetivo desse trabalho foi o de avaliar o jogo como um recurso pedagógico que viabiliza além da ludicidade o conhecimento do conteúdo da ementa no processo de ensino- aprendizagem em uma turma de Graduação de Licenciatura de Ciências da Natureza.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11387
10.36661/2595-4520.2020v3i5.11387
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11387
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11387/7607
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 372-392
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612440780800