Propuesta para enseñar conceptos de Termoquímica a través del cómics
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13374 |
Resumo: | Este material didático é elaborado com base nos estudos e em uma experiência em situação real de sala de aula, com o uso de histórias em quadrinhos (HQs) em uma turma do segundo ano do Ensino Médio. Inicialmente, trazemos alguma discussão a respeito das HQs e possibilidades para sua utilização na disciplina de Química a partir dos resultados discutidos na literatura. A partir das HQs produzidas pelos próprios estudantes com base na retomada de conteúdos essenciais do ano anterior (reação de combustão, poder calorífico dos combustíveis, mudanças de estados físicos, fenômenos químicos e físicos e reações químicas endotérmicas e exotérmicas), compilando apontamentos e direcionamentos ao professor sobre como abordar conteúdos de Termoquímica a partir desse material. Destacamos que, a partir delas, podem ser evidenciadas concepções alternativas que o professor pode explorar, tornando o trabalho com as HQs um meio para que haja uma melhor compreensão dos conceitos científicos. |
id |
UFFS-2_9079b2f145e1380807a2a0c1359e5c40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/13374 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Propuesta para enseñar conceptos de Termoquímica a través del cómicsProposal for teaching Thermochemistry concepts through comicsProposta de ensino de conceitos da Termoquímica por meio de histórias em quadrinhosEste material didático é elaborado com base nos estudos e em uma experiência em situação real de sala de aula, com o uso de histórias em quadrinhos (HQs) em uma turma do segundo ano do Ensino Médio. Inicialmente, trazemos alguma discussão a respeito das HQs e possibilidades para sua utilização na disciplina de Química a partir dos resultados discutidos na literatura. A partir das HQs produzidas pelos próprios estudantes com base na retomada de conteúdos essenciais do ano anterior (reação de combustão, poder calorífico dos combustíveis, mudanças de estados físicos, fenômenos químicos e físicos e reações químicas endotérmicas e exotérmicas), compilando apontamentos e direcionamentos ao professor sobre como abordar conteúdos de Termoquímica a partir desse material. Destacamos que, a partir delas, podem ser evidenciadas concepções alternativas que o professor pode explorar, tornando o trabalho com as HQs um meio para que haja uma melhor compreensão dos conceitos científicos.Este material didáctico se elabora con base en los estudios y en una experiencia en una situación real de aula, con el uso de historietas (comics) en una clase de segundo año de secundaria. Inicialmente, traemos una discusión sobre los cómics y las posibilidades de su uso en la disciplina Química, con base en los resultados discutidos en la literatura. A partir de las historietas elaboradas por los propios alumnos a partir de la reanudación de contenidos esenciales del curso anterior (reacción de combustión, poder calorífico de los combustibles, cambios de estados físicos, fenómenos químicos y físicos y reacciones químicas endotérmicas y exotérmicas), recopilando apuntes e indicaciones para al docente sobre cómo abordar los contenidos de Termoquímica a partir de esta materia. Destacamos que, a partir de ellos, se pueden evidenciar concepciones alternativas que el docente puede explorar, haciendo del trabajo con historietas un medio para una mejor comprensión de los conceptos científicos.This teaching material is the result of an experience in a real classroom situation, with the use of comics in a second-year High School class. Initially, we bring some discussion about comic books and possibilities of their use in the Chemistry discipline, based on the results discussed in the literature. From the comics produced by the students themselves based on the resumption of essential content from the previous year (combustion reaction, calorific value of fuels, changes in physical states, chemical and physical elements and endothermic and exothermic compounds), compiling notes and exothermic teachers about how to approach Thermochemistry contents from this material. We emphasize that, based on them, alternative conceptions can be evidenced that the teacher can explore, making working with comics a way to have a better understanding of scientific concepts.Universidade Federal da Fronteira Sul2023-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1337410.36661/2595-4520.2023v6n4.13374Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 4 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 176-1912595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13374/8903Copyright (c) 2023 Carlos Augusto Luz, Suzana Lucy Nixdorf, André Luis Trevisanhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLuz, Carlos AugustoNixdorf, Suzana LucyTrevisan, André Luis2023-07-12T12:42:49Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13374Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2023-07-12T12:42:49Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Propuesta para enseñar conceptos de Termoquímica a través del cómics Proposal for teaching Thermochemistry concepts through comics Proposta de ensino de conceitos da Termoquímica por meio de histórias em quadrinhos |
title |
Propuesta para enseñar conceptos de Termoquímica a través del cómics |
spellingShingle |
Propuesta para enseñar conceptos de Termoquímica a través del cómics Luz, Carlos Augusto |
title_short |
Propuesta para enseñar conceptos de Termoquímica a través del cómics |
title_full |
Propuesta para enseñar conceptos de Termoquímica a través del cómics |
title_fullStr |
Propuesta para enseñar conceptos de Termoquímica a través del cómics |
title_full_unstemmed |
Propuesta para enseñar conceptos de Termoquímica a través del cómics |
title_sort |
Propuesta para enseñar conceptos de Termoquímica a través del cómics |
author |
Luz, Carlos Augusto |
author_facet |
Luz, Carlos Augusto Nixdorf, Suzana Lucy Trevisan, André Luis |
author_role |
author |
author2 |
Nixdorf, Suzana Lucy Trevisan, André Luis |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luz, Carlos Augusto Nixdorf, Suzana Lucy Trevisan, André Luis |
description |
Este material didático é elaborado com base nos estudos e em uma experiência em situação real de sala de aula, com o uso de histórias em quadrinhos (HQs) em uma turma do segundo ano do Ensino Médio. Inicialmente, trazemos alguma discussão a respeito das HQs e possibilidades para sua utilização na disciplina de Química a partir dos resultados discutidos na literatura. A partir das HQs produzidas pelos próprios estudantes com base na retomada de conteúdos essenciais do ano anterior (reação de combustão, poder calorífico dos combustíveis, mudanças de estados físicos, fenômenos químicos e físicos e reações químicas endotérmicas e exotérmicas), compilando apontamentos e direcionamentos ao professor sobre como abordar conteúdos de Termoquímica a partir desse material. Destacamos que, a partir delas, podem ser evidenciadas concepções alternativas que o professor pode explorar, tornando o trabalho com as HQs um meio para que haja uma melhor compreensão dos conceitos científicos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13374 10.36661/2595-4520.2023v6n4.13374 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13374 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2023v6n4.13374 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13374/8903 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Carlos Augusto Luz, Suzana Lucy Nixdorf, André Luis Trevisan http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Carlos Augusto Luz, Suzana Lucy Nixdorf, André Luis Trevisan http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 4 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 176-191 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221614352334848 |