Novas exigências a Educação Ambiental no contexto pós-COVID-19: desafios a redefinição do Projeto Pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11906 |
Resumo: | Este ensaio tem a pretensão de provocar reflexões na redefinição do Projeto Pedagógico (PP) da escola a partir da possível contribuição da Educação Ambiental (EA). São reflexões de educadores ambientais que ao estarem vivenciando o contexto da COVID-19 se permitiram a buscar horizontes possíveis ao cenário pós-COVID-19 considerando a importância que a EA poderá estar assumindo. Desse modo, situa num primeiro momento, algumas problemáticas ambientais vivenciadas no mundo pré-COVID-19; num segundo, apresenta sugestões e exigência à EA no amanhã da EA. De modo geral, os autores apresentam 10 princípios que apontam para mudanças de compreensões e para reafirmação de algumas pautas que podem contribuir para a garantia da vida quando em nossas escolhas políticas do PP refletirmos, debatermos e optarmos. |
id |
UFFS-2_61459c276e1ea62c52b72d3f72cf25de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11906 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Novas exigências a Educação Ambiental no contexto pós-COVID-19: desafios a redefinição do Projeto PedagógicoEste ensaio tem a pretensão de provocar reflexões na redefinição do Projeto Pedagógico (PP) da escola a partir da possível contribuição da Educação Ambiental (EA). São reflexões de educadores ambientais que ao estarem vivenciando o contexto da COVID-19 se permitiram a buscar horizontes possíveis ao cenário pós-COVID-19 considerando a importância que a EA poderá estar assumindo. Desse modo, situa num primeiro momento, algumas problemáticas ambientais vivenciadas no mundo pré-COVID-19; num segundo, apresenta sugestões e exigência à EA no amanhã da EA. De modo geral, os autores apresentam 10 princípios que apontam para mudanças de compreensões e para reafirmação de algumas pautas que podem contribuir para a garantia da vida quando em nossas escolhas políticas do PP refletirmos, debatermos e optarmos.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1190610.36661/2595-4520.2020v3i5.11906Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 312-3272595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11906/7586Copyright (c) 2020 Vilmar Alves Pereira, Marcel Jardim Amaralhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Vilmar AlvesAmaral, Marcel Jardim2021-07-13T05:22:05Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11906Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:22:05Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novas exigências a Educação Ambiental no contexto pós-COVID-19: desafios a redefinição do Projeto Pedagógico |
title |
Novas exigências a Educação Ambiental no contexto pós-COVID-19: desafios a redefinição do Projeto Pedagógico |
spellingShingle |
Novas exigências a Educação Ambiental no contexto pós-COVID-19: desafios a redefinição do Projeto Pedagógico Pereira, Vilmar Alves |
title_short |
Novas exigências a Educação Ambiental no contexto pós-COVID-19: desafios a redefinição do Projeto Pedagógico |
title_full |
Novas exigências a Educação Ambiental no contexto pós-COVID-19: desafios a redefinição do Projeto Pedagógico |
title_fullStr |
Novas exigências a Educação Ambiental no contexto pós-COVID-19: desafios a redefinição do Projeto Pedagógico |
title_full_unstemmed |
Novas exigências a Educação Ambiental no contexto pós-COVID-19: desafios a redefinição do Projeto Pedagógico |
title_sort |
Novas exigências a Educação Ambiental no contexto pós-COVID-19: desafios a redefinição do Projeto Pedagógico |
author |
Pereira, Vilmar Alves |
author_facet |
Pereira, Vilmar Alves Amaral, Marcel Jardim |
author_role |
author |
author2 |
Amaral, Marcel Jardim |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Vilmar Alves Amaral, Marcel Jardim |
description |
Este ensaio tem a pretensão de provocar reflexões na redefinição do Projeto Pedagógico (PP) da escola a partir da possível contribuição da Educação Ambiental (EA). São reflexões de educadores ambientais que ao estarem vivenciando o contexto da COVID-19 se permitiram a buscar horizontes possíveis ao cenário pós-COVID-19 considerando a importância que a EA poderá estar assumindo. Desse modo, situa num primeiro momento, algumas problemáticas ambientais vivenciadas no mundo pré-COVID-19; num segundo, apresenta sugestões e exigência à EA no amanhã da EA. De modo geral, os autores apresentam 10 princípios que apontam para mudanças de compreensões e para reafirmação de algumas pautas que podem contribuir para a garantia da vida quando em nossas escolhas políticas do PP refletirmos, debatermos e optarmos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11906 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11906 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11906 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i5.11906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11906/7586 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Vilmar Alves Pereira, Marcel Jardim Amaral http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Vilmar Alves Pereira, Marcel Jardim Amaral http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 312-327 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612893765632 |