Os Livros Didáticos de Química: uma Análise das Atividades Investigativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Carolina Araújo da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Souza, Gahelyka Aghta Pantano, Moraes, Jéssica Othoni Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11008
Resumo: Nos últimos anos houve um aumento no número de publicações científicas, nacionais e internacionais, que respaldam a relevância das atividades experimentais no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, os livros didáticos (LDs) têm disponibilizado uma série de atividades experimentais que sejam economicamente acessíveis à realidade das escolas públicas brasileiras, e que levem em conta a participação dos estudantes no processo de ensino. O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise que visa identificar os tipos de atividades experimentais presentes nos LDs de química do ensino médio e caracterizar suas possibilidades investigativas. por meio de uma pesquisa do tipo qualitativa e seguindo os pressupostos teóricos da análise de conteúdo. O corpus de análise são os livros didáticos de química para o ensino médio aprovados pelo programa nacional do livro e do material didático/2018. A pesquisa possui duas etapas principais que são: a exploração e quantificação das atividades experimentais nos LDs e a análise das unidades de registros. A nossa intenção, nesta pesquisa, é produzir uma compreensão crítica e reflexiva sobre as atividades experimentais investigativas presentes nos livros didáticos, além de possibilitar uma ampliação relativa às possibilidades e limitações deste material, especialmente para área de ciências da natureza.
id UFFS-2_6899dd7c49e943ed237d3c5122134cb1
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11008
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Os Livros Didáticos de Química: uma Análise das Atividades InvestigativasNos últimos anos houve um aumento no número de publicações científicas, nacionais e internacionais, que respaldam a relevância das atividades experimentais no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, os livros didáticos (LDs) têm disponibilizado uma série de atividades experimentais que sejam economicamente acessíveis à realidade das escolas públicas brasileiras, e que levem em conta a participação dos estudantes no processo de ensino. O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise que visa identificar os tipos de atividades experimentais presentes nos LDs de química do ensino médio e caracterizar suas possibilidades investigativas. por meio de uma pesquisa do tipo qualitativa e seguindo os pressupostos teóricos da análise de conteúdo. O corpus de análise são os livros didáticos de química para o ensino médio aprovados pelo programa nacional do livro e do material didático/2018. A pesquisa possui duas etapas principais que são: a exploração e quantificação das atividades experimentais nos LDs e a análise das unidades de registros. A nossa intenção, nesta pesquisa, é produzir uma compreensão crítica e reflexiva sobre as atividades experimentais investigativas presentes nos livros didáticos, além de possibilitar uma ampliação relativa às possibilidades e limitações deste material, especialmente para área de ciências da natureza.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1100810.36661/2595-4520.2019v2i4.11008Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 4 (2019): Revista Insignare Scientia; 1- 192595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11008/7316Copyright (c) 2019 Ana Carolina Araújo da Silva, Gahelyka Aghta Pantano Souza, Jéssica Othoni Fernandes Moraeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ana Carolina Araújo daSouza, Gahelyka Aghta PantanoMoraes, Jéssica Othoni Fernandes2021-07-13T05:25:05Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11008Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:25:05Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Livros Didáticos de Química: uma Análise das Atividades Investigativas
title Os Livros Didáticos de Química: uma Análise das Atividades Investigativas
spellingShingle Os Livros Didáticos de Química: uma Análise das Atividades Investigativas
Silva, Ana Carolina Araújo da
title_short Os Livros Didáticos de Química: uma Análise das Atividades Investigativas
title_full Os Livros Didáticos de Química: uma Análise das Atividades Investigativas
title_fullStr Os Livros Didáticos de Química: uma Análise das Atividades Investigativas
title_full_unstemmed Os Livros Didáticos de Química: uma Análise das Atividades Investigativas
title_sort Os Livros Didáticos de Química: uma Análise das Atividades Investigativas
author Silva, Ana Carolina Araújo da
author_facet Silva, Ana Carolina Araújo da
Souza, Gahelyka Aghta Pantano
Moraes, Jéssica Othoni Fernandes
author_role author
author2 Souza, Gahelyka Aghta Pantano
Moraes, Jéssica Othoni Fernandes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Carolina Araújo da
Souza, Gahelyka Aghta Pantano
Moraes, Jéssica Othoni Fernandes
description Nos últimos anos houve um aumento no número de publicações científicas, nacionais e internacionais, que respaldam a relevância das atividades experimentais no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, os livros didáticos (LDs) têm disponibilizado uma série de atividades experimentais que sejam economicamente acessíveis à realidade das escolas públicas brasileiras, e que levem em conta a participação dos estudantes no processo de ensino. O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise que visa identificar os tipos de atividades experimentais presentes nos LDs de química do ensino médio e caracterizar suas possibilidades investigativas. por meio de uma pesquisa do tipo qualitativa e seguindo os pressupostos teóricos da análise de conteúdo. O corpus de análise são os livros didáticos de química para o ensino médio aprovados pelo programa nacional do livro e do material didático/2018. A pesquisa possui duas etapas principais que são: a exploração e quantificação das atividades experimentais nos LDs e a análise das unidades de registros. A nossa intenção, nesta pesquisa, é produzir uma compreensão crítica e reflexiva sobre as atividades experimentais investigativas presentes nos livros didáticos, além de possibilitar uma ampliação relativa às possibilidades e limitações deste material, especialmente para área de ciências da natureza.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11008
10.36661/2595-4520.2019v2i4.11008
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11008
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2019v2i4.11008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11008/7316
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 4 (2019): Revista Insignare Scientia; 1- 19
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612017156096