A construção histórica conceitul da Termodinâmica para o Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11526 |
Resumo: | Apresentamos na presente pesquisa um produto pedagógico divido em dois textos desenvolvido no âmbito do mestrado profissional de Ensino de Ciências. Utilizamos de uma discussão pautada nos aspectos históricos contextual para evidenciar como evoluiu determinados conhecimentos, diminuindo assim as chances de os estudantes desenvolverem concepções estáticas, dogmáticas acerca da Natureza da Ciência. Para isso organizamos as caixas pretas com o seguinte sistema de cores: Alaranjado para a História, o verde musgo para a Geologia, o verde para a Física, o ouro claro para aplicação social das máquinas térmicas. As caixas pretas, apresentam informações que orientariam uma discussão sobre o processo de desenvolvimento científico da Termodinâmica no contexto da Revolução Industrial, explorando uma abordagem histórica e contextual. Cada docente pode decidir a extensão e a profundidade da abertura das caixas pretas e utilizar o produto para dar suporte para a sua discussão. |
id |
UFFS-2_776dbd97a8306f52fdb4dfdc52dac2b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11526 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção histórica conceitul da Termodinâmica para o Ensino MédioApresentamos na presente pesquisa um produto pedagógico divido em dois textos desenvolvido no âmbito do mestrado profissional de Ensino de Ciências. Utilizamos de uma discussão pautada nos aspectos históricos contextual para evidenciar como evoluiu determinados conhecimentos, diminuindo assim as chances de os estudantes desenvolverem concepções estáticas, dogmáticas acerca da Natureza da Ciência. Para isso organizamos as caixas pretas com o seguinte sistema de cores: Alaranjado para a História, o verde musgo para a Geologia, o verde para a Física, o ouro claro para aplicação social das máquinas térmicas. As caixas pretas, apresentam informações que orientariam uma discussão sobre o processo de desenvolvimento científico da Termodinâmica no contexto da Revolução Industrial, explorando uma abordagem histórica e contextual. Cada docente pode decidir a extensão e a profundidade da abertura das caixas pretas e utilizar o produto para dar suporte para a sua discussão.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1152610.36661/2595-4520.2020v3i5.11526Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 540-5592595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11526/7595Copyright (c) 2020 Geilson Rodrigues Da Silva, Nádia Cristina Guimarães Errobidarthttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDa Silva, Geilson RodriguesGuimarães Errobidart, Nádia Cristina2021-07-13T05:21:51Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11526Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:21:51Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção histórica conceitul da Termodinâmica para o Ensino Médio |
title |
A construção histórica conceitul da Termodinâmica para o Ensino Médio |
spellingShingle |
A construção histórica conceitul da Termodinâmica para o Ensino Médio Da Silva, Geilson Rodrigues |
title_short |
A construção histórica conceitul da Termodinâmica para o Ensino Médio |
title_full |
A construção histórica conceitul da Termodinâmica para o Ensino Médio |
title_fullStr |
A construção histórica conceitul da Termodinâmica para o Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
A construção histórica conceitul da Termodinâmica para o Ensino Médio |
title_sort |
A construção histórica conceitul da Termodinâmica para o Ensino Médio |
author |
Da Silva, Geilson Rodrigues |
author_facet |
Da Silva, Geilson Rodrigues Guimarães Errobidart, Nádia Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães Errobidart, Nádia Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Da Silva, Geilson Rodrigues Guimarães Errobidart, Nádia Cristina |
description |
Apresentamos na presente pesquisa um produto pedagógico divido em dois textos desenvolvido no âmbito do mestrado profissional de Ensino de Ciências. Utilizamos de uma discussão pautada nos aspectos históricos contextual para evidenciar como evoluiu determinados conhecimentos, diminuindo assim as chances de os estudantes desenvolverem concepções estáticas, dogmáticas acerca da Natureza da Ciência. Para isso organizamos as caixas pretas com o seguinte sistema de cores: Alaranjado para a História, o verde musgo para a Geologia, o verde para a Física, o ouro claro para aplicação social das máquinas térmicas. As caixas pretas, apresentam informações que orientariam uma discussão sobre o processo de desenvolvimento científico da Termodinâmica no contexto da Revolução Industrial, explorando uma abordagem histórica e contextual. Cada docente pode decidir a extensão e a profundidade da abertura das caixas pretas e utilizar o produto para dar suporte para a sua discussão. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11526 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11526 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11526 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i5.11526 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11526/7595 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Geilson Rodrigues Da Silva, Nádia Cristina Guimarães Errobidart http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Geilson Rodrigues Da Silva, Nádia Cristina Guimarães Errobidart http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 540-559 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612770033664 |