A utilização de um microbiodigestor como recurso didático no ensino de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12638 |
Resumo: | Este relato de experiência apresenta os resultados de uma intervenção didática, desenvolvida com os alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública do interior do estado de Mato Grosso do Sul; com o intuito de investigar propor discussões conceituais e científica a partir da perspectiva CTS, além de averiguar a potencialidade didática de um microbiodigestor. Realizamos a partir da constituição de uma sequência didática de quatro aulas intercaladas e acompanharam, por 18 dias, o funcionamento de protótipo microbiodigestor. Os resultados apontam que o microbiodigestor é material em potencial para ser trabalhado em aulas de química, pois possibilitou a argumentação e a reflexão sobre diversos conceitos e sociais. A partir do tema proposto e das argumentações dos grupos de alunos, foi possível perceber que a utilização de uma proposta didática envolvendo um microbiodigestor possui potencialidade didática para a abordagem CTS. |
id |
UFFS-2_7705a435fbf63aa390e80b2ff7f5a4ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12638 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização de um microbiodigestor como recurso didático no ensino de químicaEste relato de experiência apresenta os resultados de uma intervenção didática, desenvolvida com os alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública do interior do estado de Mato Grosso do Sul; com o intuito de investigar propor discussões conceituais e científica a partir da perspectiva CTS, além de averiguar a potencialidade didática de um microbiodigestor. Realizamos a partir da constituição de uma sequência didática de quatro aulas intercaladas e acompanharam, por 18 dias, o funcionamento de protótipo microbiodigestor. Os resultados apontam que o microbiodigestor é material em potencial para ser trabalhado em aulas de química, pois possibilitou a argumentação e a reflexão sobre diversos conceitos e sociais. A partir do tema proposto e das argumentações dos grupos de alunos, foi possível perceber que a utilização de uma proposta didática envolvendo um microbiodigestor possui potencialidade didática para a abordagem CTS.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1263810.36661/2595-4520.2022v5n1.12638Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 525-5402595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12638/8453https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12638/8454Copyright (c) 2022 Ademir de Souza Pereira, Tatiane de Oliveira Pereira, Willian Ayala Corrêa, Antônio Costa Netohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Ademir de SouzaPereira, Tatiane de OliveiraCorrea, Willian AyalaNeto, Antônio Costa2022-07-22T19:40:32Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12638Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-22T19:40:32Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização de um microbiodigestor como recurso didático no ensino de química |
title |
A utilização de um microbiodigestor como recurso didático no ensino de química |
spellingShingle |
A utilização de um microbiodigestor como recurso didático no ensino de química Pereira, Ademir de Souza |
title_short |
A utilização de um microbiodigestor como recurso didático no ensino de química |
title_full |
A utilização de um microbiodigestor como recurso didático no ensino de química |
title_fullStr |
A utilização de um microbiodigestor como recurso didático no ensino de química |
title_full_unstemmed |
A utilização de um microbiodigestor como recurso didático no ensino de química |
title_sort |
A utilização de um microbiodigestor como recurso didático no ensino de química |
author |
Pereira, Ademir de Souza |
author_facet |
Pereira, Ademir de Souza Pereira, Tatiane de Oliveira Correa, Willian Ayala Neto, Antônio Costa |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Tatiane de Oliveira Correa, Willian Ayala Neto, Antônio Costa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ademir de Souza Pereira, Tatiane de Oliveira Correa, Willian Ayala Neto, Antônio Costa |
description |
Este relato de experiência apresenta os resultados de uma intervenção didática, desenvolvida com os alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública do interior do estado de Mato Grosso do Sul; com o intuito de investigar propor discussões conceituais e científica a partir da perspectiva CTS, além de averiguar a potencialidade didática de um microbiodigestor. Realizamos a partir da constituição de uma sequência didática de quatro aulas intercaladas e acompanharam, por 18 dias, o funcionamento de protótipo microbiodigestor. Os resultados apontam que o microbiodigestor é material em potencial para ser trabalhado em aulas de química, pois possibilitou a argumentação e a reflexão sobre diversos conceitos e sociais. A partir do tema proposto e das argumentações dos grupos de alunos, foi possível perceber que a utilização de uma proposta didática envolvendo um microbiodigestor possui potencialidade didática para a abordagem CTS. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12638 10.36661/2595-4520.2022v5n1.12638 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12638 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2022v5n1.12638 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12638/8453 https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12638/8454 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 525-540 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613644546048 |