Propuesta para enseñar conceptos de Termoquímica a través del cómics

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Carlos Augusto
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Nixdorf, Suzana Lucy, Trevisan, André Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13374
Resumo: Este material didático é elaborado com base nos estudos e em uma experiência em situação real de sala de aula, com o uso de histórias em quadrinhos (HQs) em uma turma do segundo ano do Ensino Médio. Inicialmente, trazemos alguma discussão a respeito das HQs e possibilidades para sua utilização na disciplina de Química a partir dos resultados discutidos na literatura. A partir das HQs produzidas pelos próprios estudantes com base na retomada de conteúdos essenciais do ano anterior (reação de combustão, poder calorífico dos combustíveis, mudanças de estados físicos, fenômenos químicos e físicos e reações químicas endotérmicas e exotérmicas), compilando apontamentos e direcionamentos ao professor sobre como abordar conteúdos de Termoquímica a partir desse material. Destacamos que, a partir delas, podem ser evidenciadas concepções alternativas que o professor pode explorar, tornando o trabalho com as HQs um meio para que haja uma melhor compreensão dos conceitos científicos.
id UFFS-2_9079b2f145e1380807a2a0c1359e5c40
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/13374
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Propuesta para enseñar conceptos de Termoquímica a través del cómicsProposal for teaching Thermochemistry concepts through comicsProposta de ensino de conceitos da Termoquímica por meio de histórias em quadrinhosEste material didático é elaborado com base nos estudos e em uma experiência em situação real de sala de aula, com o uso de histórias em quadrinhos (HQs) em uma turma do segundo ano do Ensino Médio. Inicialmente, trazemos alguma discussão a respeito das HQs e possibilidades para sua utilização na disciplina de Química a partir dos resultados discutidos na literatura. A partir das HQs produzidas pelos próprios estudantes com base na retomada de conteúdos essenciais do ano anterior (reação de combustão, poder calorífico dos combustíveis, mudanças de estados físicos, fenômenos químicos e físicos e reações químicas endotérmicas e exotérmicas), compilando apontamentos e direcionamentos ao professor sobre como abordar conteúdos de Termoquímica a partir desse material. Destacamos que, a partir delas, podem ser evidenciadas concepções alternativas que o professor pode explorar, tornando o trabalho com as HQs um meio para que haja uma melhor compreensão dos conceitos científicos.Este material didáctico se elabora con base en los estudios y en una experiencia en una situación real de aula, con el uso de historietas (comics) en una clase de segundo año de secundaria. Inicialmente, traemos una discusión sobre los cómics y las posibilidades de su uso en la disciplina Química, con base en los resultados discutidos en la literatura. A partir de las historietas elaboradas por los propios alumnos a partir de la reanudación de contenidos esenciales del curso anterior (reacción de combustión, poder calorífico de los combustibles, cambios de estados físicos, fenómenos químicos y físicos y reacciones químicas endotérmicas y exotérmicas), recopilando apuntes e indicaciones para al docente sobre cómo abordar los contenidos de Termoquímica a partir de esta materia. Destacamos que, a partir de ellos, se pueden evidenciar concepciones alternativas que el docente puede explorar, haciendo del trabajo con historietas un medio para una mejor comprensión de los conceptos científicos.This teaching material is the result of an experience in a real classroom situation, with the use of comics in a second-year High School class. Initially, we bring some discussion about comic books and possibilities of their use in the Chemistry discipline, based on the results discussed in the literature. From the comics produced by the students themselves based on the resumption of essential content from the previous year (combustion reaction, calorific value of fuels, changes in physical states, chemical and physical elements and endothermic and exothermic compounds), compiling notes and exothermic teachers about how to approach Thermochemistry contents from this material. We emphasize that, based on them, alternative conceptions can be evidenced that the teacher can explore, making working with comics a way to have a better understanding of scientific concepts.Universidade Federal da Fronteira Sul2023-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1337410.36661/2595-4520.2023v6n4.13374Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 4 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 176-1912595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13374/8903Copyright (c) 2023 Carlos Augusto Luz, Suzana Lucy Nixdorf, André Luis Trevisanhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLuz, Carlos AugustoNixdorf, Suzana LucyTrevisan, André Luis2023-07-12T12:42:49Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13374Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2023-07-12T12:42:49Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Propuesta para enseñar conceptos de Termoquímica a través del cómics
Proposal for teaching Thermochemistry concepts through comics
Proposta de ensino de conceitos da Termoquímica por meio de histórias em quadrinhos
title Propuesta para enseñar conceptos de Termoquímica a través del cómics
spellingShingle Propuesta para enseñar conceptos de Termoquímica a través del cómics
Luz, Carlos Augusto
title_short Propuesta para enseñar conceptos de Termoquímica a través del cómics
title_full Propuesta para enseñar conceptos de Termoquímica a través del cómics
title_fullStr Propuesta para enseñar conceptos de Termoquímica a través del cómics
title_full_unstemmed Propuesta para enseñar conceptos de Termoquímica a través del cómics
title_sort Propuesta para enseñar conceptos de Termoquímica a través del cómics
author Luz, Carlos Augusto
author_facet Luz, Carlos Augusto
Nixdorf, Suzana Lucy
Trevisan, André Luis
author_role author
author2 Nixdorf, Suzana Lucy
Trevisan, André Luis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Carlos Augusto
Nixdorf, Suzana Lucy
Trevisan, André Luis
description Este material didático é elaborado com base nos estudos e em uma experiência em situação real de sala de aula, com o uso de histórias em quadrinhos (HQs) em uma turma do segundo ano do Ensino Médio. Inicialmente, trazemos alguma discussão a respeito das HQs e possibilidades para sua utilização na disciplina de Química a partir dos resultados discutidos na literatura. A partir das HQs produzidas pelos próprios estudantes com base na retomada de conteúdos essenciais do ano anterior (reação de combustão, poder calorífico dos combustíveis, mudanças de estados físicos, fenômenos químicos e físicos e reações químicas endotérmicas e exotérmicas), compilando apontamentos e direcionamentos ao professor sobre como abordar conteúdos de Termoquímica a partir desse material. Destacamos que, a partir delas, podem ser evidenciadas concepções alternativas que o professor pode explorar, tornando o trabalho com as HQs um meio para que haja uma melhor compreensão dos conceitos científicos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13374
10.36661/2595-4520.2023v6n4.13374
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13374
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2023v6n4.13374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13374/8903
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Carlos Augusto Luz, Suzana Lucy Nixdorf, André Luis Trevisan
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Carlos Augusto Luz, Suzana Lucy Nixdorf, André Luis Trevisan
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 4 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 176-191
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221614352334848