A construção histórica conceitul da Termodinâmica para o Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Da Silva, Geilson Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Guimarães Errobidart, Nádia Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11526
Resumo: Apresentamos na presente pesquisa um produto pedagógico divido em dois textos desenvolvido no âmbito do mestrado profissional de Ensino de Ciências. Utilizamos de uma discussão pautada nos aspectos históricos contextual para evidenciar como evoluiu determinados conhecimentos, diminuindo assim as chances de os estudantes desenvolverem concepções estáticas, dogmáticas acerca da Natureza da Ciência. Para isso organizamos as caixas pretas com o seguinte sistema de cores: Alaranjado para a História, o verde musgo para a Geologia, o verde para a Física, o ouro claro para aplicação social das máquinas térmicas. As caixas pretas, apresentam informações que orientariam uma discussão sobre o processo de desenvolvimento científico da Termodinâmica no contexto da Revolução Industrial, explorando uma abordagem histórica e contextual. Cada docente pode decidir a extensão e a profundidade da abertura das caixas pretas e utilizar o produto para dar suporte para a sua discussão.
id UFFS-2_776dbd97a8306f52fdb4dfdc52dac2b5
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11526
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling A construção histórica conceitul da Termodinâmica para o Ensino MédioApresentamos na presente pesquisa um produto pedagógico divido em dois textos desenvolvido no âmbito do mestrado profissional de Ensino de Ciências. Utilizamos de uma discussão pautada nos aspectos históricos contextual para evidenciar como evoluiu determinados conhecimentos, diminuindo assim as chances de os estudantes desenvolverem concepções estáticas, dogmáticas acerca da Natureza da Ciência. Para isso organizamos as caixas pretas com o seguinte sistema de cores: Alaranjado para a História, o verde musgo para a Geologia, o verde para a Física, o ouro claro para aplicação social das máquinas térmicas. As caixas pretas, apresentam informações que orientariam uma discussão sobre o processo de desenvolvimento científico da Termodinâmica no contexto da Revolução Industrial, explorando uma abordagem histórica e contextual. Cada docente pode decidir a extensão e a profundidade da abertura das caixas pretas e utilizar o produto para dar suporte para a sua discussão.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1152610.36661/2595-4520.2020v3i5.11526Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 540-5592595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11526/7595Copyright (c) 2020 Geilson Rodrigues Da Silva, Nádia Cristina Guimarães Errobidarthttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDa Silva, Geilson RodriguesGuimarães Errobidart, Nádia Cristina2021-07-13T05:21:51Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11526Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:21:51Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção histórica conceitul da Termodinâmica para o Ensino Médio
title A construção histórica conceitul da Termodinâmica para o Ensino Médio
spellingShingle A construção histórica conceitul da Termodinâmica para o Ensino Médio
Da Silva, Geilson Rodrigues
title_short A construção histórica conceitul da Termodinâmica para o Ensino Médio
title_full A construção histórica conceitul da Termodinâmica para o Ensino Médio
title_fullStr A construção histórica conceitul da Termodinâmica para o Ensino Médio
title_full_unstemmed A construção histórica conceitul da Termodinâmica para o Ensino Médio
title_sort A construção histórica conceitul da Termodinâmica para o Ensino Médio
author Da Silva, Geilson Rodrigues
author_facet Da Silva, Geilson Rodrigues
Guimarães Errobidart, Nádia Cristina
author_role author
author2 Guimarães Errobidart, Nádia Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Da Silva, Geilson Rodrigues
Guimarães Errobidart, Nádia Cristina
description Apresentamos na presente pesquisa um produto pedagógico divido em dois textos desenvolvido no âmbito do mestrado profissional de Ensino de Ciências. Utilizamos de uma discussão pautada nos aspectos históricos contextual para evidenciar como evoluiu determinados conhecimentos, diminuindo assim as chances de os estudantes desenvolverem concepções estáticas, dogmáticas acerca da Natureza da Ciência. Para isso organizamos as caixas pretas com o seguinte sistema de cores: Alaranjado para a História, o verde musgo para a Geologia, o verde para a Física, o ouro claro para aplicação social das máquinas térmicas. As caixas pretas, apresentam informações que orientariam uma discussão sobre o processo de desenvolvimento científico da Termodinâmica no contexto da Revolução Industrial, explorando uma abordagem histórica e contextual. Cada docente pode decidir a extensão e a profundidade da abertura das caixas pretas e utilizar o produto para dar suporte para a sua discussão.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11526
10.36661/2595-4520.2020v3i5.11526
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11526
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11526/7595
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Geilson Rodrigues Da Silva, Nádia Cristina Guimarães Errobidart
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Geilson Rodrigues Da Silva, Nádia Cristina Guimarães Errobidart
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 540-559
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612770033664