A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL EM PERIÓDICOS SOBRE O ENSINO DE TERMODINÂMICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Geilson Rodrigues da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Errobidart, Nádia Cristina Guimarães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/432
Resumo: Os conceitos que estruturam a Termodinâmica, tais como, calor, temperatura, energia interna, trabalho e entropia são difíceis de serem abordados pois os estudantes de diferentes níveis educacionais possuem concepções espontâneas relacionadas a esses conceitos. Sendo assim, diante das dificuldades advindas das concepções espontâneas, consideramos mapear as pesquisas relacionadas ao Ensino da Termodinâmica, para elucidar quais estratégias vem sendo abordado para o ensino desse conteúdo. Para isso consideramos os artigos publicados em periódicos nacionais com o extrato qualis no Ensino de Ciências entre A1 e B2. Ao todo obteve-se 26 artigos, que abordavam o Ensino de Termodinâmica. Realizou-se o agrupamento em quatro categorias que foram oriundos da análise de crônica sendo: (1) História da Ciência no Ensino da Termodinâmica. (2) O papel da experimentação no Ensino de Termodinâmica. (3) Investigações de conceitos espontâneos e científicos da Termodinâmica e suas implicações para o Ensino de Ciências (4) Materiais didáticos para o Ensino de Termodinâmica. Das pesquisas analisadas o perfil conceitual foi o único articulador teórico que permite abordar às concepções espontâneas e científicas do calor, além disso as diferentes teorias construtivas não foram exploradas de forma ampla nas pesquisas acerca do Ensino da Termodinâmica.
id IFMT_c9e2f3712ac3926bae7863284ec3684d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/432
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL EM PERIÓDICOS SOBRE O ENSINO DE TERMODINÂMICALevantamento BibliográficoHistória da CiênciaHistória do CalorOs conceitos que estruturam a Termodinâmica, tais como, calor, temperatura, energia interna, trabalho e entropia são difíceis de serem abordados pois os estudantes de diferentes níveis educacionais possuem concepções espontâneas relacionadas a esses conceitos. Sendo assim, diante das dificuldades advindas das concepções espontâneas, consideramos mapear as pesquisas relacionadas ao Ensino da Termodinâmica, para elucidar quais estratégias vem sendo abordado para o ensino desse conteúdo. Para isso consideramos os artigos publicados em periódicos nacionais com o extrato qualis no Ensino de Ciências entre A1 e B2. Ao todo obteve-se 26 artigos, que abordavam o Ensino de Termodinâmica. Realizou-se o agrupamento em quatro categorias que foram oriundos da análise de crônica sendo: (1) História da Ciência no Ensino da Termodinâmica. (2) O papel da experimentação no Ensino de Termodinâmica. (3) Investigações de conceitos espontâneos e científicos da Termodinâmica e suas implicações para o Ensino de Ciências (4) Materiais didáticos para o Ensino de Termodinâmica. Das pesquisas analisadas o perfil conceitual foi o único articulador teórico que permite abordar às concepções espontâneas e científicas do calor, além disso as diferentes teorias construtivas não foram exploradas de forma ampla nas pesquisas acerca do Ensino da Termodinâmica.Revista Prática Docente2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/43210.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p559-577.id432Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 559-577Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 559-577Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 559-5772526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/432/242Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Geilson Rodrigues daErrobidart, Nádia Cristina Guimarães2020-01-27T10:30:31Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/432Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:30:31Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL EM PERIÓDICOS SOBRE O ENSINO DE TERMODINÂMICA
title A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL EM PERIÓDICOS SOBRE O ENSINO DE TERMODINÂMICA
spellingShingle A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL EM PERIÓDICOS SOBRE O ENSINO DE TERMODINÂMICA
Silva, Geilson Rodrigues da
Levantamento Bibliográfico
História da Ciência
História do Calor
title_short A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL EM PERIÓDICOS SOBRE O ENSINO DE TERMODINÂMICA
title_full A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL EM PERIÓDICOS SOBRE O ENSINO DE TERMODINÂMICA
title_fullStr A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL EM PERIÓDICOS SOBRE O ENSINO DE TERMODINÂMICA
title_full_unstemmed A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL EM PERIÓDICOS SOBRE O ENSINO DE TERMODINÂMICA
title_sort A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL EM PERIÓDICOS SOBRE O ENSINO DE TERMODINÂMICA
author Silva, Geilson Rodrigues da
author_facet Silva, Geilson Rodrigues da
Errobidart, Nádia Cristina Guimarães
author_role author
author2 Errobidart, Nádia Cristina Guimarães
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Geilson Rodrigues da
Errobidart, Nádia Cristina Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Levantamento Bibliográfico
História da Ciência
História do Calor
topic Levantamento Bibliográfico
História da Ciência
História do Calor
description Os conceitos que estruturam a Termodinâmica, tais como, calor, temperatura, energia interna, trabalho e entropia são difíceis de serem abordados pois os estudantes de diferentes níveis educacionais possuem concepções espontâneas relacionadas a esses conceitos. Sendo assim, diante das dificuldades advindas das concepções espontâneas, consideramos mapear as pesquisas relacionadas ao Ensino da Termodinâmica, para elucidar quais estratégias vem sendo abordado para o ensino desse conteúdo. Para isso consideramos os artigos publicados em periódicos nacionais com o extrato qualis no Ensino de Ciências entre A1 e B2. Ao todo obteve-se 26 artigos, que abordavam o Ensino de Termodinâmica. Realizou-se o agrupamento em quatro categorias que foram oriundos da análise de crônica sendo: (1) História da Ciência no Ensino da Termodinâmica. (2) O papel da experimentação no Ensino de Termodinâmica. (3) Investigações de conceitos espontâneos e científicos da Termodinâmica e suas implicações para o Ensino de Ciências (4) Materiais didáticos para o Ensino de Termodinâmica. Das pesquisas analisadas o perfil conceitual foi o único articulador teórico que permite abordar às concepções espontâneas e científicas do calor, além disso as diferentes teorias construtivas não foram exploradas de forma ampla nas pesquisas acerca do Ensino da Termodinâmica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ciências
Ciências
Ciências
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/432
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p559-577.id432
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/432
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p559-577.id432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/432/242
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 559-577
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 559-577
Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 559-577
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205724020899840