O Ensino de Ciências Naturais e a Construção de um Currículo Educacional Antirracista na Escola Bernardino Pereira de Barros, Abaetetuba-PA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sousa, Deusa Maria
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos da Silva, Clemerson, Maciel dos Santos, Rosicleide
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11815
Resumo: Objetiva-se apresentar pesquisa realizada com professores do Ensino Fundamental sobre a Lei 10.639/2003 e suas aplicações na prática pedagógica. Os novos desafios do Ensino de Ciências Naturais estão intrinsecamente ligados ao desenvolvimento de novos dispositivos pedagógicos para a construção de ações afirmativas dentro do programa do Ensino de Ciências. Tal iniciativa foi impulsionada a partir das reivindicações e luta do movimento negro, organizado durante décadas, e implementada por pesquisadores das áreas de Ciências Naturais. Assim, pela análise da legislação educacional, tal como dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências (PCN) podemos aferir que a formação para cidadania já fazia parte do currículo escolar. Portanto, a Lei 10.639/2003 impõe uma questão mais aprimoradas aos(as) educadores(as), evidencia e delineia prerrogativas já existentes antes de sua oficialização, além de permitir novas reflexões acerca das questões ético-raciais. Nessa perspectiva, utilizando a metodologia Estudo Quanti-qualitativo, far-se-á uma investigação concernente à efetivação da referida Lei no Ensino de Ciências Naturais na escola Bernardino Pereira de Barros, nas disciplinas de quatro turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, séries finais, de Abaetetuba-Pará. Observa-se que os professores das turmas averiguadas não receberam formação pedagógica acerca da Lei 10.639/2003, e que, consequentemente, possuem concepções superficiais quanto a seu regulamento, objeto de verificação e discussão deste texto.
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