Estrategias para la enseñanza de la Biología en el contexto de las Prácticas Supervisadas durante la Enseñanza Remota de Emergencia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peter da Silveira, Francieli
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: de Abreu Carlan, Francele, de Cássia Morem Cóssio Rodriguez, Rita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13594
Resumo: Diante do contexto de isolamento social, ocasionado pela pandemia da COVID-19, e de modo a evitar a suspensão total das atividades escolares, o Ensino Remoto Emergencial (ERE) passou a ser adotado. Os professores brasileiros depararam-se com os desafios de mediar a aprendizagem por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Para além dos docentes em atuação, os efeitos do ensino remoto recaíram também sob os acadêmicos em formação inicial. Licenciandos em período de Estágio Supervisionado Obrigatório precisaram adequar suas práticas pedagógicas e elaborar estratégias de ensino apoiadas nas TDICs. Nesse contexto, o presente estudo tem por objetivo apresentar as implicações que ensinar utilizando diferentes estratégias pedagógicas apoiadas nas TDICs promoveram durante o estágio de regência na modalidade remota em uma turma de 2º ano do Ensino Médio Noturno. Observou-se que, por mais que se tenha produzido diferentes estratégias de ensino, com o intuito de oportunizar o desenvolvimento de múltiplas habilidades pelos estudantes, aquelas com características mais tradicionais resultaram em maior interesse dos alunos. Sendo assim, a realização do estágio no formato remoto suscitou a investigação e a reflexão sobre os impactos do ERE na aprendizagem e no trabalho docente.
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spelling Estrategias para la enseñanza de la Biología en el contexto de las Prácticas Supervisadas durante la Enseñanza Remota de EmergenciaStrategies for teaching Biology in the context of Supervised Internship during Emergency Remote TeachingEstratégias para o ensino de Biologia em contexto de Estágio Supervisionado durante o Ensino Remoto EmergencialDiante do contexto de isolamento social, ocasionado pela pandemia da COVID-19, e de modo a evitar a suspensão total das atividades escolares, o Ensino Remoto Emergencial (ERE) passou a ser adotado. Os professores brasileiros depararam-se com os desafios de mediar a aprendizagem por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Para além dos docentes em atuação, os efeitos do ensino remoto recaíram também sob os acadêmicos em formação inicial. Licenciandos em período de Estágio Supervisionado Obrigatório precisaram adequar suas práticas pedagógicas e elaborar estratégias de ensino apoiadas nas TDICs. Nesse contexto, o presente estudo tem por objetivo apresentar as implicações que ensinar utilizando diferentes estratégias pedagógicas apoiadas nas TDICs promoveram durante o estágio de regência na modalidade remota em uma turma de 2º ano do Ensino Médio Noturno. Observou-se que, por mais que se tenha produzido diferentes estratégias de ensino, com o intuito de oportunizar o desenvolvimento de múltiplas habilidades pelos estudantes, aquelas com características mais tradicionais resultaram em maior interesse dos alunos. Sendo assim, a realização do estágio no formato remoto suscitou a investigação e a reflexão sobre os impactos do ERE na aprendizagem e no trabalho docente.In view of the context of social isolation, caused by the COVID-19 pandemic, in order to avoid the total suspension of school activities, Emergency Remote Teaching (ERT) was adopted. Brazilian teachers faced the challenges of mediating learning through Digital Information and Communication Technologies (DICT). In addition to active teachers, the effects of remote teaching also fell on academics in initial training. Undergraduates students in their Mandatory Supervised Internship period needed to adapt their pedagogical practices and develop teaching strategies supported by DICT. In this context, the present study aims to present the implications that teaching, using different pedagogical strategies supported by DICT, promoted during the remote modality conducting internship in a 2nd grade of Evening High School. It was observed that, although different teaching strategies were produced, with the intention of opportunizing the development of multiple skills by the students, the more traditional ones resulted in greater interest from the students. In addition, carrying out the internship in the remote format raised research and reflection on the impacts of the ERT on learning and teaching work.Ante el contexto de aislamiento social, provocado por la pandemia del COVID-19, con el fin de evitar la suspensión total de las actividades escolares, se adoptó la Enseñanza Remota de Emergencia (ERE). Los docentes brasileños enfrentaron los desafíos de mediar el aprendizaje a través de las Tecnologías Digitales de Información y Comunicación (TDICs). Además de los docentes en activo, los efectos de la enseñanza a distancia también recayeron sobre los académicos en formación inicial. Los estudiantes universitarios en un período obligatorio de pasantía supervisada necesitaban adaptar sus prácticas pedagógicas y desarrollar estrategias de enseñanza basadas en el TDICs. En este contexto, el presente estudio tiene como objetivo presentar las implicaciones que la enseñanza, utilizando diferentes estrategias pedagógicas apoyadas por TDICs, promovió durante la realización de prácticas a distancia en una clase de 2º año de la Escuela Secundaria Nocturna. Se observó que, aunque se han producido diferentes estrategias didácticas, con el fin de crear oportunidades para que los estudiantes desarrollen múltiples habilidades, las más tradicionales resultaron en un mayor interés de los estudiantes. Además, la realización de las prácticas en el formato a distancia planteó la investigación y la reflexión sobre los impactos de la ERE en el trabajo de aprendizaje y docencia.Universidade Federal da Fronteira Sul2023-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1359410.36661/2595-4520.2023v6n2.13594Revista Insignare Scientia; v. 6 n. 2 (2023): Edição Especial: Estágio Supervisionado e Prática de Ensino em Ciências; 443-462Revista Insignare Scientia; Vol 6 No 2 (2023): Special Edition: Supervised Internship and Teaching Practice in Science; 443-4622595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13594/8859http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPeter da Silveira, Francielide Abreu Carlan, Francelede Cássia Morem Cóssio Rodriguez, Rita2024-08-01T11:56:23Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13594Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T11:56:23Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
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