A importância da Educação Ambiental para o Ensino de Ciências da Natureza: um olhar para o Tempo Comunidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11827 |
Resumo: | Na Educação do Campo é preciso que as Ciências da Natureza (CN) sejam trabalhadas com o objetivo de permitir que o aluno do campo compreenda o meio em que vive, sendo as questões ambientais relacionadas ao conhecimento científico primordiais para essa garantia. Para tanto, é preciso um professor que conheça a realidade do aluno do campo e desenvolva práticas que possibilitem reflexões sobre a relação sociedade-natureza a partir dos próprios elementos cotidianos dos povos do campo. Este trabalho propôs avaliar a importância da Educação Ambiental (EA) para o Ensino de CN na EDUCampo/UFCAT. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cuja coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com egressas do Curso. Os dados foram tratados através da Análise Textual Discursiva. Neste Curso, no Tempo Comunidade (TC) são propostos temas geradores com o intuito de problematizar o meio e integralizar as discussões das disciplinas num arranjo interdisciplinar, buscando garantir uma prática pedagógica a partir da realidade do campo com o embasamento das CN. Percebeu-se que o TC foi apontado como o principal meio adotado para se trabalhar as questões ligadas ao meio ambiente e tem proporcionado a interdisciplinaridade e a contextualização do conhecimento científico, realizando a discussão da EA por meio de visitas. |
id |
UFFS-2_55281927219219e93ff9e2ae80c2a5d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11827 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da Educação Ambiental para o Ensino de Ciências da Natureza: um olhar para o Tempo ComunidadeNa Educação do Campo é preciso que as Ciências da Natureza (CN) sejam trabalhadas com o objetivo de permitir que o aluno do campo compreenda o meio em que vive, sendo as questões ambientais relacionadas ao conhecimento científico primordiais para essa garantia. Para tanto, é preciso um professor que conheça a realidade do aluno do campo e desenvolva práticas que possibilitem reflexões sobre a relação sociedade-natureza a partir dos próprios elementos cotidianos dos povos do campo. Este trabalho propôs avaliar a importância da Educação Ambiental (EA) para o Ensino de CN na EDUCampo/UFCAT. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cuja coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com egressas do Curso. Os dados foram tratados através da Análise Textual Discursiva. Neste Curso, no Tempo Comunidade (TC) são propostos temas geradores com o intuito de problematizar o meio e integralizar as discussões das disciplinas num arranjo interdisciplinar, buscando garantir uma prática pedagógica a partir da realidade do campo com o embasamento das CN. Percebeu-se que o TC foi apontado como o principal meio adotado para se trabalhar as questões ligadas ao meio ambiente e tem proporcionado a interdisciplinaridade e a contextualização do conhecimento científico, realizando a discussão da EA por meio de visitas.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1182710.36661/2595-4520.2020v3i4.11827Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 4 (2020): Edição especial: Dossiê Educação do Campo e suas Interfaces com o Ensino de Ciências; 361-3792595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11827/7560Copyright (c) 2020 Danilo Fernandes Lobato, Fernanda Welter Adams, Simara Maria Tavares Nuneshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes Lobato, DaniloWelter Adams, FernandaTavares Nunes, Simara Maria2021-07-13T05:22:37Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11827Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:22:37Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da Educação Ambiental para o Ensino de Ciências da Natureza: um olhar para o Tempo Comunidade |
title |
A importância da Educação Ambiental para o Ensino de Ciências da Natureza: um olhar para o Tempo Comunidade |
spellingShingle |
A importância da Educação Ambiental para o Ensino de Ciências da Natureza: um olhar para o Tempo Comunidade Fernandes Lobato, Danilo |
title_short |
A importância da Educação Ambiental para o Ensino de Ciências da Natureza: um olhar para o Tempo Comunidade |
title_full |
A importância da Educação Ambiental para o Ensino de Ciências da Natureza: um olhar para o Tempo Comunidade |
title_fullStr |
A importância da Educação Ambiental para o Ensino de Ciências da Natureza: um olhar para o Tempo Comunidade |
title_full_unstemmed |
A importância da Educação Ambiental para o Ensino de Ciências da Natureza: um olhar para o Tempo Comunidade |
title_sort |
A importância da Educação Ambiental para o Ensino de Ciências da Natureza: um olhar para o Tempo Comunidade |
author |
Fernandes Lobato, Danilo |
author_facet |
Fernandes Lobato, Danilo Welter Adams, Fernanda Tavares Nunes, Simara Maria |
author_role |
author |
author2 |
Welter Adams, Fernanda Tavares Nunes, Simara Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes Lobato, Danilo Welter Adams, Fernanda Tavares Nunes, Simara Maria |
description |
Na Educação do Campo é preciso que as Ciências da Natureza (CN) sejam trabalhadas com o objetivo de permitir que o aluno do campo compreenda o meio em que vive, sendo as questões ambientais relacionadas ao conhecimento científico primordiais para essa garantia. Para tanto, é preciso um professor que conheça a realidade do aluno do campo e desenvolva práticas que possibilitem reflexões sobre a relação sociedade-natureza a partir dos próprios elementos cotidianos dos povos do campo. Este trabalho propôs avaliar a importância da Educação Ambiental (EA) para o Ensino de CN na EDUCampo/UFCAT. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cuja coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com egressas do Curso. Os dados foram tratados através da Análise Textual Discursiva. Neste Curso, no Tempo Comunidade (TC) são propostos temas geradores com o intuito de problematizar o meio e integralizar as discussões das disciplinas num arranjo interdisciplinar, buscando garantir uma prática pedagógica a partir da realidade do campo com o embasamento das CN. Percebeu-se que o TC foi apontado como o principal meio adotado para se trabalhar as questões ligadas ao meio ambiente e tem proporcionado a interdisciplinaridade e a contextualização do conhecimento científico, realizando a discussão da EA por meio de visitas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11827 10.36661/2595-4520.2020v3i4.11827 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11827 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i4.11827 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11827/7560 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Danilo Fernandes Lobato, Fernanda Welter Adams, Simara Maria Tavares Nunes http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Danilo Fernandes Lobato, Fernanda Welter Adams, Simara Maria Tavares Nunes http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 4 (2020): Edição especial: Dossiê Educação do Campo e suas Interfaces com o Ensino de Ciências; 361-379 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612859162624 |