Una mirada sobre las licenciaturas en Química en las universidades federales del estado de Rio Grande do Sul: ¿ como aparece la neuroeducación en este contexto?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza Ferreira, Mariane
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Maciel Ribeiro, Marcus Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13424
Resumo: O presente artigo analisa projetos pedagógicos e matrizes curriculares de cinco cursos de Licenciatura em Química de universidades federais no Rio Grande do Sul, buscando perceber a presença de disciplinas que abordem a neuroeducação ou situações correlatas. A pesquisa teve caráter qualitativo e natureza aplicada, apresentando coleta de dados por análise documental. Discute-se sobre a escassez de disciplinas de neurociência/neuroeducação nas matrizes dos cursos analisados. Como próximos passos, espera-se a continuação da pesquisa em outros cursos de graduação, despertando a necessidade deste tema estar inserido principalmente em cursos de licenciatura.  
id UFFS-2_81e82021bb01190037af9157d0fc9252
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/13424
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Una mirada sobre las licenciaturas en Química en las universidades federales del estado de Rio Grande do Sul: ¿ como aparece la neuroeducación en este contexto?A look at chemistry degrees at federal universities in the state of Rio Grande do Sul: how does neuroeducation appear in this context?Um olhar sobre as Licenciaturas em Química nas Universidades Federais no Estado do Rio Grande do Sul: como a Neuroeducação se mostra neste contexto?O presente artigo analisa projetos pedagógicos e matrizes curriculares de cinco cursos de Licenciatura em Química de universidades federais no Rio Grande do Sul, buscando perceber a presença de disciplinas que abordem a neuroeducação ou situações correlatas. A pesquisa teve caráter qualitativo e natureza aplicada, apresentando coleta de dados por análise documental. Discute-se sobre a escassez de disciplinas de neurociência/neuroeducação nas matrizes dos cursos analisados. Como próximos passos, espera-se a continuação da pesquisa em outros cursos de graduação, despertando a necessidade deste tema estar inserido principalmente em cursos de licenciatura.  Este artículo analisa proyectos pedagógicos y matrices curriculares de cinco cursos de Licenciatura en Química de universidades federales de Rio Grande do Sul, buscando percibir la presencia de disciplinas que abordan la neuroeducación o situaciones afines. La investigación que aquí se presenta es de naturaleza cualitativa y aplicada, presentando la recoleccíon de datos a través del análisis de documentos. Discute la escasez de disciplinas de neurociência/neuroeducacíon em las matrices de los cursos analizados. Como próximos passos, se espera la misma investigación em otros cursos de pregrado, planteando la necesidad de que este tema se inserte principalmente en los cursos de licenciatura.This article analyzes the pedagogical projects and curricula of five undergraduate Chemistry courses at federal universities in the State of Rio Grande do Sul, Brazil, seeking to understand the presence of disciplines that address neuroeducation or related situations. The research presented here has a qualitative and applied character, presenting data collection by documentary analysis. The scarcity of neuroscience/neuroeducation classes in the curricula of the analyzed courses is discussed. As next steps, the same research is expected in other undergraduate courses, awakening the need for this theme to be inserted mainly in undergraduate courses.Universidade Federal da Fronteira Sul2023-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1342410.36661/2595-4520.2023v6n6.13424Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 6 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 42-762595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13424/9077Copyright (c) 2023 Mariane de Souza Ferreira, Marcus Eduardo Maciel Ribeirohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Souza Ferreira, MarianeMaciel Ribeiro, Marcus Eduardo2024-03-13T19:13:32Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13424Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-03-13T19:13:32Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Una mirada sobre las licenciaturas en Química en las universidades federales del estado de Rio Grande do Sul: ¿ como aparece la neuroeducación en este contexto?
A look at chemistry degrees at federal universities in the state of Rio Grande do Sul: how does neuroeducation appear in this context?
Um olhar sobre as Licenciaturas em Química nas Universidades Federais no Estado do Rio Grande do Sul: como a Neuroeducação se mostra neste contexto?
title Una mirada sobre las licenciaturas en Química en las universidades federales del estado de Rio Grande do Sul: ¿ como aparece la neuroeducación en este contexto?
spellingShingle Una mirada sobre las licenciaturas en Química en las universidades federales del estado de Rio Grande do Sul: ¿ como aparece la neuroeducación en este contexto?
de Souza Ferreira, Mariane
title_short Una mirada sobre las licenciaturas en Química en las universidades federales del estado de Rio Grande do Sul: ¿ como aparece la neuroeducación en este contexto?
title_full Una mirada sobre las licenciaturas en Química en las universidades federales del estado de Rio Grande do Sul: ¿ como aparece la neuroeducación en este contexto?
title_fullStr Una mirada sobre las licenciaturas en Química en las universidades federales del estado de Rio Grande do Sul: ¿ como aparece la neuroeducación en este contexto?
title_full_unstemmed Una mirada sobre las licenciaturas en Química en las universidades federales del estado de Rio Grande do Sul: ¿ como aparece la neuroeducación en este contexto?
title_sort Una mirada sobre las licenciaturas en Química en las universidades federales del estado de Rio Grande do Sul: ¿ como aparece la neuroeducación en este contexto?
author de Souza Ferreira, Mariane
author_facet de Souza Ferreira, Mariane
Maciel Ribeiro, Marcus Eduardo
author_role author
author2 Maciel Ribeiro, Marcus Eduardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza Ferreira, Mariane
Maciel Ribeiro, Marcus Eduardo
description O presente artigo analisa projetos pedagógicos e matrizes curriculares de cinco cursos de Licenciatura em Química de universidades federais no Rio Grande do Sul, buscando perceber a presença de disciplinas que abordem a neuroeducação ou situações correlatas. A pesquisa teve caráter qualitativo e natureza aplicada, apresentando coleta de dados por análise documental. Discute-se sobre a escassez de disciplinas de neurociência/neuroeducação nas matrizes dos cursos analisados. Como próximos passos, espera-se a continuação da pesquisa em outros cursos de graduação, despertando a necessidade deste tema estar inserido principalmente em cursos de licenciatura.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13424
10.36661/2595-4520.2023v6n6.13424
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13424
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13424/9077
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Mariane de Souza Ferreira, Marcus Eduardo Maciel Ribeiro
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Mariane de Souza Ferreira, Marcus Eduardo Maciel Ribeiro
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 6 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 42-76
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221614600847360