Feiras de Ciências: uma possibilidade à divulgação e comunicação científica no contexto da educação básica
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11000 |
Resumo: | As feiras são importantes movimentos, pois unem estudantes da educação básica à produção de novos conhecimentos por meio de projetos envolvendo temas dos seus interesses e cada vez mais buscando um viés social. O ambiente proporcionado pela feira permite que sejam realizadas a socialização do conhecimento gerado por meio dos projetos entre os próprios estudantes, entre os estudantes e os visitantes (público geral, pesquisadores e outros professores), entre os estudantes e seus orientadores. Este trabalho de natureza teórica tem como objetivo analisar as feiras de ciências como um possível dispositivo para a comunicação e a divulgação científica e discutir suas possibilidades no favorecimento da propagação e construção do conhecimento científico. O texto apresenta como estratégia para a estruturação dos projetos o uso da Pesquisa em Sala de Aula, a qual apresenta como etapas centrais o questionamento, a argumentação e a comunicação. As feiras também se tornam um momento para que os estudantes validem seus resultados de pesquisa e exercitem suas habilidades comunicativas a fim de compreender as informações advindas dos diferentes públicos a que são expostos, contribuindo para a produção de saberes e para a participação em práticas de letramento acadêmico. Aponta-se para a ocorrência de momentos onde são possíveis situações de comunicação científica entre estudantes com pesquisas em comum e/ou pesquisadores que visitam o evento e a divulgação científica, em que os estudantes-pesquisadores exercitam suas habilidades de socializarem seus achados com diferentes públicos. |
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