O uso de simuladores e a Astronomia na Educação Básica: potencializando o processo de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hansen, Taís Regina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Leonel, André Ary, Santos, Rosemar Ayres dos, Lobo, Cesar de Oliveria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11356
Resumo: A Astronomia surgiu a partir das necessidades do homem em conhecer o universo do qual faz parte. Assim, as necessidades básicas de certas civilizações ao longo da história desencadearam diversas observações, tornando possível a compreensão de aspectos fundamentais para a sobrevivência e bem estar humano, seja a criação dos calendários, que no passado auxiliavam na agricultura, ou de tecnologias de ponta hoje utilizadas, como as câmeras de celulares. Na educação, o ensino de Astronomia assume papel relevante, permitindo integrar diferentes áreas do saber e caracterizando-se como uma das esferas científicas que mais despertam a curiosidade nos estudantes. Assim, temas ligados a área são estabelecidos pela BNCC para todos níveis da Educação Básica, entretanto, a temática parece não estar ocupando seu devido espaço na sala de aula. Buscamos, portanto, por meio deste trabalho difundir a discussão da Astronomia no contexto educacional, apresentando dois softwares sobre o movimento da Terra, escolhidos em consonância com o resultado de uma pesquisa mais ampla, em que investigou-se, por meio de entrevistas com professores de Ciências e Física da 14° CRE, a situação do ensino de Astronomia na Educação Básica. Tais simuladores são capazes de auxiliar significativamente o trabalho do professor, potencializando o processo de ensino-aprendizagem.
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