Plantas nativas e a prática da contextualização: uma investigação etnobotânica no ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Bruno Ferreira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sousa, José Jucelino Alves de, Façanha, Rafaela Vieira, Moura, Francisco Nunes de Sousa, Holanda, Deborah Ximenes Torres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12050
Resumo:   O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo etnobotânico sobre plantas nativas, com foco em três espécies vegetais, e fazer um paralelo entre o que a ciência diz sobre tais espécies com o conhecimento que uma comunidade escolar detém sobre elas, promovendo conexões para a contextualização no ensino de ciências. Para isso, foram selecionadas três espécies nativas da cidade de Ipaporanga-CE para identificação e estudo. Posteriormente, foi aplicado um questionário com alunos, professores e funcionários de uma escola a fim de obter informações sobre essas espécies vegetais e, assim, realizar uma comparação de dados. Por fim, foi realizado um seminário na escola pesquisada para construir com alunos e professor o conhecimento sobre as características, propriedades e utilizações desses frutos nativos, objetivando tornar estas espécies mais conhecidas, aproveitadas e dando pistas de contextualização de conteúdos nas aulas de ciências. Constatou-se que o público escolar reconhece algumas plantas vegetais nativas, porém, no que diz respeito às propriedades e benefícios, possuem pouco conhecimento.
id UFFS-2_681874db2654dd5b1b09cfedfdeb4d60
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12050
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Plantas nativas e a prática da contextualização: uma investigação etnobotânica no ensino de ciências  O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo etnobotânico sobre plantas nativas, com foco em três espécies vegetais, e fazer um paralelo entre o que a ciência diz sobre tais espécies com o conhecimento que uma comunidade escolar detém sobre elas, promovendo conexões para a contextualização no ensino de ciências. Para isso, foram selecionadas três espécies nativas da cidade de Ipaporanga-CE para identificação e estudo. Posteriormente, foi aplicado um questionário com alunos, professores e funcionários de uma escola a fim de obter informações sobre essas espécies vegetais e, assim, realizar uma comparação de dados. Por fim, foi realizado um seminário na escola pesquisada para construir com alunos e professor o conhecimento sobre as características, propriedades e utilizações desses frutos nativos, objetivando tornar estas espécies mais conhecidas, aproveitadas e dando pistas de contextualização de conteúdos nas aulas de ciências. Constatou-se que o público escolar reconhece algumas plantas vegetais nativas, porém, no que diz respeito às propriedades e benefícios, possuem pouco conhecimento.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1205010.36661/2595-4520.2021v4i6.12050Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 1-212595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12050/8161Copyright (c) 2021 Bruno Ferreira Matos, José Jucelino Alves de Sousa, Rafaela Vieira Façanha, Francisco Nunes de Sousa Moura, Deborah Ximenes Torres Holandahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMatos, Bruno FerreiraSousa, José Jucelino Alves deFaçanha, Rafaela VieiraMoura, Francisco Nunes de SousaHolanda, Deborah Ximenes Torres2021-10-09T06:00:26Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12050Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-10-09T06:00:26Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Plantas nativas e a prática da contextualização: uma investigação etnobotânica no ensino de ciências
title Plantas nativas e a prática da contextualização: uma investigação etnobotânica no ensino de ciências
spellingShingle Plantas nativas e a prática da contextualização: uma investigação etnobotânica no ensino de ciências
Matos, Bruno Ferreira
title_short Plantas nativas e a prática da contextualização: uma investigação etnobotânica no ensino de ciências
title_full Plantas nativas e a prática da contextualização: uma investigação etnobotânica no ensino de ciências
title_fullStr Plantas nativas e a prática da contextualização: uma investigação etnobotânica no ensino de ciências
title_full_unstemmed Plantas nativas e a prática da contextualização: uma investigação etnobotânica no ensino de ciências
title_sort Plantas nativas e a prática da contextualização: uma investigação etnobotânica no ensino de ciências
author Matos, Bruno Ferreira
author_facet Matos, Bruno Ferreira
Sousa, José Jucelino Alves de
Façanha, Rafaela Vieira
Moura, Francisco Nunes de Sousa
Holanda, Deborah Ximenes Torres
author_role author
author2 Sousa, José Jucelino Alves de
Façanha, Rafaela Vieira
Moura, Francisco Nunes de Sousa
Holanda, Deborah Ximenes Torres
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Bruno Ferreira
Sousa, José Jucelino Alves de
Façanha, Rafaela Vieira
Moura, Francisco Nunes de Sousa
Holanda, Deborah Ximenes Torres
description   O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo etnobotânico sobre plantas nativas, com foco em três espécies vegetais, e fazer um paralelo entre o que a ciência diz sobre tais espécies com o conhecimento que uma comunidade escolar detém sobre elas, promovendo conexões para a contextualização no ensino de ciências. Para isso, foram selecionadas três espécies nativas da cidade de Ipaporanga-CE para identificação e estudo. Posteriormente, foi aplicado um questionário com alunos, professores e funcionários de uma escola a fim de obter informações sobre essas espécies vegetais e, assim, realizar uma comparação de dados. Por fim, foi realizado um seminário na escola pesquisada para construir com alunos e professor o conhecimento sobre as características, propriedades e utilizações desses frutos nativos, objetivando tornar estas espécies mais conhecidas, aproveitadas e dando pistas de contextualização de conteúdos nas aulas de ciências. Constatou-se que o público escolar reconhece algumas plantas vegetais nativas, porém, no que diz respeito às propriedades e benefícios, possuem pouco conhecimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12050
10.36661/2595-4520.2021v4i6.12050
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12050
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12050/8161
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 1-21
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612914737152