El interés de los estudiantes por la Ciencias de la Naturaleza y su relación con el currículo común brasileño

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Rosa, Poliana Antunes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: de Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Brant
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13665
Resumo: O presente estudo dedica-se a discorrer sobre as preferências dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental com relação aos temas de interesses nas aulas de Ciências da Natureza. A investigação foi realizada em uma escola estadual da região central do Rio Grande do Sul, por meio de um questionamento aos educandos do 6º ao 9º ano sobre seus Objetos de Conhecimentos de preferência nas aulas do Componente Curricular. Ao serem interrogados sobre “Quais os temas despertam seu interesse nas aulas de Ciências”, os resultados foram agrupados dentro das Unidades Temáticas da Área de Conhecimento de Ciências da Natureza da BNCC, a saber: I) Matéria e Energia; II) Vida e Evolução e III) Terra e Universo.  Os resultados evidenciam a preferência pelos Objetos de Conhecimento da Unidade Temática Vida e Evolução, em detrimento das demais apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados vão ao encontro dos dados coletados em uma amostra estadual do questionário ROSES - Relevância da Educação em Ciências. A partir do conhecimento dos tópicos de maiores interesses dos estudantes, pode-se delinear caminhos para as políticas públicas e a atuação docente, principalmente para que despertem a participação ativa dos jovens nas aulas de Ciências e sua motivação para aprender.
id UFFS-2_7d9bccf23e2c6846567ab9f7f0a1566a
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/13665
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling El interés de los estudiantes por la Ciencias de la Naturaleza y su relación con el currículo común brasileñoStudents' interest in Natural Sciences and its relationship with the common Brazilian Curricular Common CoreInteresses de estudantes gaúchos em Ciências da Natureza e suas relações com as Unidades Temáticas da BNCCO presente estudo dedica-se a discorrer sobre as preferências dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental com relação aos temas de interesses nas aulas de Ciências da Natureza. A investigação foi realizada em uma escola estadual da região central do Rio Grande do Sul, por meio de um questionamento aos educandos do 6º ao 9º ano sobre seus Objetos de Conhecimentos de preferência nas aulas do Componente Curricular. Ao serem interrogados sobre “Quais os temas despertam seu interesse nas aulas de Ciências”, os resultados foram agrupados dentro das Unidades Temáticas da Área de Conhecimento de Ciências da Natureza da BNCC, a saber: I) Matéria e Energia; II) Vida e Evolução e III) Terra e Universo.  Os resultados evidenciam a preferência pelos Objetos de Conhecimento da Unidade Temática Vida e Evolução, em detrimento das demais apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados vão ao encontro dos dados coletados em uma amostra estadual do questionário ROSES - Relevância da Educação em Ciências. A partir do conhecimento dos tópicos de maiores interesses dos estudantes, pode-se delinear caminhos para as políticas públicas e a atuação docente, principalmente para que despertem a participação ativa dos jovens nas aulas de Ciências e sua motivação para aprender.El presente estudio está dedicado a discutir las preferencias de los estudiantes de los Últimos Años de la Enseñanza Fundamental en relación a los temas de interés en las clases de Ciencias Naturales. La investigación se llevó a cabo en una escuela pública de la región central de Rio Grande do Sul/Brasil, preguntando a los estudiantes sobre sus preferencias en ciencias. Los resultados fueron agrupados dentro de las Unidades Temáticas (UT) del Área de Ciencias de la Naturaleza del Núcleo Común Curricular Brasileño (BNCC). Los resultados muestran la preferencia por la UT Vida y Evolución en detrimento de las demás presentadas por la BNCC. Los resultados están en consonancia con los datos recogidos en una muestra estatal del cuestionario ROSES - Relevancia de la Educación Científica. A partir del conocimiento de los temas de mayor interés para los estudiantes se pueden delinear políticas públicas y actividades docentes, principalmente para incentivar la participación activa de los jóvenes en las clases de Ciencias y su motivación por aprender.The present study is dedicated to discussing the preferences of students in the Final Years of Elementary School in relation to topics of interest in Natural Sciences classes. The investigation was carried out in a state school in the central region of Rio Grande do Sul/Brazil, by asking students about their science preferences. The results were grouped within the Thematic Units (UT) of the Natural Sciences Area of ​​the Brazilian  Curricular Common Core (BNCC). The results show the preference for the UT Life and Evolution to the detriment of the others presented by the BNCC. The results are in line with the data collected in a state sample of the ROSES questionnaire - Relevance of Science Education. Based on knowledge of the topics of greatest interest to students, public policies and teaching activities can be delineated, mainly to encourage the active participation of young people in Science classes and their motivation to learn.Universidade Federal da Fronteira Sul2023-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1366510.36661/2595-4520.2023v6n3.13665Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 3 (2023): Revista Insignare Scientia - Edição Especial: "Ekos do Sul: pesquisas e relatos de Educação em Biologia"; 103-1142595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13665/8869http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Rosa, Poliana Antunesde Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Brant2023-06-23T01:21:22Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13665Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2023-06-23T01:21:22Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv El interés de los estudiantes por la Ciencias de la Naturaleza y su relación con el currículo común brasileño
Students' interest in Natural Sciences and its relationship with the common Brazilian Curricular Common Core
Interesses de estudantes gaúchos em Ciências da Natureza e suas relações com as Unidades Temáticas da BNCC
title El interés de los estudiantes por la Ciencias de la Naturaleza y su relación con el currículo común brasileño
spellingShingle El interés de los estudiantes por la Ciencias de la Naturaleza y su relación con el currículo común brasileño
da Rosa, Poliana Antunes
title_short El interés de los estudiantes por la Ciencias de la Naturaleza y su relación con el currículo común brasileño
title_full El interés de los estudiantes por la Ciencias de la Naturaleza y su relación con el currículo común brasileño
title_fullStr El interés de los estudiantes por la Ciencias de la Naturaleza y su relación con el currículo común brasileño
title_full_unstemmed El interés de los estudiantes por la Ciencias de la Naturaleza y su relación con el currículo común brasileño
title_sort El interés de los estudiantes por la Ciencias de la Naturaleza y su relación con el currículo común brasileño
author da Rosa, Poliana Antunes
author_facet da Rosa, Poliana Antunes
de Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Brant
author_role author
author2 de Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Brant
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Rosa, Poliana Antunes
de Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Brant
description O presente estudo dedica-se a discorrer sobre as preferências dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental com relação aos temas de interesses nas aulas de Ciências da Natureza. A investigação foi realizada em uma escola estadual da região central do Rio Grande do Sul, por meio de um questionamento aos educandos do 6º ao 9º ano sobre seus Objetos de Conhecimentos de preferência nas aulas do Componente Curricular. Ao serem interrogados sobre “Quais os temas despertam seu interesse nas aulas de Ciências”, os resultados foram agrupados dentro das Unidades Temáticas da Área de Conhecimento de Ciências da Natureza da BNCC, a saber: I) Matéria e Energia; II) Vida e Evolução e III) Terra e Universo.  Os resultados evidenciam a preferência pelos Objetos de Conhecimento da Unidade Temática Vida e Evolução, em detrimento das demais apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados vão ao encontro dos dados coletados em uma amostra estadual do questionário ROSES - Relevância da Educação em Ciências. A partir do conhecimento dos tópicos de maiores interesses dos estudantes, pode-se delinear caminhos para as políticas públicas e a atuação docente, principalmente para que despertem a participação ativa dos jovens nas aulas de Ciências e sua motivação para aprender.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13665
10.36661/2595-4520.2023v6n3.13665
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13665
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2023v6n3.13665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13665/8869
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 3 (2023): Revista Insignare Scientia - Edição Especial: "Ekos do Sul: pesquisas e relatos de Educação em Biologia"; 103-114
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221614720385024