Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e Ensino de Química: Uma Revisão da Literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Jean Michel dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Farias, Sidilene Aquino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12622
Resumo: Este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura em produções fundamentadas no Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC) e no Ensino de Química e analisar as contribuições das pesquisas nessas vertentes. O levantamento foi realizado no primeiro bimestre de 2021 no Portal de Periódicos Capes/MEC e Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, utilizando-se como como critérios de inclusão os trabalhos publicados nos últimos 10 anos e que possuíam relação com os temas, a partir disso foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Identificou-se o ano de 2015 com o maior número de publicações seguido de uma diminuição. A maior parte dos trabalhos são dissertações, sendo a região Sudeste com a maior concentração de estudos. As pesquisas utilizam com maior frequência questionário e entrevistas para coletarem seus dados. Trabalhos de natureza empírica se sobressaíram com 96,4%, os quais são realizadas principalmente com professores em formação inicial e atuantes na Educação Básica, todos com abordagem de pesquisa qualitativa. As pesquisas incentivam estudos em cursos de formação continuada, destacam a importância dos licenciandos terem momentos nos quais possam construir atividades de ensino e o CPC, e enfatizam a influência que os docentes formadores possuem no desenvolvimento do CPC nos futuros professores.
id UFFS-2_83e8d49943f9ce3164e1bd2b610866ec
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12622
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e Ensino de Química: Uma Revisão da LiteraturaEste trabalho tem por objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura em produções fundamentadas no Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC) e no Ensino de Química e analisar as contribuições das pesquisas nessas vertentes. O levantamento foi realizado no primeiro bimestre de 2021 no Portal de Periódicos Capes/MEC e Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, utilizando-se como como critérios de inclusão os trabalhos publicados nos últimos 10 anos e que possuíam relação com os temas, a partir disso foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Identificou-se o ano de 2015 com o maior número de publicações seguido de uma diminuição. A maior parte dos trabalhos são dissertações, sendo a região Sudeste com a maior concentração de estudos. As pesquisas utilizam com maior frequência questionário e entrevistas para coletarem seus dados. Trabalhos de natureza empírica se sobressaíram com 96,4%, os quais são realizadas principalmente com professores em formação inicial e atuantes na Educação Básica, todos com abordagem de pesquisa qualitativa. As pesquisas incentivam estudos em cursos de formação continuada, destacam a importância dos licenciandos terem momentos nos quais possam construir atividades de ensino e o CPC, e enfatizam a influência que os docentes formadores possuem no desenvolvimento do CPC nos futuros professores.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1262210.36661/2595-4520.2022v5n1.12622Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 398-4192595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12622/8447Copyright (c) 2022 Jean Michel dos Santos Menezeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Jean Michel dos Santosde Farias, Sidilene Aquino2022-07-22T19:27:54Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12622Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-22T19:27:54Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e Ensino de Química: Uma Revisão da Literatura
title Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e Ensino de Química: Uma Revisão da Literatura
spellingShingle Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e Ensino de Química: Uma Revisão da Literatura
Menezes, Jean Michel dos Santos
title_short Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e Ensino de Química: Uma Revisão da Literatura
title_full Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e Ensino de Química: Uma Revisão da Literatura
title_fullStr Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e Ensino de Química: Uma Revisão da Literatura
title_full_unstemmed Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e Ensino de Química: Uma Revisão da Literatura
title_sort Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e Ensino de Química: Uma Revisão da Literatura
author Menezes, Jean Michel dos Santos
author_facet Menezes, Jean Michel dos Santos
de Farias, Sidilene Aquino
author_role author
author2 de Farias, Sidilene Aquino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Jean Michel dos Santos
de Farias, Sidilene Aquino
description Este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura em produções fundamentadas no Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC) e no Ensino de Química e analisar as contribuições das pesquisas nessas vertentes. O levantamento foi realizado no primeiro bimestre de 2021 no Portal de Periódicos Capes/MEC e Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, utilizando-se como como critérios de inclusão os trabalhos publicados nos últimos 10 anos e que possuíam relação com os temas, a partir disso foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Identificou-se o ano de 2015 com o maior número de publicações seguido de uma diminuição. A maior parte dos trabalhos são dissertações, sendo a região Sudeste com a maior concentração de estudos. As pesquisas utilizam com maior frequência questionário e entrevistas para coletarem seus dados. Trabalhos de natureza empírica se sobressaíram com 96,4%, os quais são realizadas principalmente com professores em formação inicial e atuantes na Educação Básica, todos com abordagem de pesquisa qualitativa. As pesquisas incentivam estudos em cursos de formação continuada, destacam a importância dos licenciandos terem momentos nos quais possam construir atividades de ensino e o CPC, e enfatizam a influência que os docentes formadores possuem no desenvolvimento do CPC nos futuros professores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12622
10.36661/2595-4520.2022v5n1.12622
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12622
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2022v5n1.12622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12622/8447
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Jean Michel dos Santos Menezes
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Jean Michel dos Santos Menezes
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 398-419
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613636157440