Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e Ensino de Química: Uma Revisão da Literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12622 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura em produções fundamentadas no Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC) e no Ensino de Química e analisar as contribuições das pesquisas nessas vertentes. O levantamento foi realizado no primeiro bimestre de 2021 no Portal de Periódicos Capes/MEC e Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, utilizando-se como como critérios de inclusão os trabalhos publicados nos últimos 10 anos e que possuíam relação com os temas, a partir disso foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Identificou-se o ano de 2015 com o maior número de publicações seguido de uma diminuição. A maior parte dos trabalhos são dissertações, sendo a região Sudeste com a maior concentração de estudos. As pesquisas utilizam com maior frequência questionário e entrevistas para coletarem seus dados. Trabalhos de natureza empírica se sobressaíram com 96,4%, os quais são realizadas principalmente com professores em formação inicial e atuantes na Educação Básica, todos com abordagem de pesquisa qualitativa. As pesquisas incentivam estudos em cursos de formação continuada, destacam a importância dos licenciandos terem momentos nos quais possam construir atividades de ensino e o CPC, e enfatizam a influência que os docentes formadores possuem no desenvolvimento do CPC nos futuros professores. |
id |
UFFS-2_83e8d49943f9ce3164e1bd2b610866ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12622 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e Ensino de Química: Uma Revisão da LiteraturaEste trabalho tem por objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura em produções fundamentadas no Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC) e no Ensino de Química e analisar as contribuições das pesquisas nessas vertentes. O levantamento foi realizado no primeiro bimestre de 2021 no Portal de Periódicos Capes/MEC e Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, utilizando-se como como critérios de inclusão os trabalhos publicados nos últimos 10 anos e que possuíam relação com os temas, a partir disso foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Identificou-se o ano de 2015 com o maior número de publicações seguido de uma diminuição. A maior parte dos trabalhos são dissertações, sendo a região Sudeste com a maior concentração de estudos. As pesquisas utilizam com maior frequência questionário e entrevistas para coletarem seus dados. Trabalhos de natureza empírica se sobressaíram com 96,4%, os quais são realizadas principalmente com professores em formação inicial e atuantes na Educação Básica, todos com abordagem de pesquisa qualitativa. As pesquisas incentivam estudos em cursos de formação continuada, destacam a importância dos licenciandos terem momentos nos quais possam construir atividades de ensino e o CPC, e enfatizam a influência que os docentes formadores possuem no desenvolvimento do CPC nos futuros professores.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1262210.36661/2595-4520.2022v5n1.12622Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 398-4192595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12622/8447Copyright (c) 2022 Jean Michel dos Santos Menezeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Jean Michel dos Santosde Farias, Sidilene Aquino2022-07-22T19:27:54Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12622Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-22T19:27:54Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e Ensino de Química: Uma Revisão da Literatura |
title |
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e Ensino de Química: Uma Revisão da Literatura |
spellingShingle |
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e Ensino de Química: Uma Revisão da Literatura Menezes, Jean Michel dos Santos |
title_short |
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e Ensino de Química: Uma Revisão da Literatura |
title_full |
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e Ensino de Química: Uma Revisão da Literatura |
title_fullStr |
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e Ensino de Química: Uma Revisão da Literatura |
title_full_unstemmed |
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e Ensino de Química: Uma Revisão da Literatura |
title_sort |
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e Ensino de Química: Uma Revisão da Literatura |
author |
Menezes, Jean Michel dos Santos |
author_facet |
Menezes, Jean Michel dos Santos de Farias, Sidilene Aquino |
author_role |
author |
author2 |
de Farias, Sidilene Aquino |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Jean Michel dos Santos de Farias, Sidilene Aquino |
description |
Este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura em produções fundamentadas no Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC) e no Ensino de Química e analisar as contribuições das pesquisas nessas vertentes. O levantamento foi realizado no primeiro bimestre de 2021 no Portal de Periódicos Capes/MEC e Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, utilizando-se como como critérios de inclusão os trabalhos publicados nos últimos 10 anos e que possuíam relação com os temas, a partir disso foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Identificou-se o ano de 2015 com o maior número de publicações seguido de uma diminuição. A maior parte dos trabalhos são dissertações, sendo a região Sudeste com a maior concentração de estudos. As pesquisas utilizam com maior frequência questionário e entrevistas para coletarem seus dados. Trabalhos de natureza empírica se sobressaíram com 96,4%, os quais são realizadas principalmente com professores em formação inicial e atuantes na Educação Básica, todos com abordagem de pesquisa qualitativa. As pesquisas incentivam estudos em cursos de formação continuada, destacam a importância dos licenciandos terem momentos nos quais possam construir atividades de ensino e o CPC, e enfatizam a influência que os docentes formadores possuem no desenvolvimento do CPC nos futuros professores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12622 10.36661/2595-4520.2022v5n1.12622 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12622 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2022v5n1.12622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12622/8447 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Jean Michel dos Santos Menezes http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Jean Michel dos Santos Menezes http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 398-419 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613636157440 |