Os Livros Didáticos de Química: uma Análise das Atividades Investigativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11008 |
Resumo: | Nos últimos anos houve um aumento no número de publicações científicas, nacionais e internacionais, que respaldam a relevância das atividades experimentais no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, os livros didáticos (LDs) têm disponibilizado uma série de atividades experimentais que sejam economicamente acessíveis à realidade das escolas públicas brasileiras, e que levem em conta a participação dos estudantes no processo de ensino. O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise que visa identificar os tipos de atividades experimentais presentes nos LDs de química do ensino médio e caracterizar suas possibilidades investigativas. por meio de uma pesquisa do tipo qualitativa e seguindo os pressupostos teóricos da análise de conteúdo. O corpus de análise são os livros didáticos de química para o ensino médio aprovados pelo programa nacional do livro e do material didático/2018. A pesquisa possui duas etapas principais que são: a exploração e quantificação das atividades experimentais nos LDs e a análise das unidades de registros. A nossa intenção, nesta pesquisa, é produzir uma compreensão crítica e reflexiva sobre as atividades experimentais investigativas presentes nos livros didáticos, além de possibilitar uma ampliação relativa às possibilidades e limitações deste material, especialmente para área de ciências da natureza. |
id |
UFFS-2_6899dd7c49e943ed237d3c5122134cb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11008 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Os Livros Didáticos de Química: uma Análise das Atividades InvestigativasNos últimos anos houve um aumento no número de publicações científicas, nacionais e internacionais, que respaldam a relevância das atividades experimentais no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, os livros didáticos (LDs) têm disponibilizado uma série de atividades experimentais que sejam economicamente acessíveis à realidade das escolas públicas brasileiras, e que levem em conta a participação dos estudantes no processo de ensino. O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise que visa identificar os tipos de atividades experimentais presentes nos LDs de química do ensino médio e caracterizar suas possibilidades investigativas. por meio de uma pesquisa do tipo qualitativa e seguindo os pressupostos teóricos da análise de conteúdo. O corpus de análise são os livros didáticos de química para o ensino médio aprovados pelo programa nacional do livro e do material didático/2018. A pesquisa possui duas etapas principais que são: a exploração e quantificação das atividades experimentais nos LDs e a análise das unidades de registros. A nossa intenção, nesta pesquisa, é produzir uma compreensão crítica e reflexiva sobre as atividades experimentais investigativas presentes nos livros didáticos, além de possibilitar uma ampliação relativa às possibilidades e limitações deste material, especialmente para área de ciências da natureza.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1100810.36661/2595-4520.2019v2i4.11008Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 4 (2019): Revista Insignare Scientia; 1- 192595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11008/7316Copyright (c) 2019 Ana Carolina Araújo da Silva, Gahelyka Aghta Pantano Souza, Jéssica Othoni Fernandes Moraeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ana Carolina Araújo daSouza, Gahelyka Aghta PantanoMoraes, Jéssica Othoni Fernandes2021-07-13T05:25:05Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11008Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:25:05Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os Livros Didáticos de Química: uma Análise das Atividades Investigativas |
title |
Os Livros Didáticos de Química: uma Análise das Atividades Investigativas |
spellingShingle |
Os Livros Didáticos de Química: uma Análise das Atividades Investigativas Silva, Ana Carolina Araújo da |
title_short |
Os Livros Didáticos de Química: uma Análise das Atividades Investigativas |
title_full |
Os Livros Didáticos de Química: uma Análise das Atividades Investigativas |
title_fullStr |
Os Livros Didáticos de Química: uma Análise das Atividades Investigativas |
title_full_unstemmed |
Os Livros Didáticos de Química: uma Análise das Atividades Investigativas |
title_sort |
Os Livros Didáticos de Química: uma Análise das Atividades Investigativas |
author |
Silva, Ana Carolina Araújo da |
author_facet |
Silva, Ana Carolina Araújo da Souza, Gahelyka Aghta Pantano Moraes, Jéssica Othoni Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Gahelyka Aghta Pantano Moraes, Jéssica Othoni Fernandes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Carolina Araújo da Souza, Gahelyka Aghta Pantano Moraes, Jéssica Othoni Fernandes |
description |
Nos últimos anos houve um aumento no número de publicações científicas, nacionais e internacionais, que respaldam a relevância das atividades experimentais no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, os livros didáticos (LDs) têm disponibilizado uma série de atividades experimentais que sejam economicamente acessíveis à realidade das escolas públicas brasileiras, e que levem em conta a participação dos estudantes no processo de ensino. O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise que visa identificar os tipos de atividades experimentais presentes nos LDs de química do ensino médio e caracterizar suas possibilidades investigativas. por meio de uma pesquisa do tipo qualitativa e seguindo os pressupostos teóricos da análise de conteúdo. O corpus de análise são os livros didáticos de química para o ensino médio aprovados pelo programa nacional do livro e do material didático/2018. A pesquisa possui duas etapas principais que são: a exploração e quantificação das atividades experimentais nos LDs e a análise das unidades de registros. A nossa intenção, nesta pesquisa, é produzir uma compreensão crítica e reflexiva sobre as atividades experimentais investigativas presentes nos livros didáticos, além de possibilitar uma ampliação relativa às possibilidades e limitações deste material, especialmente para área de ciências da natureza. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11008 10.36661/2595-4520.2019v2i4.11008 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11008 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2019v2i4.11008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11008/7316 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 4 (2019): Revista Insignare Scientia; 1- 19 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612017156096 |