O diário de bordo na formação inicial de professores de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Wallace Alves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10848
Resumo: Atividades de leitura e escrita têm sido desenvolvidas com diferentes abordagens no âmbito da formação de professores de Ciências da Natureza. Ancorado nos pressupostos teóricos e metodológicas da Análise do Discurso de Linha Francesa (AD), esse artigo objetiva identificar as marcas de autoria em textos produzidos por licenciandos em Química da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) em MG. Os textos produzidos a partir dos diferentes gêneros textuais são chamados de diário de bordo, sendo esses construídos e apresentados no decorrer da unidade curricular Química e Sociedade. Mediante a construção do corpus de análise e do dispositivo teórico e analítico, uma categoria analítica emergiu. As análises mostraram que os diferentes diários possibilitaram o estabelecimento de várias relações inter, intra e extratextuais. Nesse sentido, os tipos de repetição (empírica, formal e histórica) foram apresentados, mostrando a necessidade de incentivo de diferentes ações na formação inicial de professores de Química para além do relatório técnico.
id UFFS-2_91709163a3521aaa9cf0496090e20ea2
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/10848
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling O diário de bordo na formação inicial de professores de QuímicaAtividades de leitura e escrita têm sido desenvolvidas com diferentes abordagens no âmbito da formação de professores de Ciências da Natureza. Ancorado nos pressupostos teóricos e metodológicas da Análise do Discurso de Linha Francesa (AD), esse artigo objetiva identificar as marcas de autoria em textos produzidos por licenciandos em Química da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) em MG. Os textos produzidos a partir dos diferentes gêneros textuais são chamados de diário de bordo, sendo esses construídos e apresentados no decorrer da unidade curricular Química e Sociedade. Mediante a construção do corpus de análise e do dispositivo teórico e analítico, uma categoria analítica emergiu. As análises mostraram que os diferentes diários possibilitaram o estabelecimento de várias relações inter, intra e extratextuais. Nesse sentido, os tipos de repetição (empírica, formal e histórica) foram apresentados, mostrando a necessidade de incentivo de diferentes ações na formação inicial de professores de Química para além do relatório técnico.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1084810.36661/2595-4520.2019v2i2.10848Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 2 (2019): Revista Insignare Scientia; 115-1312595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10848/7204Copyright (c) 2019 Wallace Alves Cabralhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCabral, Wallace Alves2021-07-13T05:27:01Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10848Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:27:01Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O diário de bordo na formação inicial de professores de Química
title O diário de bordo na formação inicial de professores de Química
spellingShingle O diário de bordo na formação inicial de professores de Química
Cabral, Wallace Alves
title_short O diário de bordo na formação inicial de professores de Química
title_full O diário de bordo na formação inicial de professores de Química
title_fullStr O diário de bordo na formação inicial de professores de Química
title_full_unstemmed O diário de bordo na formação inicial de professores de Química
title_sort O diário de bordo na formação inicial de professores de Química
author Cabral, Wallace Alves
author_facet Cabral, Wallace Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Wallace Alves
description Atividades de leitura e escrita têm sido desenvolvidas com diferentes abordagens no âmbito da formação de professores de Ciências da Natureza. Ancorado nos pressupostos teóricos e metodológicas da Análise do Discurso de Linha Francesa (AD), esse artigo objetiva identificar as marcas de autoria em textos produzidos por licenciandos em Química da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) em MG. Os textos produzidos a partir dos diferentes gêneros textuais são chamados de diário de bordo, sendo esses construídos e apresentados no decorrer da unidade curricular Química e Sociedade. Mediante a construção do corpus de análise e do dispositivo teórico e analítico, uma categoria analítica emergiu. As análises mostraram que os diferentes diários possibilitaram o estabelecimento de várias relações inter, intra e extratextuais. Nesse sentido, os tipos de repetição (empírica, formal e histórica) foram apresentados, mostrando a necessidade de incentivo de diferentes ações na formação inicial de professores de Química para além do relatório técnico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10848
10.36661/2595-4520.2019v2i2.10848
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10848
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2019v2i2.10848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10848/7204
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Wallace Alves Cabral
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Wallace Alves Cabral
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 2 (2019): Revista Insignare Scientia; 115-131
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221611984650240