Incorporación del TICD en las prácticas pedagógicas del profesorado de Ciencias y Matemáticas en la Educación Profesional Técnica de Nivel Medio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Silvia Cota
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ramos, Ivo de Jesus, Ortega, Leila Saddi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12478
Resumo: Esta pesquisa buscou compreender as percepções dos professores de Ciências e Matemática da Educação Básica Técnica e Tecnológica (EBTT) sobre a incorporação dos recursos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas práticas pedagógicas para mediar os processos de ensino e de aprendizagem e quais as potencialidades e/ou limitações desses recursos. A metodologia segue abordagem qualitativa do tipo exploratória. O questionário online foi aplicado a 23 professores. Os resultados sinalizam que os professores da EBTT participaram de cursos de capacitação para mediar as atividades de ensino no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Constatou-se que, em relação ao ERE, a maioria percebe que as experiências com as TDIC para mediar o ensino foram positivas. Os professores experienciaram novas possibilidades e consideram que, por ser uma experiência nova necessita de avaliação contínua e periódica para aprimoramento e adaptações. Os relatos demonstram que os professores gostariam de continuar utilizando os recursos. Entre as limitações, apontaram a falta de tempo para se capacitarem devido à carga horária de trabalho, necessidade de mais investimento em capacitação, condições socioeconômicas dos envolvidos e infraestrutura adequada por parte da instituição. Conclui-se que, mesmo diante das dificuldades, os professores buscam se atualizar e reconhecem a importância da inclusão digital.
id UFFS-2_68e53bad6d0922441cd72829fbdc14fb
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12478
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Incorporación del TICD en las prácticas pedagógicas del profesorado de Ciencias y Matemáticas en la Educación Profesional Técnica de Nivel MedioIncorporation of ICDT in the pedagogical practices of Science and Mathematics teachers in Technical Professional Education of Intermediate LevelIncorporação das TDIC nas práticas pedagógicas de professores de Ciências e Matemática da Educação Profissional Técnica de Nível MédioEsta pesquisa buscou compreender as percepções dos professores de Ciências e Matemática da Educação Básica Técnica e Tecnológica (EBTT) sobre a incorporação dos recursos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas práticas pedagógicas para mediar os processos de ensino e de aprendizagem e quais as potencialidades e/ou limitações desses recursos. A metodologia segue abordagem qualitativa do tipo exploratória. O questionário online foi aplicado a 23 professores. Os resultados sinalizam que os professores da EBTT participaram de cursos de capacitação para mediar as atividades de ensino no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Constatou-se que, em relação ao ERE, a maioria percebe que as experiências com as TDIC para mediar o ensino foram positivas. Os professores experienciaram novas possibilidades e consideram que, por ser uma experiência nova necessita de avaliação contínua e periódica para aprimoramento e adaptações. Os relatos demonstram que os professores gostariam de continuar utilizando os recursos. Entre as limitações, apontaram a falta de tempo para se capacitarem devido à carga horária de trabalho, necessidade de mais investimento em capacitação, condições socioeconômicas dos envolvidos e infraestrutura adequada por parte da instituição. Conclui-se que, mesmo diante das dificuldades, os professores buscam se atualizar e reconhecem a importância da inclusão digital.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1247810.36661/2595-4520.2022v5n3.12478Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 3 (2022): Revista Insignare Scientia; 85-1042595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12478/8535Copyright (c) 2022 Silvia Cota Machado, Ivo de Jesus Ramos, Leila Saddi Ortegahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Silvia CotaRamos, Ivo de JesusOrtega, Leila Saddi2022-08-19T20:52:36Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12478Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-08-19T20:52:36Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Incorporación del TICD en las prácticas pedagógicas del profesorado de Ciencias y Matemáticas en la Educación Profesional Técnica de Nivel Medio
Incorporation of ICDT in the pedagogical practices of Science and Mathematics teachers in Technical Professional Education of Intermediate Level
Incorporação das TDIC nas práticas pedagógicas de professores de Ciências e Matemática da Educação Profissional Técnica de Nível Médio
title Incorporación del TICD en las prácticas pedagógicas del profesorado de Ciencias y Matemáticas en la Educación Profesional Técnica de Nivel Medio
spellingShingle Incorporación del TICD en las prácticas pedagógicas del profesorado de Ciencias y Matemáticas en la Educación Profesional Técnica de Nivel Medio
Machado, Silvia Cota
title_short Incorporación del TICD en las prácticas pedagógicas del profesorado de Ciencias y Matemáticas en la Educación Profesional Técnica de Nivel Medio
title_full Incorporación del TICD en las prácticas pedagógicas del profesorado de Ciencias y Matemáticas en la Educación Profesional Técnica de Nivel Medio
title_fullStr Incorporación del TICD en las prácticas pedagógicas del profesorado de Ciencias y Matemáticas en la Educación Profesional Técnica de Nivel Medio
title_full_unstemmed Incorporación del TICD en las prácticas pedagógicas del profesorado de Ciencias y Matemáticas en la Educación Profesional Técnica de Nivel Medio
title_sort Incorporación del TICD en las prácticas pedagógicas del profesorado de Ciencias y Matemáticas en la Educación Profesional Técnica de Nivel Medio
author Machado, Silvia Cota
author_facet Machado, Silvia Cota
Ramos, Ivo de Jesus
Ortega, Leila Saddi
author_role author
author2 Ramos, Ivo de Jesus
Ortega, Leila Saddi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Silvia Cota
Ramos, Ivo de Jesus
Ortega, Leila Saddi
description Esta pesquisa buscou compreender as percepções dos professores de Ciências e Matemática da Educação Básica Técnica e Tecnológica (EBTT) sobre a incorporação dos recursos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas práticas pedagógicas para mediar os processos de ensino e de aprendizagem e quais as potencialidades e/ou limitações desses recursos. A metodologia segue abordagem qualitativa do tipo exploratória. O questionário online foi aplicado a 23 professores. Os resultados sinalizam que os professores da EBTT participaram de cursos de capacitação para mediar as atividades de ensino no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Constatou-se que, em relação ao ERE, a maioria percebe que as experiências com as TDIC para mediar o ensino foram positivas. Os professores experienciaram novas possibilidades e consideram que, por ser uma experiência nova necessita de avaliação contínua e periódica para aprimoramento e adaptações. Os relatos demonstram que os professores gostariam de continuar utilizando os recursos. Entre as limitações, apontaram a falta de tempo para se capacitarem devido à carga horária de trabalho, necessidade de mais investimento em capacitação, condições socioeconômicas dos envolvidos e infraestrutura adequada por parte da instituição. Conclui-se que, mesmo diante das dificuldades, os professores buscam se atualizar e reconhecem a importância da inclusão digital.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12478
10.36661/2595-4520.2022v5n3.12478
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12478
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2022v5n3.12478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12478/8535
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Silvia Cota Machado, Ivo de Jesus Ramos, Leila Saddi Ortega
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Silvia Cota Machado, Ivo de Jesus Ramos, Leila Saddi Ortega
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 3 (2022): Revista Insignare Scientia; 85-104
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613586874368