A utilização de um microbiodigestor como recurso didático no ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ademir de Souza
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pereira, Tatiane de Oliveira, Correa, Willian Ayala, Neto, Antônio Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12638
Resumo: Este relato de experiência apresenta os resultados de uma intervenção didática, desenvolvida com os alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública do interior do estado de Mato Grosso do Sul; com o intuito de investigar propor discussões conceituais e científica a partir da perspectiva CTS, além de averiguar a potencialidade didática de um microbiodigestor. Realizamos a partir da constituição de uma sequência didática de quatro aulas intercaladas e acompanharam, por 18 dias, o funcionamento de protótipo microbiodigestor. Os resultados apontam que o microbiodigestor é material em potencial para ser trabalhado em aulas de química, pois possibilitou a argumentação e a reflexão sobre diversos conceitos e sociais. A partir do tema proposto e das argumentações dos grupos de alunos, foi possível perceber que a utilização de uma proposta didática envolvendo um microbiodigestor possui potencialidade didática para a abordagem CTS.
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