Inter-relação entre metodologias didáticas, motivos e aprendizagem em Bioquímica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Person, Vanessa Aina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: da Rocha, João Batista Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11261
Resumo: A Bioquímica é uma disciplina básica de inúmeros cursos de graduação, a qual estuda as relações entre biomoléculas e reações químicas que ocorrem em diferentes organismos vivos nos estados de saúde e de doença. O domínio dos conhecimentos bioquímicos é avaliado como complexo e desafiador principalmente pela necessidade de abstração para compreensão conceitual. O objetivo deste trabalho foi analisar quais são as modalidades didáticas que estão sendo utilizadas para ensinar Bioquímica no Brasil, e, por que estas modalidades poderiam ser consideradas motivadoras de ensino e de aprendizagem, tendo como embasamento teórico a Teoria da Atividade e a psicologia Histórico-cultural. Foram analisados 36 artigos publicados na Revista de Ensino de Bioquímica (REB), entre 2015 e 2019.  Emergiram da análise as categorias: motivos relacionados à interação social, motivos relacionados à aprendizagem ativa e motivos relacionados ao desempenho acadêmico. A maioria dos artigos descreveram processos ativos de ensino, apontando para uma tendência focada no aluno como protagonista da aprendizagem.
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