Aproximación de conceptos de física en la enseñanza de las ciencias a través de cómics: un estudio de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Junior, Marinaldo Vilar de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Célio, Vanessa Carolina Cunha, Cunha, Edileuza de Aviz, Sousa, Francisco Ferreira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13756
Resumo: Transmitir um conceito considerado pelos alunos de difícil aquisição e fazê-los aprender de forma eficaz, ainda é um desafio, pois quanto mais complexo o assunto, maior é o déficit de aprendizagem. Partindo deste ponto de vista e objetivando minimizar as barreiras inerentes a aprendizagem, propusemos histórias em quadrinhas como uma metodologia eficaz, onde abordou-se conceitos de física ensinados na disciplina de Ciências, particularmente, aqueles inerentes ao cotidiano do aluno. Tais conceitos foram apresentados aos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II de uma escola da rede pública da cidade de Marabá-PA usando uma revista na forma de histórias em quadrinhos contendo conceitos de física. A escolha da revista neste formato e aplicação dessa metodologia são baseadas na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Dessa forma, considerou-se os conhecimentos prévios dos estudantes de modo a ancorá-los aos novos conhecimentos adquiridos. Além disso, tentou-se proporcionar à prática do professor melhor aplicabilidade no nível da teoria de Ausubel, isto é, unindo o conhecimento teórico ao desenvolvimento de um ensino efetivo e satisfatório, configurando-se como instrumento viabilizador de aprendizagem e, que neste trabalho, foi atrelada à metodologia dos quadrinhos.
id UFFS-2_5420a874fba54d54538df3bc3a6980d4
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/13756
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Aproximación de conceptos de física en la enseñanza de las ciencias a través de cómics: un estudio de casoApproach on concepts of physics in science teaching using comics: a case studyAbordagem de conceitos de física no ensino de ciências usando histórias em quadrinhos: um estudo de casoTransmitir um conceito considerado pelos alunos de difícil aquisição e fazê-los aprender de forma eficaz, ainda é um desafio, pois quanto mais complexo o assunto, maior é o déficit de aprendizagem. Partindo deste ponto de vista e objetivando minimizar as barreiras inerentes a aprendizagem, propusemos histórias em quadrinhas como uma metodologia eficaz, onde abordou-se conceitos de física ensinados na disciplina de Ciências, particularmente, aqueles inerentes ao cotidiano do aluno. Tais conceitos foram apresentados aos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II de uma escola da rede pública da cidade de Marabá-PA usando uma revista na forma de histórias em quadrinhos contendo conceitos de física. A escolha da revista neste formato e aplicação dessa metodologia são baseadas na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Dessa forma, considerou-se os conhecimentos prévios dos estudantes de modo a ancorá-los aos novos conhecimentos adquiridos. Além disso, tentou-se proporcionar à prática do professor melhor aplicabilidade no nível da teoria de Ausubel, isto é, unindo o conhecimento teórico ao desenvolvimento de um ensino efetivo e satisfatório, configurando-se como instrumento viabilizador de aprendizagem e, que neste trabalho, foi atrelada à metodologia dos quadrinhos.Transmitir un concepto que los estudiantes consideran difícil de adquirir y lograr que aprendan de manera efectiva sigue siendo un desafío, porque cuanto más complejo es el tema, mayor es el déficit de aprendizaje. Desde este punto de vista y con el objetivo de minimizar las barreras inherentes al aprendizaje, propusimos las tiras cómicas como una metodología eficaz, donde se abordaran los conceptos de física que se enseñan en la disciplina Ciencias, particularmente los inherentes a la vida cotidiana del estudiante. Dichos conceptos fueron presentados a alumnos del 9º año de la Enseñanza Básica II de una escuela pública de la ciudad de Marabá-PA utilizando una revista en forma de historietas que contenían conceptos de física. La elección de la revista en este formato y la aplicación de esta metodología se basan en la teoría del aprendizaje significativo de David Ausubel. Así, se consideraron los conocimientos previos de los estudiantes para anclarlos a los nuevos conocimientos adquiridos. Además, se buscó dotar a la práctica docente de una mejor aplicabilidad al nivel de la teoría de Ausubel, es decir, uniendo los conocimientos teóricos al desarrollo de una enseñanza eficaz y satisfactoria, configurándose como un instrumento que facilita el aprendizaje y, que en este obra, estuvo ligada a la metodología del cómic.Conveying a concept considered difficult for students to acquire and helping them learn effectively is still a challenge, as the more complex the subject, the greater the learning deficit. From this point of view and aiming to minimize the barriers inherent to learning, comic strips as an effective methodology, where physics concepts taught in the science discipline were approached herein, particularly those inherent to the student's daily life. Such concepts were presented to the students of the 9th year of Elementary School II from a public school in Maraba city, state of Para, using a magazine in form of comics containing physics concepts. The choice of the magazine in this format and the application of this methodology are based on David Ausubel's theory of meaningful learning. Thus, the student's prior knowledge was considered in order to anchor them to the new knowledge acquired. In addition, an attempt was made to provide the teacher's practice with better applicability at the level of Ausubel's theory, that is, uniting theoretical knowledge to the development of effective and satisfactory teaching, configuring itself as an instrument that facilitates learning and, that in this work, was linked to the methodology of comics.Universidade Federal da Fronteira Sul2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1375610.36661/2595-4520.2023v6n6.13756Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 6 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 613-6332595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13756/9107Copyright (c) 2023 Marinaldo Vilar de Souza Junior, Vanessa Carolina Cunha Célio, Edileuza de Aviz Cunha, Francisco Ferreira de Sousahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza Junior, Marinaldo Vilar deCélio, Vanessa Carolina CunhaCunha, Edileuza de AvizSousa, Francisco Ferreira de2024-03-13T19:13:32Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13756Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-03-13T19:13:32Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Aproximación de conceptos de física en la enseñanza de las ciencias a través de cómics: un estudio de caso
Approach on concepts of physics in science teaching using comics: a case study
Abordagem de conceitos de física no ensino de ciências usando histórias em quadrinhos: um estudo de caso
title Aproximación de conceptos de física en la enseñanza de las ciencias a través de cómics: un estudio de caso
spellingShingle Aproximación de conceptos de física en la enseñanza de las ciencias a través de cómics: un estudio de caso
Souza Junior, Marinaldo Vilar de
title_short Aproximación de conceptos de física en la enseñanza de las ciencias a través de cómics: un estudio de caso
title_full Aproximación de conceptos de física en la enseñanza de las ciencias a través de cómics: un estudio de caso
title_fullStr Aproximación de conceptos de física en la enseñanza de las ciencias a través de cómics: un estudio de caso
title_full_unstemmed Aproximación de conceptos de física en la enseñanza de las ciencias a través de cómics: un estudio de caso
title_sort Aproximación de conceptos de física en la enseñanza de las ciencias a través de cómics: un estudio de caso
author Souza Junior, Marinaldo Vilar de
author_facet Souza Junior, Marinaldo Vilar de
Célio, Vanessa Carolina Cunha
Cunha, Edileuza de Aviz
Sousa, Francisco Ferreira de
author_role author
author2 Célio, Vanessa Carolina Cunha
Cunha, Edileuza de Aviz
Sousa, Francisco Ferreira de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Junior, Marinaldo Vilar de
Célio, Vanessa Carolina Cunha
Cunha, Edileuza de Aviz
Sousa, Francisco Ferreira de
description Transmitir um conceito considerado pelos alunos de difícil aquisição e fazê-los aprender de forma eficaz, ainda é um desafio, pois quanto mais complexo o assunto, maior é o déficit de aprendizagem. Partindo deste ponto de vista e objetivando minimizar as barreiras inerentes a aprendizagem, propusemos histórias em quadrinhas como uma metodologia eficaz, onde abordou-se conceitos de física ensinados na disciplina de Ciências, particularmente, aqueles inerentes ao cotidiano do aluno. Tais conceitos foram apresentados aos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II de uma escola da rede pública da cidade de Marabá-PA usando uma revista na forma de histórias em quadrinhos contendo conceitos de física. A escolha da revista neste formato e aplicação dessa metodologia são baseadas na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Dessa forma, considerou-se os conhecimentos prévios dos estudantes de modo a ancorá-los aos novos conhecimentos adquiridos. Além disso, tentou-se proporcionar à prática do professor melhor aplicabilidade no nível da teoria de Ausubel, isto é, unindo o conhecimento teórico ao desenvolvimento de um ensino efetivo e satisfatório, configurando-se como instrumento viabilizador de aprendizagem e, que neste trabalho, foi atrelada à metodologia dos quadrinhos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13756
10.36661/2595-4520.2023v6n6.13756
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13756
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13756/9107
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 6 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 613-633
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221614756036608