Plantas nativas e a prática da contextualização: uma investigação etnobotânica no ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12050 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo etnobotânico sobre plantas nativas, com foco em três espécies vegetais, e fazer um paralelo entre o que a ciência diz sobre tais espécies com o conhecimento que uma comunidade escolar detém sobre elas, promovendo conexões para a contextualização no ensino de ciências. Para isso, foram selecionadas três espécies nativas da cidade de Ipaporanga-CE para identificação e estudo. Posteriormente, foi aplicado um questionário com alunos, professores e funcionários de uma escola a fim de obter informações sobre essas espécies vegetais e, assim, realizar uma comparação de dados. Por fim, foi realizado um seminário na escola pesquisada para construir com alunos e professor o conhecimento sobre as características, propriedades e utilizações desses frutos nativos, objetivando tornar estas espécies mais conhecidas, aproveitadas e dando pistas de contextualização de conteúdos nas aulas de ciências. Constatou-se que o público escolar reconhece algumas plantas vegetais nativas, porém, no que diz respeito às propriedades e benefícios, possuem pouco conhecimento. |
id |
UFFS-2_681874db2654dd5b1b09cfedfdeb4d60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12050 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Plantas nativas e a prática da contextualização: uma investigação etnobotânica no ensino de ciências O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo etnobotânico sobre plantas nativas, com foco em três espécies vegetais, e fazer um paralelo entre o que a ciência diz sobre tais espécies com o conhecimento que uma comunidade escolar detém sobre elas, promovendo conexões para a contextualização no ensino de ciências. Para isso, foram selecionadas três espécies nativas da cidade de Ipaporanga-CE para identificação e estudo. Posteriormente, foi aplicado um questionário com alunos, professores e funcionários de uma escola a fim de obter informações sobre essas espécies vegetais e, assim, realizar uma comparação de dados. Por fim, foi realizado um seminário na escola pesquisada para construir com alunos e professor o conhecimento sobre as características, propriedades e utilizações desses frutos nativos, objetivando tornar estas espécies mais conhecidas, aproveitadas e dando pistas de contextualização de conteúdos nas aulas de ciências. Constatou-se que o público escolar reconhece algumas plantas vegetais nativas, porém, no que diz respeito às propriedades e benefícios, possuem pouco conhecimento.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1205010.36661/2595-4520.2021v4i6.12050Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 1-212595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12050/8161Copyright (c) 2021 Bruno Ferreira Matos, José Jucelino Alves de Sousa, Rafaela Vieira Façanha, Francisco Nunes de Sousa Moura, Deborah Ximenes Torres Holandahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMatos, Bruno FerreiraSousa, José Jucelino Alves deFaçanha, Rafaela VieiraMoura, Francisco Nunes de SousaHolanda, Deborah Ximenes Torres2021-10-09T06:00:26Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12050Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-10-09T06:00:26Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plantas nativas e a prática da contextualização: uma investigação etnobotânica no ensino de ciências |
title |
Plantas nativas e a prática da contextualização: uma investigação etnobotânica no ensino de ciências |
spellingShingle |
Plantas nativas e a prática da contextualização: uma investigação etnobotânica no ensino de ciências Matos, Bruno Ferreira |
title_short |
Plantas nativas e a prática da contextualização: uma investigação etnobotânica no ensino de ciências |
title_full |
Plantas nativas e a prática da contextualização: uma investigação etnobotânica no ensino de ciências |
title_fullStr |
Plantas nativas e a prática da contextualização: uma investigação etnobotânica no ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
Plantas nativas e a prática da contextualização: uma investigação etnobotânica no ensino de ciências |
title_sort |
Plantas nativas e a prática da contextualização: uma investigação etnobotânica no ensino de ciências |
author |
Matos, Bruno Ferreira |
author_facet |
Matos, Bruno Ferreira Sousa, José Jucelino Alves de Façanha, Rafaela Vieira Moura, Francisco Nunes de Sousa Holanda, Deborah Ximenes Torres |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, José Jucelino Alves de Façanha, Rafaela Vieira Moura, Francisco Nunes de Sousa Holanda, Deborah Ximenes Torres |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Bruno Ferreira Sousa, José Jucelino Alves de Façanha, Rafaela Vieira Moura, Francisco Nunes de Sousa Holanda, Deborah Ximenes Torres |
description |
O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo etnobotânico sobre plantas nativas, com foco em três espécies vegetais, e fazer um paralelo entre o que a ciência diz sobre tais espécies com o conhecimento que uma comunidade escolar detém sobre elas, promovendo conexões para a contextualização no ensino de ciências. Para isso, foram selecionadas três espécies nativas da cidade de Ipaporanga-CE para identificação e estudo. Posteriormente, foi aplicado um questionário com alunos, professores e funcionários de uma escola a fim de obter informações sobre essas espécies vegetais e, assim, realizar uma comparação de dados. Por fim, foi realizado um seminário na escola pesquisada para construir com alunos e professor o conhecimento sobre as características, propriedades e utilizações desses frutos nativos, objetivando tornar estas espécies mais conhecidas, aproveitadas e dando pistas de contextualização de conteúdos nas aulas de ciências. Constatou-se que o público escolar reconhece algumas plantas vegetais nativas, porém, no que diz respeito às propriedades e benefícios, possuem pouco conhecimento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12050 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12050 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12050 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i6.12050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12050/8161 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 1-21 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612914737152 |