El interés de los estudiantes por la Ciencias de la Naturaleza y su relación con el currículo común brasileño
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13665 |
Resumo: | O presente estudo dedica-se a discorrer sobre as preferências dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental com relação aos temas de interesses nas aulas de Ciências da Natureza. A investigação foi realizada em uma escola estadual da região central do Rio Grande do Sul, por meio de um questionamento aos educandos do 6º ao 9º ano sobre seus Objetos de Conhecimentos de preferência nas aulas do Componente Curricular. Ao serem interrogados sobre “Quais os temas despertam seu interesse nas aulas de Ciências”, os resultados foram agrupados dentro das Unidades Temáticas da Área de Conhecimento de Ciências da Natureza da BNCC, a saber: I) Matéria e Energia; II) Vida e Evolução e III) Terra e Universo. Os resultados evidenciam a preferência pelos Objetos de Conhecimento da Unidade Temática Vida e Evolução, em detrimento das demais apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados vão ao encontro dos dados coletados em uma amostra estadual do questionário ROSES - Relevância da Educação em Ciências. A partir do conhecimento dos tópicos de maiores interesses dos estudantes, pode-se delinear caminhos para as políticas públicas e a atuação docente, principalmente para que despertem a participação ativa dos jovens nas aulas de Ciências e sua motivação para aprender. |
id |
UFFS-2_7d9bccf23e2c6846567ab9f7f0a1566a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/13665 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
El interés de los estudiantes por la Ciencias de la Naturaleza y su relación con el currículo común brasileñoStudents' interest in Natural Sciences and its relationship with the common Brazilian Curricular Common CoreInteresses de estudantes gaúchos em Ciências da Natureza e suas relações com as Unidades Temáticas da BNCCO presente estudo dedica-se a discorrer sobre as preferências dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental com relação aos temas de interesses nas aulas de Ciências da Natureza. A investigação foi realizada em uma escola estadual da região central do Rio Grande do Sul, por meio de um questionamento aos educandos do 6º ao 9º ano sobre seus Objetos de Conhecimentos de preferência nas aulas do Componente Curricular. Ao serem interrogados sobre “Quais os temas despertam seu interesse nas aulas de Ciências”, os resultados foram agrupados dentro das Unidades Temáticas da Área de Conhecimento de Ciências da Natureza da BNCC, a saber: I) Matéria e Energia; II) Vida e Evolução e III) Terra e Universo. Os resultados evidenciam a preferência pelos Objetos de Conhecimento da Unidade Temática Vida e Evolução, em detrimento das demais apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados vão ao encontro dos dados coletados em uma amostra estadual do questionário ROSES - Relevância da Educação em Ciências. A partir do conhecimento dos tópicos de maiores interesses dos estudantes, pode-se delinear caminhos para as políticas públicas e a atuação docente, principalmente para que despertem a participação ativa dos jovens nas aulas de Ciências e sua motivação para aprender.El presente estudio está dedicado a discutir las preferencias de los estudiantes de los Últimos Años de la Enseñanza Fundamental en relación a los temas de interés en las clases de Ciencias Naturales. La investigación se llevó a cabo en una escuela pública de la región central de Rio Grande do Sul/Brasil, preguntando a los estudiantes sobre sus preferencias en ciencias. Los resultados fueron agrupados dentro de las Unidades Temáticas (UT) del Área de Ciencias de la Naturaleza del Núcleo Común Curricular Brasileño (BNCC). Los resultados muestran la preferencia por la UT Vida y Evolución en detrimento de las demás presentadas por la BNCC. Los resultados están en consonancia con los datos recogidos en una muestra estatal del cuestionario ROSES - Relevancia de la Educación Científica. A partir del conocimiento de los temas de mayor interés para los estudiantes se pueden delinear políticas públicas y actividades docentes, principalmente para incentivar la participación activa de los jóvenes en las clases de Ciencias y su motivación por aprender.The present study is dedicated to discussing the preferences of students in the Final Years of Elementary School in relation to topics of interest in Natural Sciences classes. The investigation was carried out in a state school in the central region of Rio Grande do Sul/Brazil, by asking students about their science preferences. The results were grouped within the Thematic Units (UT) of the Natural Sciences Area of the Brazilian Curricular Common Core (BNCC). The results show the preference for the UT Life and Evolution to the detriment of the others presented by the BNCC. The results are in line with the data collected in a state sample of the ROSES questionnaire - Relevance of Science Education. Based on knowledge of the topics of greatest interest to students, public policies and teaching activities can be delineated, mainly to encourage the active participation of young people in Science classes and their motivation to learn.Universidade Federal da Fronteira Sul2023-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1366510.36661/2595-4520.2023v6n3.13665Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 3 (2023): Revista Insignare Scientia - Edição Especial: "Ekos do Sul: pesquisas e relatos de Educação em Biologia"; 103-1142595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13665/8869http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Rosa, Poliana Antunesde Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Brant2023-06-23T01:21:22Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13665Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2023-06-23T01:21:22Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
El interés de los estudiantes por la Ciencias de la Naturaleza y su relación con el currículo común brasileño Students' interest in Natural Sciences and its relationship with the common Brazilian Curricular Common Core Interesses de estudantes gaúchos em Ciências da Natureza e suas relações com as Unidades Temáticas da BNCC |
title |
El interés de los estudiantes por la Ciencias de la Naturaleza y su relación con el currículo común brasileño |
spellingShingle |
El interés de los estudiantes por la Ciencias de la Naturaleza y su relación con el currículo común brasileño da Rosa, Poliana Antunes |
title_short |
El interés de los estudiantes por la Ciencias de la Naturaleza y su relación con el currículo común brasileño |
title_full |
El interés de los estudiantes por la Ciencias de la Naturaleza y su relación con el currículo común brasileño |
title_fullStr |
El interés de los estudiantes por la Ciencias de la Naturaleza y su relación con el currículo común brasileño |
title_full_unstemmed |
El interés de los estudiantes por la Ciencias de la Naturaleza y su relación con el currículo común brasileño |
title_sort |
El interés de los estudiantes por la Ciencias de la Naturaleza y su relación con el currículo común brasileño |
author |
da Rosa, Poliana Antunes |
author_facet |
da Rosa, Poliana Antunes de Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Brant |
author_role |
author |
author2 |
de Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Brant |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Rosa, Poliana Antunes de Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Brant |
description |
O presente estudo dedica-se a discorrer sobre as preferências dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental com relação aos temas de interesses nas aulas de Ciências da Natureza. A investigação foi realizada em uma escola estadual da região central do Rio Grande do Sul, por meio de um questionamento aos educandos do 6º ao 9º ano sobre seus Objetos de Conhecimentos de preferência nas aulas do Componente Curricular. Ao serem interrogados sobre “Quais os temas despertam seu interesse nas aulas de Ciências”, os resultados foram agrupados dentro das Unidades Temáticas da Área de Conhecimento de Ciências da Natureza da BNCC, a saber: I) Matéria e Energia; II) Vida e Evolução e III) Terra e Universo. Os resultados evidenciam a preferência pelos Objetos de Conhecimento da Unidade Temática Vida e Evolução, em detrimento das demais apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados vão ao encontro dos dados coletados em uma amostra estadual do questionário ROSES - Relevância da Educação em Ciências. A partir do conhecimento dos tópicos de maiores interesses dos estudantes, pode-se delinear caminhos para as políticas públicas e a atuação docente, principalmente para que despertem a participação ativa dos jovens nas aulas de Ciências e sua motivação para aprender. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13665 10.36661/2595-4520.2023v6n3.13665 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13665 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2023v6n3.13665 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13665/8869 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 3 (2023): Revista Insignare Scientia - Edição Especial: "Ekos do Sul: pesquisas e relatos de Educação em Biologia"; 103-114 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221614720385024 |