Abordagem Temática: um olhar para práticas pedagógicas no âmbito de estágios supervisionados em física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho Pacheco, Lucas
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Muenchen, Cristiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n2.13580
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13580
Resumo: O presente estudo tem a pretensão de aprofundar as discussões sobre a perspectiva da Abordagem Temática na formação inicial de professores de física, especialmente no contexto dos estágios supervisionados obrigatórios. Logo, o problema que permeia esta pesquisa é: quais elementos caracterizam as práticas pedagógicas balizadas pela perspectiva da Abordagem Temática no contexto dos Estágios Supervisionados em Física? Para responder o problema, foi realizada uma revisão bibliográfica nas atas do Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), com recorte temporal dos últimos dez anos, com as palavras de busca “Abordagem Temática” e “Estágio”. Nesta busca, apenas três trabalhos respondem ao problema de pesquisa. Utilizando da Análise Textual Discursiva (ATD), emergiram as seguintes categorias de análise: i) Processo de obtenção/escolha do tema; ii) A utilização da dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos e iii) Prática educativa balizada pelos pressupostos Freireanos. Dentre os resultados alcançados, destaca-se a formação humanizadora dos futuros educadores, a partir de uma prática pedagógica dialógica e problematizadora, entendendo os estudantes como sujeitos no processo de ensino-aprendizagem.
id UFFS-2_87036d82b12528ae3f6cdd5b29385638
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/13580
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
spelling Abordagem Temática: um olhar para práticas pedagógicas no âmbito de estágios supervisionados em físicaEnfoque Temático: una mirada a las prácticas pedagógicas en el ámbito de las pasantías supervisadas en físicaThematic Approach: a look at pedagogical practices within the scope of supervised internships in physicsO presente estudo tem a pretensão de aprofundar as discussões sobre a perspectiva da Abordagem Temática na formação inicial de professores de física, especialmente no contexto dos estágios supervisionados obrigatórios. Logo, o problema que permeia esta pesquisa é: quais elementos caracterizam as práticas pedagógicas balizadas pela perspectiva da Abordagem Temática no contexto dos Estágios Supervisionados em Física? Para responder o problema, foi realizada uma revisão bibliográfica nas atas do Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), com recorte temporal dos últimos dez anos, com as palavras de busca “Abordagem Temática” e “Estágio”. Nesta busca, apenas três trabalhos respondem ao problema de pesquisa. Utilizando da Análise Textual Discursiva (ATD), emergiram as seguintes categorias de análise: i) Processo de obtenção/escolha do tema; ii) A utilização da dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos e iii) Prática educativa balizada pelos pressupostos Freireanos. Dentre os resultados alcançados, destaca-se a formação humanizadora dos futuros educadores, a partir de uma prática pedagógica dialógica e problematizadora, entendendo os estudantes como sujeitos no processo de ensino-aprendizagem.El presente estudio pretende profundizar las discusiones sobre la perspectiva del Enfoque Temático en la formación inicial de profesores de física, especialmente en el contexto de pasantías supervisadas obligatorias. Por lo tanto, el problema que permea esta investigación es: ¿qué elementos caracterizan las prácticas pedagógicas basadas en la perspectiva del Enfoque Temático en el contexto de las Prácticas Supervisadas en Física? Para dar respuesta al problema, se realizó una revisión bibliográfica en las actas del Simposio Nacional de Enseñanza de la Física (SNEF), con un marco temporal de los últimos diez años, con las palabras de búsqueda “Enfoque Temático” y “Pasantía”. En esta búsqueda, solo tres trabajos responden al problema de investigación. Utilizando el Análisis Textual Discursivo (ATD), surgieron las siguientes categorías de análisis: i) Proceso de obtención/elección del tema; ii) El uso de la dinámica de los Tres Momentos Pedagógicos y iii) La práctica educativa a partir de supuestos freireanos. Entre los resultados alcanzados se destaca la formación humanizadora de los futuros educadores, a partir de una práctica pedagógica dialógica y problematizadora, entendiendo a los estudiantes como sujetos en el proceso de enseñanza-aprendizaje.The present study intends to deepen the discussions on the Thematic Approach perspective in the initial training of physics teachers, especially in the context of mandatory supervised internships. Therefore, the problem that permeates this research is: what elements characterize the pedagogical practices based on the Thematic Approach perspective in the context of Supervised Internships in Physics? To answer the problem, a bibliographic review was carried out in the minutes of the National Symposium on Physics Teaching (SNEF, in portuguese), with a time frame of the last ten years, with the search words “Thematic Approach” and “Internship”. In this search, only three works answer the research problem. Using Discursive Textual Analysis (DTA), the following categories of analysis emerged: i) Process of obtaining/choosing the theme; ii) The use of the dynamics of the Three Pedagogical Moments and iii) Educational practice based on Freirean assumptions. Among the results achieved, the humanizing training of future educators stands out, based on a dialogical and problematizing pedagogical practice, understanding students as subjects in the teaching-learning process.  Universidade Federal da Fronteira Sul2023-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1358010.36661/2595-4520.2023v6n2.13580Revista Insignare Scientia; v. 6 n. 2 (2023): Edição Especial: Estágio Supervisionado e Prática de Ensino em Ciências; 332-345Revista Insignare Scientia; Vol 6 No 2 (2023): Special Edition: Supervised Internship and Teaching Practice in Science; 332-3452595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13580/8850Carvalho Pacheco, LucasMuenchen, Cristianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-01T11:56:23Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13580Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T11:56:23Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem Temática: um olhar para práticas pedagógicas no âmbito de estágios supervisionados em física
Enfoque Temático: una mirada a las prácticas pedagógicas en el ámbito de las pasantías supervisadas en física
Thematic Approach: a look at pedagogical practices within the scope of supervised internships in physics
title Abordagem Temática: um olhar para práticas pedagógicas no âmbito de estágios supervisionados em física
spellingShingle Abordagem Temática: um olhar para práticas pedagógicas no âmbito de estágios supervisionados em física
Abordagem Temática: um olhar para práticas pedagógicas no âmbito de estágios supervisionados em física
Carvalho Pacheco, Lucas
Carvalho Pacheco, Lucas
title_short Abordagem Temática: um olhar para práticas pedagógicas no âmbito de estágios supervisionados em física
title_full Abordagem Temática: um olhar para práticas pedagógicas no âmbito de estágios supervisionados em física
title_fullStr Abordagem Temática: um olhar para práticas pedagógicas no âmbito de estágios supervisionados em física
Abordagem Temática: um olhar para práticas pedagógicas no âmbito de estágios supervisionados em física
title_full_unstemmed Abordagem Temática: um olhar para práticas pedagógicas no âmbito de estágios supervisionados em física
Abordagem Temática: um olhar para práticas pedagógicas no âmbito de estágios supervisionados em física
title_sort Abordagem Temática: um olhar para práticas pedagógicas no âmbito de estágios supervisionados em física
author Carvalho Pacheco, Lucas
author_facet Carvalho Pacheco, Lucas
Carvalho Pacheco, Lucas
Muenchen, Cristiane
Muenchen, Cristiane
author_role author
author2 Muenchen, Cristiane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho Pacheco, Lucas
Muenchen, Cristiane
description O presente estudo tem a pretensão de aprofundar as discussões sobre a perspectiva da Abordagem Temática na formação inicial de professores de física, especialmente no contexto dos estágios supervisionados obrigatórios. Logo, o problema que permeia esta pesquisa é: quais elementos caracterizam as práticas pedagógicas balizadas pela perspectiva da Abordagem Temática no contexto dos Estágios Supervisionados em Física? Para responder o problema, foi realizada uma revisão bibliográfica nas atas do Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), com recorte temporal dos últimos dez anos, com as palavras de busca “Abordagem Temática” e “Estágio”. Nesta busca, apenas três trabalhos respondem ao problema de pesquisa. Utilizando da Análise Textual Discursiva (ATD), emergiram as seguintes categorias de análise: i) Processo de obtenção/escolha do tema; ii) A utilização da dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos e iii) Prática educativa balizada pelos pressupostos Freireanos. Dentre os resultados alcançados, destaca-se a formação humanizadora dos futuros educadores, a partir de uma prática pedagógica dialógica e problematizadora, entendendo os estudantes como sujeitos no processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13580
10.36661/2595-4520.2023v6n2.13580
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13580
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2023v6n2.13580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13580/8850
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia; v. 6 n. 2 (2023): Edição Especial: Estágio Supervisionado e Prática de Ensino em Ciências; 332-345
Revista Insignare Scientia; Vol 6 No 2 (2023): Special Edition: Supervised Internship and Teaching Practice in Science; 332-345
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1822183210211082240
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.36661/2595-4520.2023v6n2.13580