Una mirada sobre las licenciaturas en Química en las universidades federales del estado de Rio Grande do Sul: ¿ como aparece la neuroeducación en este contexto?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13424 |
Resumo: | O presente artigo analisa projetos pedagógicos e matrizes curriculares de cinco cursos de Licenciatura em Química de universidades federais no Rio Grande do Sul, buscando perceber a presença de disciplinas que abordem a neuroeducação ou situações correlatas. A pesquisa teve caráter qualitativo e natureza aplicada, apresentando coleta de dados por análise documental. Discute-se sobre a escassez de disciplinas de neurociência/neuroeducação nas matrizes dos cursos analisados. Como próximos passos, espera-se a continuação da pesquisa em outros cursos de graduação, despertando a necessidade deste tema estar inserido principalmente em cursos de licenciatura. |
id |
UFFS-2_81e82021bb01190037af9157d0fc9252 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/13424 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Una mirada sobre las licenciaturas en Química en las universidades federales del estado de Rio Grande do Sul: ¿ como aparece la neuroeducación en este contexto?A look at chemistry degrees at federal universities in the state of Rio Grande do Sul: how does neuroeducation appear in this context?Um olhar sobre as Licenciaturas em Química nas Universidades Federais no Estado do Rio Grande do Sul: como a Neuroeducação se mostra neste contexto?O presente artigo analisa projetos pedagógicos e matrizes curriculares de cinco cursos de Licenciatura em Química de universidades federais no Rio Grande do Sul, buscando perceber a presença de disciplinas que abordem a neuroeducação ou situações correlatas. A pesquisa teve caráter qualitativo e natureza aplicada, apresentando coleta de dados por análise documental. Discute-se sobre a escassez de disciplinas de neurociência/neuroeducação nas matrizes dos cursos analisados. Como próximos passos, espera-se a continuação da pesquisa em outros cursos de graduação, despertando a necessidade deste tema estar inserido principalmente em cursos de licenciatura. Este artículo analisa proyectos pedagógicos y matrices curriculares de cinco cursos de Licenciatura en Química de universidades federales de Rio Grande do Sul, buscando percibir la presencia de disciplinas que abordan la neuroeducación o situaciones afines. La investigación que aquí se presenta es de naturaleza cualitativa y aplicada, presentando la recoleccíon de datos a través del análisis de documentos. Discute la escasez de disciplinas de neurociência/neuroeducacíon em las matrices de los cursos analizados. Como próximos passos, se espera la misma investigación em otros cursos de pregrado, planteando la necesidad de que este tema se inserte principalmente en los cursos de licenciatura.This article analyzes the pedagogical projects and curricula of five undergraduate Chemistry courses at federal universities in the State of Rio Grande do Sul, Brazil, seeking to understand the presence of disciplines that address neuroeducation or related situations. The research presented here has a qualitative and applied character, presenting data collection by documentary analysis. The scarcity of neuroscience/neuroeducation classes in the curricula of the analyzed courses is discussed. As next steps, the same research is expected in other undergraduate courses, awakening the need for this theme to be inserted mainly in undergraduate courses.Universidade Federal da Fronteira Sul2023-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1342410.36661/2595-4520.2023v6n6.13424Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 6 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 42-762595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13424/9077Copyright (c) 2023 Mariane de Souza Ferreira, Marcus Eduardo Maciel Ribeirohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Souza Ferreira, MarianeMaciel Ribeiro, Marcus Eduardo2024-03-13T19:13:32Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13424Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-03-13T19:13:32Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Una mirada sobre las licenciaturas en Química en las universidades federales del estado de Rio Grande do Sul: ¿ como aparece la neuroeducación en este contexto? A look at chemistry degrees at federal universities in the state of Rio Grande do Sul: how does neuroeducation appear in this context? Um olhar sobre as Licenciaturas em Química nas Universidades Federais no Estado do Rio Grande do Sul: como a Neuroeducação se mostra neste contexto? |
title |
Una mirada sobre las licenciaturas en Química en las universidades federales del estado de Rio Grande do Sul: ¿ como aparece la neuroeducación en este contexto? |
spellingShingle |
Una mirada sobre las licenciaturas en Química en las universidades federales del estado de Rio Grande do Sul: ¿ como aparece la neuroeducación en este contexto? de Souza Ferreira, Mariane |
title_short |
Una mirada sobre las licenciaturas en Química en las universidades federales del estado de Rio Grande do Sul: ¿ como aparece la neuroeducación en este contexto? |
title_full |
Una mirada sobre las licenciaturas en Química en las universidades federales del estado de Rio Grande do Sul: ¿ como aparece la neuroeducación en este contexto? |
title_fullStr |
Una mirada sobre las licenciaturas en Química en las universidades federales del estado de Rio Grande do Sul: ¿ como aparece la neuroeducación en este contexto? |
title_full_unstemmed |
Una mirada sobre las licenciaturas en Química en las universidades federales del estado de Rio Grande do Sul: ¿ como aparece la neuroeducación en este contexto? |
title_sort |
Una mirada sobre las licenciaturas en Química en las universidades federales del estado de Rio Grande do Sul: ¿ como aparece la neuroeducación en este contexto? |
author |
de Souza Ferreira, Mariane |
author_facet |
de Souza Ferreira, Mariane Maciel Ribeiro, Marcus Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Maciel Ribeiro, Marcus Eduardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza Ferreira, Mariane Maciel Ribeiro, Marcus Eduardo |
description |
O presente artigo analisa projetos pedagógicos e matrizes curriculares de cinco cursos de Licenciatura em Química de universidades federais no Rio Grande do Sul, buscando perceber a presença de disciplinas que abordem a neuroeducação ou situações correlatas. A pesquisa teve caráter qualitativo e natureza aplicada, apresentando coleta de dados por análise documental. Discute-se sobre a escassez de disciplinas de neurociência/neuroeducação nas matrizes dos cursos analisados. Como próximos passos, espera-se a continuação da pesquisa em outros cursos de graduação, despertando a necessidade deste tema estar inserido principalmente em cursos de licenciatura. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13424 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13424 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13424 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2023v6n6.13424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13424/9077 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Mariane de Souza Ferreira, Marcus Eduardo Maciel Ribeiro http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Mariane de Souza Ferreira, Marcus Eduardo Maciel Ribeiro http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 6 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 42-76 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221614600847360 |