Feiras de Ciências: uma possibilidade à divulgação e comunicação científica no contexto da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gallon, Mônica da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Jonathan Zotti da, Nascimento, Silvania Sousa do, Rocha Filho, João Bernardes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11000
Resumo: As feiras são importantes movimentos, pois unem estudantes da educação básica à produção de novos conhecimentos por meio de projetos envolvendo temas dos seus interesses e cada vez mais buscando um viés social. O ambiente proporcionado pela feira permite que sejam realizadas a socialização do conhecimento gerado por meio dos projetos entre os próprios estudantes, entre os estudantes e os visitantes (público geral, pesquisadores e outros professores), entre os estudantes e seus orientadores. Este trabalho de natureza teórica tem como objetivo analisar as feiras de ciências como um possível dispositivo para a comunicação e a divulgação científica e discutir suas possibilidades no favorecimento da propagação e construção do conhecimento científico. O texto apresenta como estratégia para a estruturação dos projetos o uso da Pesquisa em Sala de Aula, a qual apresenta como etapas centrais o questionamento, a argumentação e a comunicação. As feiras também se tornam um momento para que os estudantes validem seus resultados de pesquisa e exercitem suas habilidades comunicativas a fim de compreender as informações advindas dos diferentes públicos a que são expostos, contribuindo para a produção de saberes e para a participação em práticas de letramento acadêmico. Aponta-se para a ocorrência de momentos onde são possíveis situações de comunicação científica entre estudantes com pesquisas em comum e/ou pesquisadores que visitam o evento e a divulgação científica, em que os estudantes-pesquisadores exercitam suas habilidades de socializarem seus achados com diferentes públicos.
id UFFS-2_89bfc4007bcacaee4dcc1ae36db35292
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11000
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Feiras de Ciências: uma possibilidade à divulgação e comunicação científica no contexto da educação básicaAs feiras são importantes movimentos, pois unem estudantes da educação básica à produção de novos conhecimentos por meio de projetos envolvendo temas dos seus interesses e cada vez mais buscando um viés social. O ambiente proporcionado pela feira permite que sejam realizadas a socialização do conhecimento gerado por meio dos projetos entre os próprios estudantes, entre os estudantes e os visitantes (público geral, pesquisadores e outros professores), entre os estudantes e seus orientadores. Este trabalho de natureza teórica tem como objetivo analisar as feiras de ciências como um possível dispositivo para a comunicação e a divulgação científica e discutir suas possibilidades no favorecimento da propagação e construção do conhecimento científico. O texto apresenta como estratégia para a estruturação dos projetos o uso da Pesquisa em Sala de Aula, a qual apresenta como etapas centrais o questionamento, a argumentação e a comunicação. As feiras também se tornam um momento para que os estudantes validem seus resultados de pesquisa e exercitem suas habilidades comunicativas a fim de compreender as informações advindas dos diferentes públicos a que são expostos, contribuindo para a produção de saberes e para a participação em práticas de letramento acadêmico. Aponta-se para a ocorrência de momentos onde são possíveis situações de comunicação científica entre estudantes com pesquisas em comum e/ou pesquisadores que visitam o evento e a divulgação científica, em que os estudantes-pesquisadores exercitam suas habilidades de socializarem seus achados com diferentes públicos.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1100010.36661/2595-4520.2019v2i4.11000Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 4 (2019): Revista Insignare Scientia; 180-1972595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11000/7339Copyright (c) 2019 Mônica da Silva Gallon, Jonathan Zotti da Silva, Silvania Sousa do Nascimento, João Bernardes da Rocha Filhohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGallon, Mônica da SilvaSilva, Jonathan Zotti daNascimento, Silvania Sousa doRocha Filho, João Bernardes da2021-07-13T05:25:13Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11000Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:25:13Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Feiras de Ciências: uma possibilidade à divulgação e comunicação científica no contexto da educação básica
title Feiras de Ciências: uma possibilidade à divulgação e comunicação científica no contexto da educação básica
spellingShingle Feiras de Ciências: uma possibilidade à divulgação e comunicação científica no contexto da educação básica
Gallon, Mônica da Silva
title_short Feiras de Ciências: uma possibilidade à divulgação e comunicação científica no contexto da educação básica
title_full Feiras de Ciências: uma possibilidade à divulgação e comunicação científica no contexto da educação básica
title_fullStr Feiras de Ciências: uma possibilidade à divulgação e comunicação científica no contexto da educação básica
title_full_unstemmed Feiras de Ciências: uma possibilidade à divulgação e comunicação científica no contexto da educação básica
title_sort Feiras de Ciências: uma possibilidade à divulgação e comunicação científica no contexto da educação básica
author Gallon, Mônica da Silva
author_facet Gallon, Mônica da Silva
Silva, Jonathan Zotti da
Nascimento, Silvania Sousa do
Rocha Filho, João Bernardes da
author_role author
author2 Silva, Jonathan Zotti da
Nascimento, Silvania Sousa do
Rocha Filho, João Bernardes da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gallon, Mônica da Silva
Silva, Jonathan Zotti da
Nascimento, Silvania Sousa do
Rocha Filho, João Bernardes da
description As feiras são importantes movimentos, pois unem estudantes da educação básica à produção de novos conhecimentos por meio de projetos envolvendo temas dos seus interesses e cada vez mais buscando um viés social. O ambiente proporcionado pela feira permite que sejam realizadas a socialização do conhecimento gerado por meio dos projetos entre os próprios estudantes, entre os estudantes e os visitantes (público geral, pesquisadores e outros professores), entre os estudantes e seus orientadores. Este trabalho de natureza teórica tem como objetivo analisar as feiras de ciências como um possível dispositivo para a comunicação e a divulgação científica e discutir suas possibilidades no favorecimento da propagação e construção do conhecimento científico. O texto apresenta como estratégia para a estruturação dos projetos o uso da Pesquisa em Sala de Aula, a qual apresenta como etapas centrais o questionamento, a argumentação e a comunicação. As feiras também se tornam um momento para que os estudantes validem seus resultados de pesquisa e exercitem suas habilidades comunicativas a fim de compreender as informações advindas dos diferentes públicos a que são expostos, contribuindo para a produção de saberes e para a participação em práticas de letramento acadêmico. Aponta-se para a ocorrência de momentos onde são possíveis situações de comunicação científica entre estudantes com pesquisas em comum e/ou pesquisadores que visitam o evento e a divulgação científica, em que os estudantes-pesquisadores exercitam suas habilidades de socializarem seus achados com diferentes públicos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11000
10.36661/2595-4520.2019v2i4.11000
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11000
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2019v2i4.11000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11000/7339
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 4 (2019): Revista Insignare Scientia; 180-197
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612015058944