El Cómic como Estrategia Didáctica para la Enseñanza de Química en Tiempos de Pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso , André  Papi
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Araujo, Lucas Diniz, Liu, Andréa Santos, de Castro, Maria do Carmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12990
Resumo: Com a pandemia de Covid-19 e o isolamento social para evitar a disseminação do novo coronavírus, os educadores tiveram que se adaptar e buscar outras formas de atrair os discentes no ensino remoto emergencial. A Química, disciplina desafiadora como é, muitas vezes torna-se restrita ao ensino teórico de fórmulas e da Tabela Periódica. Diante desse cenário, a utilização de tecnologias aliadas a estratégias didáticas inovadoras, oportuniza apresentar os conceitos químicos aos estudantes de maneira mais amigável e prazerosa, atenuando os prejuízos causados pelo afastamento entre o professor e os estudantes. As Histórias em Quadrinhos configuram um relevante recurso pedagógico no processo ensino-aprendizagem, viabilizando o entendimento de conteúdos muitas vezes considerados difíceis pelos discentes. Sendo assim, este trabalho relata uma prática exitosa realizada no âmbito do PIBID, com estudantes do Ensino Médio de uma escola estadual, utilizando Histórias em Quadrinhos que os auxiliaram a compreender os conceitos químicos dentro da realidade atual.
id UFFS-2_6286422ea422c5cb65ab1bad24f71222
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12990
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling El Cómic como Estrategia Didáctica para la Enseñanza de Química en Tiempos de PandemiaComics as a Didactic Strategy for Teaching Chemistry in times of PandemicHistórias em Quadrinhos como Estratégia Didática para o Ensino de Química em Tempos de PandemiaCom a pandemia de Covid-19 e o isolamento social para evitar a disseminação do novo coronavírus, os educadores tiveram que se adaptar e buscar outras formas de atrair os discentes no ensino remoto emergencial. A Química, disciplina desafiadora como é, muitas vezes torna-se restrita ao ensino teórico de fórmulas e da Tabela Periódica. Diante desse cenário, a utilização de tecnologias aliadas a estratégias didáticas inovadoras, oportuniza apresentar os conceitos químicos aos estudantes de maneira mais amigável e prazerosa, atenuando os prejuízos causados pelo afastamento entre o professor e os estudantes. As Histórias em Quadrinhos configuram um relevante recurso pedagógico no processo ensino-aprendizagem, viabilizando o entendimento de conteúdos muitas vezes considerados difíceis pelos discentes. Sendo assim, este trabalho relata uma prática exitosa realizada no âmbito do PIBID, com estudantes do Ensino Médio de uma escola estadual, utilizando Histórias em Quadrinhos que os auxiliaram a compreender os conceitos químicos dentro da realidade atual.With the Covid-19 pandemic and social isolation to prevent the spread of the new coronavirus, educators had to adapt and look for other ways to attract students in emergency remote education. Chemistry, a challenging discipline as it is, often becomes restricted to the theoretical teaching of formulas and the Periodic Table. In this scenario, the use of technologies combined with innovative didactic strategies provides opportunities to present chemical concepts to students in a friendlier and more pleasurable way, mitigating the damage caused by the distance between teacher and student. Comics are a relevant pedagogical resource in the teaching-learning process, enabling the understanding of contents often considered difficult by students. Thus, this work reports a successful practice carried out with high school students from a state school using comic books that helped them to understand chemical concepts within the current reality.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1299010.36661/2595-4520.2022v5n2.12990Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 2 (2022): Edição Especial: 40º EDEQ; 55-742595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12990/8486Copyright (c) 2022 André  Papi Cardoso , Lucas Diniz Araujo, Andréa Santos Liu, Maria do Carmo de Castrohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso , André  PapiAraujo, Lucas DinizLiu, Andréa Santosde Castro, Maria do Carmo2022-07-25T11:33:39Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12990Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-25T11:33:39Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv El Cómic como Estrategia Didáctica para la Enseñanza de Química en Tiempos de Pandemia
Comics as a Didactic Strategy for Teaching Chemistry in times of Pandemic
Histórias em Quadrinhos como Estratégia Didática para o Ensino de Química em Tempos de Pandemia
title El Cómic como Estrategia Didáctica para la Enseñanza de Química en Tiempos de Pandemia
spellingShingle El Cómic como Estrategia Didáctica para la Enseñanza de Química en Tiempos de Pandemia
Cardoso , André  Papi
title_short El Cómic como Estrategia Didáctica para la Enseñanza de Química en Tiempos de Pandemia
title_full El Cómic como Estrategia Didáctica para la Enseñanza de Química en Tiempos de Pandemia
title_fullStr El Cómic como Estrategia Didáctica para la Enseñanza de Química en Tiempos de Pandemia
title_full_unstemmed El Cómic como Estrategia Didáctica para la Enseñanza de Química en Tiempos de Pandemia
title_sort El Cómic como Estrategia Didáctica para la Enseñanza de Química en Tiempos de Pandemia
author Cardoso , André  Papi
author_facet Cardoso , André  Papi
Araujo, Lucas Diniz
Liu, Andréa Santos
de Castro, Maria do Carmo
author_role author
author2 Araujo, Lucas Diniz
Liu, Andréa Santos
de Castro, Maria do Carmo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso , André  Papi
Araujo, Lucas Diniz
Liu, Andréa Santos
de Castro, Maria do Carmo
description Com a pandemia de Covid-19 e o isolamento social para evitar a disseminação do novo coronavírus, os educadores tiveram que se adaptar e buscar outras formas de atrair os discentes no ensino remoto emergencial. A Química, disciplina desafiadora como é, muitas vezes torna-se restrita ao ensino teórico de fórmulas e da Tabela Periódica. Diante desse cenário, a utilização de tecnologias aliadas a estratégias didáticas inovadoras, oportuniza apresentar os conceitos químicos aos estudantes de maneira mais amigável e prazerosa, atenuando os prejuízos causados pelo afastamento entre o professor e os estudantes. As Histórias em Quadrinhos configuram um relevante recurso pedagógico no processo ensino-aprendizagem, viabilizando o entendimento de conteúdos muitas vezes considerados difíceis pelos discentes. Sendo assim, este trabalho relata uma prática exitosa realizada no âmbito do PIBID, com estudantes do Ensino Médio de uma escola estadual, utilizando Histórias em Quadrinhos que os auxiliaram a compreender os conceitos químicos dentro da realidade atual.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12990
10.36661/2595-4520.2022v5n2.12990
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12990
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2022v5n2.12990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12990/8486
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 2 (2022): Edição Especial: 40º EDEQ; 55-74
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613768278016