Por um Ensino investigativo: concepções docentes acerca da pesquisa como atitude e como estratégia pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
DOI: | 10.36661/2595-4520.2020v3i3.11776 |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11776 |
Resumo: | A formação do professor pesquisador reflexivo é importante para a qualificação da Educação Básica Brasileira. O presente artigo, derivado de uma pesquisa de doutoramento, tem por objetivos analisar os fatores que influenciam, ou não, a participação efetiva de docentes em uma investigação e ainda, as vantagens e dificuldades que os docentes enfrentam na implementação da pesquisa como princípio educativo. Os colaboradores são 27 profissionais em exercício em diversas áreas e níveis de atuação na Educação Básica, dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. De cunho qualitativo, o artigo apresenta dados referentes à formação desse grupo de pesquisa e seus discursos, analisando os motivos que levam docentes a assumirem os pressupostos da pesquisa como atitude profissional e pedagógica. Conclui-se que os professores em exercício ainda encontram dificuldades em apropriar-se dos pressupostos de pesquisa, tanto como atitude educativa, quanto como pedagógica e que, as formações continuadas podem colaborar para essa mudança de concepção. |
id |
UFFS-2_79b27ad399ea4ae5c0bbc59993bd5b1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11776 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
spelling |
Por um Ensino investigativo: concepções docentes acerca da pesquisa como atitude e como estratégia pedagógicaA formação do professor pesquisador reflexivo é importante para a qualificação da Educação Básica Brasileira. O presente artigo, derivado de uma pesquisa de doutoramento, tem por objetivos analisar os fatores que influenciam, ou não, a participação efetiva de docentes em uma investigação e ainda, as vantagens e dificuldades que os docentes enfrentam na implementação da pesquisa como princípio educativo. Os colaboradores são 27 profissionais em exercício em diversas áreas e níveis de atuação na Educação Básica, dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. De cunho qualitativo, o artigo apresenta dados referentes à formação desse grupo de pesquisa e seus discursos, analisando os motivos que levam docentes a assumirem os pressupostos da pesquisa como atitude profissional e pedagógica. Conclui-se que os professores em exercício ainda encontram dificuldades em apropriar-se dos pressupostos de pesquisa, tanto como atitude educativa, quanto como pedagógica e que, as formações continuadas podem colaborar para essa mudança de concepção.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1177610.36661/2595-4520.2020v3i3.11776Revista Insignare Scientia; v. 3 n. 3 (2020): Edição Especial: A Pesquisa como Princípio Pedagógico; 64-83Revista Insignare Scientia; Vol 3 No 3 (2020): Special Edition: Research as a pedagogical principle; 64-832595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11776/7522Copyright (c) 2020 Cleise Helen Botelho Koeppe, Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, Luciana Calabróhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKoeppe, Cleise Helen BotelhoRibeiro, Marcus Eduardo MacielCalabró, Luciana2024-08-01T12:08:18Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11776Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T12:08:18Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por um Ensino investigativo: concepções docentes acerca da pesquisa como atitude e como estratégia pedagógica |
title |
Por um Ensino investigativo: concepções docentes acerca da pesquisa como atitude e como estratégia pedagógica |
spellingShingle |
Por um Ensino investigativo: concepções docentes acerca da pesquisa como atitude e como estratégia pedagógica Por um Ensino investigativo: concepções docentes acerca da pesquisa como atitude e como estratégia pedagógica Koeppe, Cleise Helen Botelho Koeppe, Cleise Helen Botelho |
title_short |
Por um Ensino investigativo: concepções docentes acerca da pesquisa como atitude e como estratégia pedagógica |
title_full |
Por um Ensino investigativo: concepções docentes acerca da pesquisa como atitude e como estratégia pedagógica |
title_fullStr |
Por um Ensino investigativo: concepções docentes acerca da pesquisa como atitude e como estratégia pedagógica Por um Ensino investigativo: concepções docentes acerca da pesquisa como atitude e como estratégia pedagógica |
title_full_unstemmed |
Por um Ensino investigativo: concepções docentes acerca da pesquisa como atitude e como estratégia pedagógica Por um Ensino investigativo: concepções docentes acerca da pesquisa como atitude e como estratégia pedagógica |
title_sort |
Por um Ensino investigativo: concepções docentes acerca da pesquisa como atitude e como estratégia pedagógica |
author |
Koeppe, Cleise Helen Botelho |
author_facet |
Koeppe, Cleise Helen Botelho Koeppe, Cleise Helen Botelho Ribeiro, Marcus Eduardo Maciel Calabró, Luciana Ribeiro, Marcus Eduardo Maciel Calabró, Luciana |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Marcus Eduardo Maciel Calabró, Luciana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Koeppe, Cleise Helen Botelho Ribeiro, Marcus Eduardo Maciel Calabró, Luciana |
description |
A formação do professor pesquisador reflexivo é importante para a qualificação da Educação Básica Brasileira. O presente artigo, derivado de uma pesquisa de doutoramento, tem por objetivos analisar os fatores que influenciam, ou não, a participação efetiva de docentes em uma investigação e ainda, as vantagens e dificuldades que os docentes enfrentam na implementação da pesquisa como princípio educativo. Os colaboradores são 27 profissionais em exercício em diversas áreas e níveis de atuação na Educação Básica, dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. De cunho qualitativo, o artigo apresenta dados referentes à formação desse grupo de pesquisa e seus discursos, analisando os motivos que levam docentes a assumirem os pressupostos da pesquisa como atitude profissional e pedagógica. Conclui-se que os professores em exercício ainda encontram dificuldades em apropriar-se dos pressupostos de pesquisa, tanto como atitude educativa, quanto como pedagógica e que, as formações continuadas podem colaborar para essa mudança de concepção. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11776 10.36661/2595-4520.2020v3i3.11776 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11776 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i3.11776 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11776/7522 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cleise Helen Botelho Koeppe, Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, Luciana Calabró http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cleise Helen Botelho Koeppe, Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, Luciana Calabró http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia; v. 3 n. 3 (2020): Edição Especial: A Pesquisa como Princípio Pedagógico; 64-83 Revista Insignare Scientia; Vol 3 No 3 (2020): Special Edition: Research as a pedagogical principle; 64-83 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1822183209749708800 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i3.11776 |