Uso de um mapa conceitual adaptado envolvendo atividades lúdicas para o ensino de Química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11280 |
Resumo: | O emprego de uma aprendizagem motivadora é objeto de estudos de diversos pesquisadores na área do ensino. Este trabalho teve como objetivo principal elaborar, avaliar e analisar a aplicação de uma atividade lúdica empregando mapa conceitual baseados em referências literárias de cada conceito. A metodologia empregada neste trabalho foi executada para a primeira série do Ensino Médio da rede pública de ensino como atividade de revisão. Os resultados, através dos questionários aplicados e observações em diário de campo, demonstraram a eficácia ao processo de avaliação por parte do professor e a grande satisfação dos alunos em sua execução. |
id |
UFFS-2_9269f9a280e96e60fa6fbd04a0ee7dec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11280 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso de um mapa conceitual adaptado envolvendo atividades lúdicas para o ensino de QuímicaO emprego de uma aprendizagem motivadora é objeto de estudos de diversos pesquisadores na área do ensino. Este trabalho teve como objetivo principal elaborar, avaliar e analisar a aplicação de uma atividade lúdica empregando mapa conceitual baseados em referências literárias de cada conceito. A metodologia empregada neste trabalho foi executada para a primeira série do Ensino Médio da rede pública de ensino como atividade de revisão. Os resultados, através dos questionários aplicados e observações em diário de campo, demonstraram a eficácia ao processo de avaliação por parte do professor e a grande satisfação dos alunos em sua execução.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1128010.36661/2595-4520.2020v3i2.11280Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 220-2362595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11280/7476Copyright (c) 2020 Edemar Benedetti Filho, Alexandre Donizeti Martins Cavagis, Luzia Pires dos Santos Benedetti, João Batista dos Santos Júnior, Ana Paula Leal Jacobhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBenedetti Filho, EdemarCavagis, Alexandre Donizeti MartinsBenedetti, Luzia Pires dos SantosJúnior, João Batista dos SantosJacob, Ana Paula Leal2021-07-13T05:23:46Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11280Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:23:46Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de um mapa conceitual adaptado envolvendo atividades lúdicas para o ensino de Química |
title |
Uso de um mapa conceitual adaptado envolvendo atividades lúdicas para o ensino de Química |
spellingShingle |
Uso de um mapa conceitual adaptado envolvendo atividades lúdicas para o ensino de Química Benedetti Filho, Edemar |
title_short |
Uso de um mapa conceitual adaptado envolvendo atividades lúdicas para o ensino de Química |
title_full |
Uso de um mapa conceitual adaptado envolvendo atividades lúdicas para o ensino de Química |
title_fullStr |
Uso de um mapa conceitual adaptado envolvendo atividades lúdicas para o ensino de Química |
title_full_unstemmed |
Uso de um mapa conceitual adaptado envolvendo atividades lúdicas para o ensino de Química |
title_sort |
Uso de um mapa conceitual adaptado envolvendo atividades lúdicas para o ensino de Química |
author |
Benedetti Filho, Edemar |
author_facet |
Benedetti Filho, Edemar Cavagis, Alexandre Donizeti Martins Benedetti, Luzia Pires dos Santos Júnior, João Batista dos Santos Jacob, Ana Paula Leal |
author_role |
author |
author2 |
Cavagis, Alexandre Donizeti Martins Benedetti, Luzia Pires dos Santos Júnior, João Batista dos Santos Jacob, Ana Paula Leal |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benedetti Filho, Edemar Cavagis, Alexandre Donizeti Martins Benedetti, Luzia Pires dos Santos Júnior, João Batista dos Santos Jacob, Ana Paula Leal |
description |
O emprego de uma aprendizagem motivadora é objeto de estudos de diversos pesquisadores na área do ensino. Este trabalho teve como objetivo principal elaborar, avaliar e analisar a aplicação de uma atividade lúdica empregando mapa conceitual baseados em referências literárias de cada conceito. A metodologia empregada neste trabalho foi executada para a primeira série do Ensino Médio da rede pública de ensino como atividade de revisão. Os resultados, através dos questionários aplicados e observações em diário de campo, demonstraram a eficácia ao processo de avaliação por parte do professor e a grande satisfação dos alunos em sua execução. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11280 10.36661/2595-4520.2020v3i2.11280 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11280 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i2.11280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11280/7476 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 220-236 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612405129216 |