El Cómic como Estrategia Didáctica para la Enseñanza de Química en Tiempos de Pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12990 |
Resumo: | Com a pandemia de Covid-19 e o isolamento social para evitar a disseminação do novo coronavírus, os educadores tiveram que se adaptar e buscar outras formas de atrair os discentes no ensino remoto emergencial. A Química, disciplina desafiadora como é, muitas vezes torna-se restrita ao ensino teórico de fórmulas e da Tabela Periódica. Diante desse cenário, a utilização de tecnologias aliadas a estratégias didáticas inovadoras, oportuniza apresentar os conceitos químicos aos estudantes de maneira mais amigável e prazerosa, atenuando os prejuízos causados pelo afastamento entre o professor e os estudantes. As Histórias em Quadrinhos configuram um relevante recurso pedagógico no processo ensino-aprendizagem, viabilizando o entendimento de conteúdos muitas vezes considerados difíceis pelos discentes. Sendo assim, este trabalho relata uma prática exitosa realizada no âmbito do PIBID, com estudantes do Ensino Médio de uma escola estadual, utilizando Histórias em Quadrinhos que os auxiliaram a compreender os conceitos químicos dentro da realidade atual. |
id |
UFFS-2_6286422ea422c5cb65ab1bad24f71222 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12990 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
El Cómic como Estrategia Didáctica para la Enseñanza de Química en Tiempos de PandemiaComics as a Didactic Strategy for Teaching Chemistry in times of PandemicHistórias em Quadrinhos como Estratégia Didática para o Ensino de Química em Tempos de PandemiaCom a pandemia de Covid-19 e o isolamento social para evitar a disseminação do novo coronavírus, os educadores tiveram que se adaptar e buscar outras formas de atrair os discentes no ensino remoto emergencial. A Química, disciplina desafiadora como é, muitas vezes torna-se restrita ao ensino teórico de fórmulas e da Tabela Periódica. Diante desse cenário, a utilização de tecnologias aliadas a estratégias didáticas inovadoras, oportuniza apresentar os conceitos químicos aos estudantes de maneira mais amigável e prazerosa, atenuando os prejuízos causados pelo afastamento entre o professor e os estudantes. As Histórias em Quadrinhos configuram um relevante recurso pedagógico no processo ensino-aprendizagem, viabilizando o entendimento de conteúdos muitas vezes considerados difíceis pelos discentes. Sendo assim, este trabalho relata uma prática exitosa realizada no âmbito do PIBID, com estudantes do Ensino Médio de uma escola estadual, utilizando Histórias em Quadrinhos que os auxiliaram a compreender os conceitos químicos dentro da realidade atual.With the Covid-19 pandemic and social isolation to prevent the spread of the new coronavirus, educators had to adapt and look for other ways to attract students in emergency remote education. Chemistry, a challenging discipline as it is, often becomes restricted to the theoretical teaching of formulas and the Periodic Table. In this scenario, the use of technologies combined with innovative didactic strategies provides opportunities to present chemical concepts to students in a friendlier and more pleasurable way, mitigating the damage caused by the distance between teacher and student. Comics are a relevant pedagogical resource in the teaching-learning process, enabling the understanding of contents often considered difficult by students. Thus, this work reports a successful practice carried out with high school students from a state school using comic books that helped them to understand chemical concepts within the current reality.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1299010.36661/2595-4520.2022v5n2.12990Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 2 (2022): Edição Especial: 40º EDEQ; 55-742595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12990/8486Copyright (c) 2022 André Papi Cardoso , Lucas Diniz Araujo, Andréa Santos Liu, Maria do Carmo de Castrohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso , André PapiAraujo, Lucas DinizLiu, Andréa Santosde Castro, Maria do Carmo2022-07-25T11:33:39Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12990Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-25T11:33:39Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
El Cómic como Estrategia Didáctica para la Enseñanza de Química en Tiempos de Pandemia Comics as a Didactic Strategy for Teaching Chemistry in times of Pandemic Histórias em Quadrinhos como Estratégia Didática para o Ensino de Química em Tempos de Pandemia |
title |
El Cómic como Estrategia Didáctica para la Enseñanza de Química en Tiempos de Pandemia |
spellingShingle |
El Cómic como Estrategia Didáctica para la Enseñanza de Química en Tiempos de Pandemia Cardoso , André Papi |
title_short |
El Cómic como Estrategia Didáctica para la Enseñanza de Química en Tiempos de Pandemia |
title_full |
El Cómic como Estrategia Didáctica para la Enseñanza de Química en Tiempos de Pandemia |
title_fullStr |
El Cómic como Estrategia Didáctica para la Enseñanza de Química en Tiempos de Pandemia |
title_full_unstemmed |
El Cómic como Estrategia Didáctica para la Enseñanza de Química en Tiempos de Pandemia |
title_sort |
El Cómic como Estrategia Didáctica para la Enseñanza de Química en Tiempos de Pandemia |
author |
Cardoso , André Papi |
author_facet |
Cardoso , André Papi Araujo, Lucas Diniz Liu, Andréa Santos de Castro, Maria do Carmo |
author_role |
author |
author2 |
Araujo, Lucas Diniz Liu, Andréa Santos de Castro, Maria do Carmo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso , André Papi Araujo, Lucas Diniz Liu, Andréa Santos de Castro, Maria do Carmo |
description |
Com a pandemia de Covid-19 e o isolamento social para evitar a disseminação do novo coronavírus, os educadores tiveram que se adaptar e buscar outras formas de atrair os discentes no ensino remoto emergencial. A Química, disciplina desafiadora como é, muitas vezes torna-se restrita ao ensino teórico de fórmulas e da Tabela Periódica. Diante desse cenário, a utilização de tecnologias aliadas a estratégias didáticas inovadoras, oportuniza apresentar os conceitos químicos aos estudantes de maneira mais amigável e prazerosa, atenuando os prejuízos causados pelo afastamento entre o professor e os estudantes. As Histórias em Quadrinhos configuram um relevante recurso pedagógico no processo ensino-aprendizagem, viabilizando o entendimento de conteúdos muitas vezes considerados difíceis pelos discentes. Sendo assim, este trabalho relata uma prática exitosa realizada no âmbito do PIBID, com estudantes do Ensino Médio de uma escola estadual, utilizando Histórias em Quadrinhos que os auxiliaram a compreender os conceitos químicos dentro da realidade atual. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12990 10.36661/2595-4520.2022v5n2.12990 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12990 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2022v5n2.12990 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12990/8486 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 2 (2022): Edição Especial: 40º EDEQ; 55-74 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613768278016 |