Abordagem Temática: um olhar para práticas pedagógicas no âmbito de estágios supervisionados em física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
DOI: | 10.36661/2595-4520.2023v6n2.13580 |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13580 |
Resumo: | O presente estudo tem a pretensão de aprofundar as discussões sobre a perspectiva da Abordagem Temática na formação inicial de professores de física, especialmente no contexto dos estágios supervisionados obrigatórios. Logo, o problema que permeia esta pesquisa é: quais elementos caracterizam as práticas pedagógicas balizadas pela perspectiva da Abordagem Temática no contexto dos Estágios Supervisionados em Física? Para responder o problema, foi realizada uma revisão bibliográfica nas atas do Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), com recorte temporal dos últimos dez anos, com as palavras de busca “Abordagem Temática” e “Estágio”. Nesta busca, apenas três trabalhos respondem ao problema de pesquisa. Utilizando da Análise Textual Discursiva (ATD), emergiram as seguintes categorias de análise: i) Processo de obtenção/escolha do tema; ii) A utilização da dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos e iii) Prática educativa balizada pelos pressupostos Freireanos. Dentre os resultados alcançados, destaca-se a formação humanizadora dos futuros educadores, a partir de uma prática pedagógica dialógica e problematizadora, entendendo os estudantes como sujeitos no processo de ensino-aprendizagem. |
id |
UFFS-2_87036d82b12528ae3f6cdd5b29385638 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/13580 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
spelling |
Abordagem Temática: um olhar para práticas pedagógicas no âmbito de estágios supervisionados em físicaEnfoque Temático: una mirada a las prácticas pedagógicas en el ámbito de las pasantías supervisadas en físicaThematic Approach: a look at pedagogical practices within the scope of supervised internships in physicsO presente estudo tem a pretensão de aprofundar as discussões sobre a perspectiva da Abordagem Temática na formação inicial de professores de física, especialmente no contexto dos estágios supervisionados obrigatórios. Logo, o problema que permeia esta pesquisa é: quais elementos caracterizam as práticas pedagógicas balizadas pela perspectiva da Abordagem Temática no contexto dos Estágios Supervisionados em Física? Para responder o problema, foi realizada uma revisão bibliográfica nas atas do Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), com recorte temporal dos últimos dez anos, com as palavras de busca “Abordagem Temática” e “Estágio”. Nesta busca, apenas três trabalhos respondem ao problema de pesquisa. Utilizando da Análise Textual Discursiva (ATD), emergiram as seguintes categorias de análise: i) Processo de obtenção/escolha do tema; ii) A utilização da dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos e iii) Prática educativa balizada pelos pressupostos Freireanos. Dentre os resultados alcançados, destaca-se a formação humanizadora dos futuros educadores, a partir de uma prática pedagógica dialógica e problematizadora, entendendo os estudantes como sujeitos no processo de ensino-aprendizagem.El presente estudio pretende profundizar las discusiones sobre la perspectiva del Enfoque Temático en la formación inicial de profesores de física, especialmente en el contexto de pasantías supervisadas obligatorias. Por lo tanto, el problema que permea esta investigación es: ¿qué elementos caracterizan las prácticas pedagógicas basadas en la perspectiva del Enfoque Temático en el contexto de las Prácticas Supervisadas en Física? Para dar respuesta al problema, se realizó una revisión bibliográfica en las actas del Simposio Nacional de Enseñanza de la Física (SNEF), con un marco temporal de los últimos diez años, con las palabras de búsqueda “Enfoque Temático” y “Pasantía”. En esta búsqueda, solo tres trabajos responden al problema de investigación. Utilizando el Análisis Textual Discursivo (ATD), surgieron las siguientes categorías de análisis: i) Proceso de obtención/elección del tema; ii) El uso de la dinámica de los Tres Momentos Pedagógicos y iii) La práctica educativa a partir de supuestos freireanos. Entre los resultados alcanzados se destaca la formación humanizadora de los futuros educadores, a partir de una práctica pedagógica dialógica y problematizadora, entendiendo a los estudiantes como sujetos en el proceso de enseñanza-aprendizaje.The present study intends to deepen the discussions on the Thematic Approach perspective in the initial training of physics teachers, especially in the context of mandatory supervised internships. Therefore, the problem that permeates this research is: what elements characterize the pedagogical practices based on the Thematic Approach perspective in the context of Supervised Internships in Physics? To answer the problem, a bibliographic review was carried out in the minutes of the National Symposium on Physics Teaching (SNEF, in portuguese), with a time frame of the last ten years, with the search words “Thematic Approach” and “Internship”. In this search, only three works answer the research problem. Using Discursive Textual Analysis (DTA), the following categories of analysis emerged: i) Process of obtaining/choosing the theme; ii) The use of the dynamics of the Three Pedagogical Moments and iii) Educational practice based on Freirean assumptions. Among the results achieved, the humanizing training of future educators stands out, based on a dialogical and problematizing pedagogical practice, understanding students as subjects in the teaching-learning process. Universidade Federal da Fronteira Sul2023-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1358010.36661/2595-4520.2023v6n2.13580Revista Insignare Scientia; v. 6 n. 2 (2023): Edição Especial: Estágio Supervisionado e Prática de Ensino em Ciências; 332-345Revista Insignare Scientia; Vol 6 No 2 (2023): Special Edition: Supervised Internship and Teaching Practice in Science; 332-3452595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13580/8850Carvalho Pacheco, LucasMuenchen, Cristianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-01T11:56:23Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13580Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T11:56:23Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem Temática: um olhar para práticas pedagógicas no âmbito de estágios supervisionados em física Enfoque Temático: una mirada a las prácticas pedagógicas en el ámbito de las pasantías supervisadas en física Thematic Approach: a look at pedagogical practices within the scope of supervised internships in physics |
title |
Abordagem Temática: um olhar para práticas pedagógicas no âmbito de estágios supervisionados em física |
spellingShingle |
Abordagem Temática: um olhar para práticas pedagógicas no âmbito de estágios supervisionados em física Abordagem Temática: um olhar para práticas pedagógicas no âmbito de estágios supervisionados em física Carvalho Pacheco, Lucas Carvalho Pacheco, Lucas |
title_short |
Abordagem Temática: um olhar para práticas pedagógicas no âmbito de estágios supervisionados em física |
title_full |
Abordagem Temática: um olhar para práticas pedagógicas no âmbito de estágios supervisionados em física |
title_fullStr |
Abordagem Temática: um olhar para práticas pedagógicas no âmbito de estágios supervisionados em física Abordagem Temática: um olhar para práticas pedagógicas no âmbito de estágios supervisionados em física |
title_full_unstemmed |
Abordagem Temática: um olhar para práticas pedagógicas no âmbito de estágios supervisionados em física Abordagem Temática: um olhar para práticas pedagógicas no âmbito de estágios supervisionados em física |
title_sort |
Abordagem Temática: um olhar para práticas pedagógicas no âmbito de estágios supervisionados em física |
author |
Carvalho Pacheco, Lucas |
author_facet |
Carvalho Pacheco, Lucas Carvalho Pacheco, Lucas Muenchen, Cristiane Muenchen, Cristiane |
author_role |
author |
author2 |
Muenchen, Cristiane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho Pacheco, Lucas Muenchen, Cristiane |
description |
O presente estudo tem a pretensão de aprofundar as discussões sobre a perspectiva da Abordagem Temática na formação inicial de professores de física, especialmente no contexto dos estágios supervisionados obrigatórios. Logo, o problema que permeia esta pesquisa é: quais elementos caracterizam as práticas pedagógicas balizadas pela perspectiva da Abordagem Temática no contexto dos Estágios Supervisionados em Física? Para responder o problema, foi realizada uma revisão bibliográfica nas atas do Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), com recorte temporal dos últimos dez anos, com as palavras de busca “Abordagem Temática” e “Estágio”. Nesta busca, apenas três trabalhos respondem ao problema de pesquisa. Utilizando da Análise Textual Discursiva (ATD), emergiram as seguintes categorias de análise: i) Processo de obtenção/escolha do tema; ii) A utilização da dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos e iii) Prática educativa balizada pelos pressupostos Freireanos. Dentre os resultados alcançados, destaca-se a formação humanizadora dos futuros educadores, a partir de uma prática pedagógica dialógica e problematizadora, entendendo os estudantes como sujeitos no processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13580 10.36661/2595-4520.2023v6n2.13580 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13580 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2023v6n2.13580 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13580/8850 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia; v. 6 n. 2 (2023): Edição Especial: Estágio Supervisionado e Prática de Ensino em Ciências; 332-345 Revista Insignare Scientia; Vol 6 No 2 (2023): Special Edition: Supervised Internship and Teaching Practice in Science; 332-345 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1822183210211082240 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.36661/2595-4520.2023v6n2.13580 |