Incorporación del TICD en las prácticas pedagógicas del profesorado de Ciencias y Matemáticas en la Educación Profesional Técnica de Nivel Medio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12478 |
Resumo: | Esta pesquisa buscou compreender as percepções dos professores de Ciências e Matemática da Educação Básica Técnica e Tecnológica (EBTT) sobre a incorporação dos recursos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas práticas pedagógicas para mediar os processos de ensino e de aprendizagem e quais as potencialidades e/ou limitações desses recursos. A metodologia segue abordagem qualitativa do tipo exploratória. O questionário online foi aplicado a 23 professores. Os resultados sinalizam que os professores da EBTT participaram de cursos de capacitação para mediar as atividades de ensino no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Constatou-se que, em relação ao ERE, a maioria percebe que as experiências com as TDIC para mediar o ensino foram positivas. Os professores experienciaram novas possibilidades e consideram que, por ser uma experiência nova necessita de avaliação contínua e periódica para aprimoramento e adaptações. Os relatos demonstram que os professores gostariam de continuar utilizando os recursos. Entre as limitações, apontaram a falta de tempo para se capacitarem devido à carga horária de trabalho, necessidade de mais investimento em capacitação, condições socioeconômicas dos envolvidos e infraestrutura adequada por parte da instituição. Conclui-se que, mesmo diante das dificuldades, os professores buscam se atualizar e reconhecem a importância da inclusão digital. |
id |
UFFS-2_68e53bad6d0922441cd72829fbdc14fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12478 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Incorporación del TICD en las prácticas pedagógicas del profesorado de Ciencias y Matemáticas en la Educación Profesional Técnica de Nivel MedioIncorporation of ICDT in the pedagogical practices of Science and Mathematics teachers in Technical Professional Education of Intermediate LevelIncorporação das TDIC nas práticas pedagógicas de professores de Ciências e Matemática da Educação Profissional Técnica de Nível MédioEsta pesquisa buscou compreender as percepções dos professores de Ciências e Matemática da Educação Básica Técnica e Tecnológica (EBTT) sobre a incorporação dos recursos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas práticas pedagógicas para mediar os processos de ensino e de aprendizagem e quais as potencialidades e/ou limitações desses recursos. A metodologia segue abordagem qualitativa do tipo exploratória. O questionário online foi aplicado a 23 professores. Os resultados sinalizam que os professores da EBTT participaram de cursos de capacitação para mediar as atividades de ensino no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Constatou-se que, em relação ao ERE, a maioria percebe que as experiências com as TDIC para mediar o ensino foram positivas. Os professores experienciaram novas possibilidades e consideram que, por ser uma experiência nova necessita de avaliação contínua e periódica para aprimoramento e adaptações. Os relatos demonstram que os professores gostariam de continuar utilizando os recursos. Entre as limitações, apontaram a falta de tempo para se capacitarem devido à carga horária de trabalho, necessidade de mais investimento em capacitação, condições socioeconômicas dos envolvidos e infraestrutura adequada por parte da instituição. Conclui-se que, mesmo diante das dificuldades, os professores buscam se atualizar e reconhecem a importância da inclusão digital.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1247810.36661/2595-4520.2022v5n3.12478Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 3 (2022): Revista Insignare Scientia; 85-1042595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12478/8535Copyright (c) 2022 Silvia Cota Machado, Ivo de Jesus Ramos, Leila Saddi Ortegahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Silvia CotaRamos, Ivo de JesusOrtega, Leila Saddi2022-08-19T20:52:36Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12478Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-08-19T20:52:36Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Incorporación del TICD en las prácticas pedagógicas del profesorado de Ciencias y Matemáticas en la Educación Profesional Técnica de Nivel Medio Incorporation of ICDT in the pedagogical practices of Science and Mathematics teachers in Technical Professional Education of Intermediate Level Incorporação das TDIC nas práticas pedagógicas de professores de Ciências e Matemática da Educação Profissional Técnica de Nível Médio |
title |
Incorporación del TICD en las prácticas pedagógicas del profesorado de Ciencias y Matemáticas en la Educación Profesional Técnica de Nivel Medio |
spellingShingle |
Incorporación del TICD en las prácticas pedagógicas del profesorado de Ciencias y Matemáticas en la Educación Profesional Técnica de Nivel Medio Machado, Silvia Cota |
title_short |
Incorporación del TICD en las prácticas pedagógicas del profesorado de Ciencias y Matemáticas en la Educación Profesional Técnica de Nivel Medio |
title_full |
Incorporación del TICD en las prácticas pedagógicas del profesorado de Ciencias y Matemáticas en la Educación Profesional Técnica de Nivel Medio |
title_fullStr |
Incorporación del TICD en las prácticas pedagógicas del profesorado de Ciencias y Matemáticas en la Educación Profesional Técnica de Nivel Medio |
title_full_unstemmed |
Incorporación del TICD en las prácticas pedagógicas del profesorado de Ciencias y Matemáticas en la Educación Profesional Técnica de Nivel Medio |
title_sort |
Incorporación del TICD en las prácticas pedagógicas del profesorado de Ciencias y Matemáticas en la Educación Profesional Técnica de Nivel Medio |
author |
Machado, Silvia Cota |
author_facet |
Machado, Silvia Cota Ramos, Ivo de Jesus Ortega, Leila Saddi |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Ivo de Jesus Ortega, Leila Saddi |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Silvia Cota Ramos, Ivo de Jesus Ortega, Leila Saddi |
description |
Esta pesquisa buscou compreender as percepções dos professores de Ciências e Matemática da Educação Básica Técnica e Tecnológica (EBTT) sobre a incorporação dos recursos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas práticas pedagógicas para mediar os processos de ensino e de aprendizagem e quais as potencialidades e/ou limitações desses recursos. A metodologia segue abordagem qualitativa do tipo exploratória. O questionário online foi aplicado a 23 professores. Os resultados sinalizam que os professores da EBTT participaram de cursos de capacitação para mediar as atividades de ensino no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Constatou-se que, em relação ao ERE, a maioria percebe que as experiências com as TDIC para mediar o ensino foram positivas. Os professores experienciaram novas possibilidades e consideram que, por ser uma experiência nova necessita de avaliação contínua e periódica para aprimoramento e adaptações. Os relatos demonstram que os professores gostariam de continuar utilizando os recursos. Entre as limitações, apontaram a falta de tempo para se capacitarem devido à carga horária de trabalho, necessidade de mais investimento em capacitação, condições socioeconômicas dos envolvidos e infraestrutura adequada por parte da instituição. Conclui-se que, mesmo diante das dificuldades, os professores buscam se atualizar e reconhecem a importância da inclusão digital. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12478 10.36661/2595-4520.2022v5n3.12478 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12478 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2022v5n3.12478 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12478/8535 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Silvia Cota Machado, Ivo de Jesus Ramos, Leila Saddi Ortega http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Silvia Cota Machado, Ivo de Jesus Ramos, Leila Saddi Ortega http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 3 (2022): Revista Insignare Scientia; 85-104 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613586874368 |