Novas exigências a Educação Ambiental no contexto pós-COVID-19: desafios a redefinição do Projeto Pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Vilmar Alves
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Amaral, Marcel Jardim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11906
Resumo: Este ensaio tem a pretensão de provocar reflexões na redefinição do Projeto Pedagógico (PP) da escola a partir da possível contribuição da Educação Ambiental (EA). São reflexões de educadores ambientais que ao estarem vivenciando o contexto da COVID-19 se permitiram a buscar horizontes possíveis ao cenário pós-COVID-19 considerando a importância que a EA poderá estar assumindo. Desse modo, situa num primeiro momento, algumas problemáticas ambientais vivenciadas no mundo pré-COVID-19; num segundo, apresenta sugestões e exigência à EA no amanhã da EA. De modo geral, os autores apresentam 10 princípios que apontam para mudanças de compreensões e para reafirmação de algumas pautas que podem contribuir para a garantia da vida quando em nossas escolhas políticas do PP refletirmos, debatermos e optarmos.
id UFFS-2_61459c276e1ea62c52b72d3f72cf25de
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11906
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Novas exigências a Educação Ambiental no contexto pós-COVID-19: desafios a redefinição do Projeto PedagógicoEste ensaio tem a pretensão de provocar reflexões na redefinição do Projeto Pedagógico (PP) da escola a partir da possível contribuição da Educação Ambiental (EA). São reflexões de educadores ambientais que ao estarem vivenciando o contexto da COVID-19 se permitiram a buscar horizontes possíveis ao cenário pós-COVID-19 considerando a importância que a EA poderá estar assumindo. Desse modo, situa num primeiro momento, algumas problemáticas ambientais vivenciadas no mundo pré-COVID-19; num segundo, apresenta sugestões e exigência à EA no amanhã da EA. De modo geral, os autores apresentam 10 princípios que apontam para mudanças de compreensões e para reafirmação de algumas pautas que podem contribuir para a garantia da vida quando em nossas escolhas políticas do PP refletirmos, debatermos e optarmos.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1190610.36661/2595-4520.2020v3i5.11906Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 312-3272595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11906/7586Copyright (c) 2020 Vilmar Alves Pereira, Marcel Jardim Amaralhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Vilmar AlvesAmaral, Marcel Jardim2021-07-13T05:22:05Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11906Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:22:05Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Novas exigências a Educação Ambiental no contexto pós-COVID-19: desafios a redefinição do Projeto Pedagógico
title Novas exigências a Educação Ambiental no contexto pós-COVID-19: desafios a redefinição do Projeto Pedagógico
spellingShingle Novas exigências a Educação Ambiental no contexto pós-COVID-19: desafios a redefinição do Projeto Pedagógico
Pereira, Vilmar Alves
title_short Novas exigências a Educação Ambiental no contexto pós-COVID-19: desafios a redefinição do Projeto Pedagógico
title_full Novas exigências a Educação Ambiental no contexto pós-COVID-19: desafios a redefinição do Projeto Pedagógico
title_fullStr Novas exigências a Educação Ambiental no contexto pós-COVID-19: desafios a redefinição do Projeto Pedagógico
title_full_unstemmed Novas exigências a Educação Ambiental no contexto pós-COVID-19: desafios a redefinição do Projeto Pedagógico
title_sort Novas exigências a Educação Ambiental no contexto pós-COVID-19: desafios a redefinição do Projeto Pedagógico
author Pereira, Vilmar Alves
author_facet Pereira, Vilmar Alves
Amaral, Marcel Jardim
author_role author
author2 Amaral, Marcel Jardim
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Vilmar Alves
Amaral, Marcel Jardim
description Este ensaio tem a pretensão de provocar reflexões na redefinição do Projeto Pedagógico (PP) da escola a partir da possível contribuição da Educação Ambiental (EA). São reflexões de educadores ambientais que ao estarem vivenciando o contexto da COVID-19 se permitiram a buscar horizontes possíveis ao cenário pós-COVID-19 considerando a importância que a EA poderá estar assumindo. Desse modo, situa num primeiro momento, algumas problemáticas ambientais vivenciadas no mundo pré-COVID-19; num segundo, apresenta sugestões e exigência à EA no amanhã da EA. De modo geral, os autores apresentam 10 princípios que apontam para mudanças de compreensões e para reafirmação de algumas pautas que podem contribuir para a garantia da vida quando em nossas escolhas políticas do PP refletirmos, debatermos e optarmos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11906
10.36661/2595-4520.2020v3i5.11906
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11906
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11906/7586
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Vilmar Alves Pereira, Marcel Jardim Amaral
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Vilmar Alves Pereira, Marcel Jardim Amaral
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 312-327
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612893765632