A importância da Educação Ambiental para o Ensino de Ciências da Natureza: um olhar para o Tempo Comunidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes Lobato, Danilo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Welter Adams, Fernanda, Tavares Nunes, Simara Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11827
Resumo: Na Educação do Campo é preciso que as Ciências da Natureza (CN) sejam trabalhadas com o objetivo de permitir que o aluno do campo compreenda o meio em que vive, sendo as questões ambientais relacionadas ao conhecimento científico primordiais para essa garantia. Para tanto, é preciso um professor que conheça a realidade do aluno do campo e desenvolva práticas que possibilitem reflexões sobre a relação sociedade-natureza a partir dos próprios elementos cotidianos dos povos do campo. Este trabalho propôs avaliar a importância da Educação Ambiental (EA) para o Ensino de CN na EDUCampo/UFCAT. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cuja coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com egressas do Curso. Os dados foram tratados através da Análise Textual Discursiva. Neste Curso, no Tempo Comunidade (TC) são propostos temas geradores com o intuito de problematizar o meio e integralizar as discussões das disciplinas num arranjo interdisciplinar, buscando garantir uma prática pedagógica a partir da realidade do campo com o embasamento das CN. Percebeu-se que o TC foi apontado como o principal meio adotado para se trabalhar as questões ligadas ao meio ambiente e tem proporcionado a interdisciplinaridade e a contextualização do conhecimento científico, realizando a discussão da EA por meio de visitas.
id UFFS-2_55281927219219e93ff9e2ae80c2a5d6
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11827
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling A importância da Educação Ambiental para o Ensino de Ciências da Natureza: um olhar para o Tempo ComunidadeNa Educação do Campo é preciso que as Ciências da Natureza (CN) sejam trabalhadas com o objetivo de permitir que o aluno do campo compreenda o meio em que vive, sendo as questões ambientais relacionadas ao conhecimento científico primordiais para essa garantia. Para tanto, é preciso um professor que conheça a realidade do aluno do campo e desenvolva práticas que possibilitem reflexões sobre a relação sociedade-natureza a partir dos próprios elementos cotidianos dos povos do campo. Este trabalho propôs avaliar a importância da Educação Ambiental (EA) para o Ensino de CN na EDUCampo/UFCAT. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cuja coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com egressas do Curso. Os dados foram tratados através da Análise Textual Discursiva. Neste Curso, no Tempo Comunidade (TC) são propostos temas geradores com o intuito de problematizar o meio e integralizar as discussões das disciplinas num arranjo interdisciplinar, buscando garantir uma prática pedagógica a partir da realidade do campo com o embasamento das CN. Percebeu-se que o TC foi apontado como o principal meio adotado para se trabalhar as questões ligadas ao meio ambiente e tem proporcionado a interdisciplinaridade e a contextualização do conhecimento científico, realizando a discussão da EA por meio de visitas.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1182710.36661/2595-4520.2020v3i4.11827Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 4 (2020): Edição especial: Dossiê Educação do Campo e suas Interfaces com o Ensino de Ciências; 361-3792595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11827/7560Copyright (c) 2020 Danilo Fernandes Lobato, Fernanda Welter Adams, Simara Maria Tavares Nuneshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes Lobato, DaniloWelter Adams, FernandaTavares Nunes, Simara Maria2021-07-13T05:22:37Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11827Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:22:37Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da Educação Ambiental para o Ensino de Ciências da Natureza: um olhar para o Tempo Comunidade
title A importância da Educação Ambiental para o Ensino de Ciências da Natureza: um olhar para o Tempo Comunidade
spellingShingle A importância da Educação Ambiental para o Ensino de Ciências da Natureza: um olhar para o Tempo Comunidade
Fernandes Lobato, Danilo
title_short A importância da Educação Ambiental para o Ensino de Ciências da Natureza: um olhar para o Tempo Comunidade
title_full A importância da Educação Ambiental para o Ensino de Ciências da Natureza: um olhar para o Tempo Comunidade
title_fullStr A importância da Educação Ambiental para o Ensino de Ciências da Natureza: um olhar para o Tempo Comunidade
title_full_unstemmed A importância da Educação Ambiental para o Ensino de Ciências da Natureza: um olhar para o Tempo Comunidade
title_sort A importância da Educação Ambiental para o Ensino de Ciências da Natureza: um olhar para o Tempo Comunidade
author Fernandes Lobato, Danilo
author_facet Fernandes Lobato, Danilo
Welter Adams, Fernanda
Tavares Nunes, Simara Maria
author_role author
author2 Welter Adams, Fernanda
Tavares Nunes, Simara Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes Lobato, Danilo
Welter Adams, Fernanda
Tavares Nunes, Simara Maria
description Na Educação do Campo é preciso que as Ciências da Natureza (CN) sejam trabalhadas com o objetivo de permitir que o aluno do campo compreenda o meio em que vive, sendo as questões ambientais relacionadas ao conhecimento científico primordiais para essa garantia. Para tanto, é preciso um professor que conheça a realidade do aluno do campo e desenvolva práticas que possibilitem reflexões sobre a relação sociedade-natureza a partir dos próprios elementos cotidianos dos povos do campo. Este trabalho propôs avaliar a importância da Educação Ambiental (EA) para o Ensino de CN na EDUCampo/UFCAT. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cuja coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com egressas do Curso. Os dados foram tratados através da Análise Textual Discursiva. Neste Curso, no Tempo Comunidade (TC) são propostos temas geradores com o intuito de problematizar o meio e integralizar as discussões das disciplinas num arranjo interdisciplinar, buscando garantir uma prática pedagógica a partir da realidade do campo com o embasamento das CN. Percebeu-se que o TC foi apontado como o principal meio adotado para se trabalhar as questões ligadas ao meio ambiente e tem proporcionado a interdisciplinaridade e a contextualização do conhecimento científico, realizando a discussão da EA por meio de visitas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11827
10.36661/2595-4520.2020v3i4.11827
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11827
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i4.11827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11827/7560
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Danilo Fernandes Lobato, Fernanda Welter Adams, Simara Maria Tavares Nunes
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Danilo Fernandes Lobato, Fernanda Welter Adams, Simara Maria Tavares Nunes
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 4 (2020): Edição especial: Dossiê Educação do Campo e suas Interfaces com o Ensino de Ciências; 361-379
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612859162624